Marlon discute sobre banimentos injustos dos motoristas de app em café da manhã

Além de discutir os banimentos injustos, Marlon listou algumas das ações que vem tomando pela melhoria da qualidade de vida dos motoristas

Na última quinta-feira (4), com motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz abriu espaço para que os 8 convidados, que vieram de diferentes partes do estado de São Paulo, fizessem perguntas e expusessem os problemas enfrentados no cotidiano como motoristas. 

Mediante a apuração de dados realizada na CPI dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, descobriu-se que somente no mês de julho foram cadastrados 12.111 novos carros na plataforma Uber, totalizando uma média de 391 novos carros por dia em São Paulo, os motoristas iniciaram uma importante conversa. Eles abordaram as dificuldades enfrentadas devido ao excesso de motoristas não profissionais cadastrados nas plataformas. 

Banimentos injustos

Em meio às queixas de banimentos injustos nas plataformas, o vereador atualizou os motoristas quanto à aplicação da Lei 17.596, que é de sua autoria e dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa. Ele garantiu que a lei esteja sendo aplicada corretamente na última sessão da CPI, quando questionou Débora Freitas, secretária  executiva do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV). Segundo a mesma, o comitê disponibilizou um e-mail para que os motoristas possam entrar em contato e denunciar qualquer banimento irregular das plataformas.

Ações do vereador

Além de explicar sobre seus objetivos como Deputado Federal, o vereador também listou algumas das ações que vem tomando pela melhoria da qualidade de vida e trabalho dos motoristas e o que tem em mente para o futuro. Entre as ações recentes, o vereador listou a inauguração do ponto de apoio, a instalação de placas de identificação no Aeroporto de Congonhas e a autoria do PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas. 

A conversa foi muito importante para que todos pudessem expor suas ideias, desafios e dificuldades do dia a dia. O vereador Marlon Luz busca ouvir todos os tipos de reivindicações vindas por parte dos motoristas de aplicativo, para que possa propor projetos que ajudem motoristas de todo país, em Brasília, como deputado federal. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quintas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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Marlon Luz confronta diretor de empresa de marketing contratada pelo Ifood

Confira as atualizações da CPI dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente e tem forte atuação

Na última terça-feira, dia 2 de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, retornou às atividades, após o recesso da Câmara dos Vereadores de São Paulo. A comissão recebeu Débora Freitas, secretária executiva do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), Douglas Tokuno, diretor da Waze Carpool no Brasil e Lula Guimarães, diretor da Benjamin Comunicação, contratada pelo Ifood para peças publicitárias. 

Marlon Luz iniciou a sessão direcionando uma série de perguntas a Débora Freitas, com objetivo de entender qual tem sido o papel do CMUV frente à regulamentação de motoristas de aplicativos e OTTC´s (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas) na cidade de São Paulo. 

A secretária apresentou uma série de dados surpreendentes. Somente no mês de julho foram cadastrados 12.111 novos carros na plataforma Uber, o que totaliza uma média de 391 novos carros por dia. A pedido do vereador, a CPI também apurou que neste mesmo mês 187.017 carros realizaram corridas na cidade. A coleta de tais dados é importantíssima para que Marlon Luz possa realizar uma apuração minuciosa, que será destinada a criação de uma nova regulamentação do município de São Paulo para o cadastramento de motoristas de aplicativos. 

Durante o depoimento de Débora, o vereador reiterou a lei 17.596/21, de sua autoria, que proíbe que o motorista seja banido de qualquer plataforma sem que haja legítima defesa, e buscou entender quais as providências tomadas pelo CMUV para garantir que a lei seja aplicada. Ele também questionou sobre os diversos relatos que vem recebendo de motoristas, que alegam não ter recebido o curso de formação de condutores por parte das plataformas. 

“Disponibilizamos um e-mail, que serve como canal de atendimento, para que os motoristas possam entrar em contato e denunciar qualquer banimento irregular das plataformas. Quando recebemos a solicitação, verificamos se o banimento está dentro da legislação e, caso não esteja, entramos em contato com a plataforma. Em relação ao curso de formação, não sei responder se as plataformas continuam disponibilizando. Quando recebemos solicitações dos motoristas, fazemos o trâmite dentro do site da própria prefeitura, para que assim eles possam fazer o treinamento na modalidade presencial ou on-line”, explicou Débora. 

Waze Carpool confrontada pelo vereador Marlon Luz

Douglas Tokuno, diretor da Waze Carpool no Brasil, explicou sobre o funcionamento da modalidade de compartilhamento de viagens na cidade de São Paulo, e destacou que a empresa não busca concorrer com aplicativos como Uber e 99app, visto que é direcionada a motoristas que não são profissionais. 

Quando questionado pelo vereador Marlon, o diretor esclareceu que o propósito da plataforma é unir pessoas que já estão realizando rotas, com usuários que precisam de carona. “Foram realizadas 140 corridas por dia em São Paulo durante o mês de julho. Nós só fazemos a intermediação de contato e pagamento dos usuários. A plataforma não foi desenvolvida para que as pessoas pudessem realizar lucro. O motorista cadastrado só pode realizar duas corridas por dia, com um valor simbólico. Inclusive, motoristas de táxi e de aplicativo não podem fazer uso da ferramenta.”

Ao revelar que a empresa não é cadastrada como OTTC, e ser pressionado por Marlon quanto ao decreto 56.981 de 10 de maio de 2016, que deixa claro que se a empresa é destinada somente a caronas solidárias, existe a necessidade do cadastramento na cidade de São Paulo, Douglas ficou sem palavras. 

“Sugiro que você e a empresa averiguem sobre a necessidade do cadastramento na prefeitura. Minha equipe fez uma pesquisa e descobriu que existe sim essa necessidade, mesmo que vocês estejam apenas focados em caronas. É importante que vocês sempre estejam atentos quanto a isso”, disse Marlon Luz. 

Empresas contratadas pelo Ifood para espalhar fake news

Duas empresas de publicidade também foram convocadas a prestar depoimento, porém, ao apresentarem um habeas corpus, decidiram permanecer caladas frente a todos os questionamentos. 

Tais empresas enfrentam acusações por terem usado as redes sociais para desmobilizar as manifestações de entregadores a mando do aplicativo Ifood. Além da criação de diversas fake news relacionadas aos representantes das manifestações, utilizadas para desmoralização dos mesmos, as empresas publicitárias também usaram de outras pautas, como a vacinação prioritária para os entregadores, para desviar atenção das reivindicações dos trabalhadores.

“Lula Guimarães foi responsável pela campanha presidencial de Eduardo Campos, Marina Silva (2014) e Geraldo Alckmin (2018). Ele entende bem de campanha de marketing político e, inclusive, o que ele está fazendo hoje, é provavelmente o que ele orienta aos políticos quando são confrontados: ficar em silêncio, ao invés de prestar satisfação pública quanto ao trabalho que está sendo feito. O que me impressiona é o Ifood, contratando empresas para mudar a opinião pública e ferrar o que chamam de parceiros. Gostaria de deixar claro meu repúdio a esse tipo de comportamento e a falta de respeito com o poder público. Esse é o tipo de parceria que o Ifood gosta. Não é a parceria do entregador. Os entregadores e motoristas de aplicativo não são parceiros, essas empresas que são”, ressalta Marlon. 

Lembrando que você acompanha a CPI dos Aplicativos até o final de 2022, todas as quartas às 11h da manhã, pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo ou pelo resumo no canal do Youtube do Vereador Marlon Luz, na hora que desejar.

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Marlon Luz fala sobre desafios e conquistas em café da manhã com os motoristas de aplicativos

O vereador Marlon Luz se reuniu em seu café da manhã com motoristas de aplicativo para discutir os desafios e conquistas de seu mandato

Na última quinta-feira (28), em mais um de seus cafés da manhã especiais com motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz se reuniu com convidados de diversas regiões de São Paulo, e excepcionalmente recebeu representantes da Associação de Motoristas de Transporte por Aplicativo de Santa Catarina (AMTASC), que vieram a capital paulista exclusivamente para conversar com o vereador. A reunião foi destinada a ouvir os participantes e à discussão sobre as lutas e conquistas de Marlon em prol dos motoristas de aplicativo da capital. 

Os representantes de Santa Catarina, visando a troca de experiências durante o café da manhã, compartilharam suas dificuldades, desafios e progressos durante a reunião. Essa interação é essencial para que Marlon Luz, que é candidato a deputado federal, possa entender as necessidades e reivindicações dos motoristas de aplicativo por todo Brasil. 

Durante a conversa eles puderam falar sobre os projetos e leis em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, das quais o vereador é autor, que visam trazer melhorias à classe de motoristas de app, o que deixou os convidados bastante animados. Dentre os projetos, o mais comentado é o PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas.

Além disso, Marlon comentou sobre o andamento da CPI dos Aplicativos, da qual é vice-presidente, e discutiu sobre algumas melhorias na região do aeroporto de Congonhas. Entre os principais feitos do vereador na região está o ponto de apoio para motoristas de aplicativo, local seguro, que oferece serviços gratuitos como banheiro, água, microondas e aspirador de pó. Graças a sua reivindicação ao novo superintendente da Infraero no aeroporto de Congonhas, foram instaladas placas de identificação no local de embarque de carros de aplicativo dentro do aeroporto, para evitar o tumulto e facilitar o acesso de passageiros. 

A experiência foi esclarecedora para os motoristas de aplicativo de São Paulo, que puderam entender melhor sobre os projetos do qual Marlon é autor, e também agregou muito aos integrantes da AMTASC. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quintas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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Vereador Marlon Luz confirma evento do Dia do Motorista para 2023

O Vereador Marlon Luz promoveu, no Dia do Motorista, um evento inédito. Muitos motoristas puderam realizar seus sonhos. Confira!

Por conhecer de perto a difícil rotina dos motoristas de aplicativo, e ser representante da  classe pela luta de melhores condições de trabalho, o vereador Marlon Luz promoveu, no dia 25 de julho, conhecido como “Dia do Motorista”, um evento inédito, com a presença de mais de 6 mil motoristas vindos de todo o estado de São Paulo, no Autódromo de Interlagos. 

Ser motorista de aplicativo não é fácil. São inúmeros os desafios enfrentados no cotidiano de trabalho. As taxas abusivas, a falta de autonomia, a falta de segurança, sem falar no trânsito, conflitos com os passageiros, alto custo de manutenção dos veículos e descaso das plataformas, esses são apenas alguns exemplos de todas as dificuldades enfrentadas.

Marlon reconhece essas dificuldades,  o trabalho e dedicação desses trabalhadores e por isso decidiu inovar ao investir nesse evento histórico, proporcionando a realização do sonho de infância para muitos motoristas de app que passearam com seus carros na pista principal do Autódromo de Interlagos.  

“Um evento de reconhecimento pelo trabalho dos motoristas, poderia e deveria ser oferecido pelas plataformas de aplicativo que permanecem oferecendo apenas descaso pela classe. Vou continuar lutando para que os motoristas de aplicativo sejam reconhecidos e respeitados”, diz Marlon.

Os motoristas de app com suas famílias e amigos puderam passar um dia agradável, dedicado à diversão e bem estar dos trabalhadores, curtindo uma “vibe” que só quem estava presente poderia sentir. Para Marlon, foi um momento histórico, ver a felicidade de todos foi simplesmente indescritível. 

Entre as principais atrações estavam o exclusivo passeio pela pista principal passando pelo S do Senna, em que cada motorista pode realizar duas voltas com seus próprios carros, as baterias gratuitas de kart, as premiações, a brincadeira da criançada nos brinquedos, as pessoas curtindo o som e também uma boa comida.

O sucesso do evento tomou as redes sociais e milhares de motoristas expressaram seu agradecimento, como foi o caso do motorista Diego Alves, “Só agradecer ao Marlon que está fazendo mais que as próprias plataformas para nós motoristas.”

Para o motorista Thiago Picucci Costa foi a realização de um sonho, “ Parabéns pela iniciativa @marlonluz. Realizei um sonho de criança que era andar na pista de Interlagos e junto com meus filhos e esposa…….esse dia foi incrível e ficará para sempre em minha memória………muito obrigado…….já estou ansioso para o próximo……..tive a oportunidade de conhecer os influencers que acompanho, @uberdochefe @uber24hssp @fernandouberfloripa @luishatada …sem palavras !!!!!👏👏👏👏”.

Para 2023, Marlon Luz promete realizar um novo evento ainda mais memorável, a expectativa é de que tenha muitas atividades e um recorde de público. 

Para informações e detalhes dos próximos eventos, fiquem ligados nas mídias sociais.

Instagram @marlonluz

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Benefícios dos carros elétricos para motoristas de app

Você sabia que os carros elétricos, além de ajudarem a preservar o meio ambiente, também podem ser uma maneira de economizar? Confira!

Com grande parte das montadoras ampliando o investimento em carros elétricos, acelerando lançamentos e adotando metas para a eletrificação, o Brasil começa a se tornar um mercado mais receptivo para essa tecnologia. Por aqui, marcas como BMW, Volvo, Nissan, Toyota, Audi, dentre muitas outras aceleram seus projetos elétricos e híbridos de olho no mercado. Apesar do avanço ser visto com bons olhos pelos motoristas, o alto custo ainda é um empecilho para que a compra dos carros elétricos se popularize. 

Você sabia que é possível utilizar carros elétricos em aplicativos de transporte, como Uber e 99App? Com essa opção, apesar do  alto custo da aquisição, o carro elétrico é sem dúvida uma opção muito desejada e tem sido a escolha de muitos motoristas de aplicativo, pois simboliza, a longo prazo, uma grande economia no bolso do motorista e oferece inúmeros benefícios ao meio ambiente.   

Esse é o caso do Thiago Garcia, motorista de aplicativo que há seis anos, dono de um JAC J6. Em entrevista à Revista Quatro Rodas, ele relatou que a média de consumo com o seu carro a combustão era de 6,5 quilômetros por litro de gasolina, sem falar no grande valor gasto em manutenção que tinha todos os meses. Na época, ele rodava cerca de 1.200 km por mês, o que consumia R$ 900 do seu orçamento. Diante de todo gasto, Thiago chegou à conclusão que não tinha lucro com suas corridas como motorista de aplicativo, de maneira que a compra de um carro 100% elétrico seria a melhor opção no seu orçamento mensal.

Mesmo com o custo elevado da compra de um carro elétrico, Thiago acreditava que iria recuperar o investimento extra em cinco anos, mas revisou sua previsão para menos de três anos. Isso se tornou possível porque com o carro elétrico Thiago deixou de gastar com combustível. Além disso, para economizar ainda mais, ele começou a carregar o seu carro em eletropostos públicos gratuitos pela cidade de São Paulo!

E com o objetivo de impulsionar esse mercado, proporcionando uma maior economia aos motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz protocolou o projeto de lei 304/2021, que determina a instalação de pontos de recarga de carros elétricos por toda a capital paulista, facilitando a  recarga desses veículos. O parlamentar também busca conscientizar a população acerca da importância de carros elétricos para a manutenção do meio ambiente.

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Vereador Marlon Luz traz desenvolvimento digital para capital paulista

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No dia 29 de junho de 2022 foi proposto, pelo vereador Marlon Luz, o projeto de lei 413/2022, apelidado de Programa SAMPA SANDBOX. Com o objetivo principal de regulamentar os espaços físicos voltados para a experimentação e desenvolvimento digital de soluções para cidades inteligentes, o PL é um passo importante para a evolução do campo digital na cidade de São Paulo. 

Dentre as principais metas do projeto, estão: o fomento à inovação tecnológica, o acompanhamento de testes inovadores em áreas específicas da cidade, a orientação sobre questões da regulação durante os experimentos, a diminuição de custos e tempo de validação relacionados ao desenvolvimento de serviços para a cidade e aumento da segurança jurídica que garantirá maior captação de capital investidor para tais projetos. 

Serão considerados projetos inovadores para participar do programa da proposta de lei 413, iniciativas que advenham de testagem científica, como Cidades Inteligentes (Smart Cities), Smart Grids (Redes Elétricas Inteligentes e de Telecomunicação-TI), Infraestrutura Urbana de Recarga de Veículos Elétricos, Infraestrutura Urbana de Geração Distribuída de Energia Limpa para Mobilidade Elétrica, Mobilidade como Serviço, Sistemas de Abastecimento como Serviço, Realidade 3D (Virtual, Aumentada, Misturada, MultiVerso, Games), Mobiliários Urbanos Inteligentes de Eletroposto/Postes inteligentes/Garagens fotovoltaicas/Coleta de Lixo, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, entre outros.

O Comitê Gestor, após o término do ciclo do programa, que poderá ser estipulado entre 6 e 12 meses, será responsável por elaborar e publicar as chamadas para os experimentos e testagem, estabelecer os temas prioritários dos projetos apresentados e as áreas nas quais os experimentos vão ocorrer, monitorar e avaliar a eficácia dos ambientes experimentais, acompanhar o desempenho dos experimentos para a aprovação do Relatório de Desempenho, cooperar com outros órgãos e entidades e rever as ações realizadas de modo a alinharem-se com o interesse público e a legislação brasileira.   

O vereador Marlon Luz, através da proposta busca, além de regulamentar os projetos de cidades inteligentes já existentes, encorajar a criação de novas iniciativas de cunho tecnológico que busquem o desenvolvimento digital na cidade de São Paulo.

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Marlon Luz incentiva criação de pontos de recarga de carros elétricos em São Paulo

Em São Paulo, o vereador Marlon Luz protocolou o projeto de lei 304/2021, que fala sobre a instalação de pontos de recarga de carros elétricos por toda cidade de São Paulo e pretende auxiliar na recarga desses veículos, tendo em vista que muitas pessoas não comprariam  um carro elétrico por não terem a ideia de onde iriam recarregá-lo. 

O objetivo do PL é também o de conscientizar a população acerca da importância de carros elétricos para a manutenção do meio ambiente e para o vereador Marlon, “O aumento da utilização de carros elétricos, pode melhorar a qualidade de vida em nossa cidade e renovar o mercado automobilístico com soluções mais práticas, tecnológicas e eficientes.”

Para especialistas, o aumento da circulação de carros elétricos, principalmente em grandes cidades como São Paulo, trará impactos muito positivos. Os motores desse tipo de automóvel não geram poluição atmosférica, contribuindo para diminuição das chamadas “ilhas de calor”. Também são menos barulhentos, diminuindo a poluição sonora. 

Os carros elétricos além de simbolizar uma economia para o bolso do motorista, em comparação ao motor a combustão, o de propulsão elétrica reduz em, aproximadamente, 30% a geração de CO₂, significando menos poluição na atmosfera.

O principal diferencial dos carros elétricos, é a forma de gasto energético que possuem. Eles consomem, aproximadamente, 90% da eficiência energética disponível, ao contrário dos modelos dotados de motor a combustão, que aproveitam apenas de 30% a 40%. A mecânica desse tipo de carro é mais simples, tornando mais fácil sua manutenção comparando com carros de combustão. Também há menor cobrança de impostos na importação desses veículos, para
que ele chegue mais rápido para os consumidores. 

Sendo assim iniciativas como a do vereador Marlon Luz que facilitem a vida de quem pretende adquirir esse tipo de tecnologia são indispensáveis, pois segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos) leves tendem a aumentar e já chegaram a 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021. Somente em abril foram 3.123 emplacamentos.

O total de eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil veículos (2012 a abril de 2022), e, no ritmo atual, deverá passar de 100 mil entre julho e agosto, diz a ABVE.

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Em evento na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Marlon Luz homenageou 87 motoristas de aplicativo 5 estrelas com a entrega de uma bela medalha personalizada. A solenidade ocorreu na tarde da última segunda-feira (28) e contou com a participação do Coral da Guarda Municipal e com a presença de autoridades como o Secretário Adjunto, Vinicius Alves Schaefer, que veio representando a classe de motoristas com deficiência auditiva, @dudaamasp, presidente da Amasp e com a presença do Subprefeito de Pirituba, Ronaldo Ligieri. 

Ao iniciar o evento, Marlon Luz discursou: “Esse evento tem a ideia de valorizar a categoria que até então nunca foi valorizada pela cidade de São Paulo, muito pelo contrário, muitas vezes foi agredida, desprestigiada pelo próprio município. Mas, desde o ano passado, quando começou o nosso mandato, isso tem mudado. O Município parou de atrapalhar, de querer multar, cassar os motoristas, mas infelizmente nos últimos anos, o motorista foi desprestigiado pelo próprio aplicativo. Antigamente, a Uber dava um prêmio de 5 mil reais para aquele que chegasse às 5 estrelas. Na minha opinião, deveria continuar a dar, pois a empresa tem dinheiro para isso, quem cobra 60% de taxa numa corrida tem dinheiro suficiente para valorizar os seus ‘parceiros”. 

O evento teve como objetivo reconhecer o trabalho duro que esses motoristas realizam todos os dias pelas ruas de São Paulo, enfrentando dificuldades como longas jornadas, passageiros desrespeitosos, e, sobretudo, o descaso das plataformas. Por realizar um trabalho digno de excelência mesmo em meio a tudo isso é que o vereador buscou homenagear esses motoristas, cujo trabalho é fundamental para a mobilidade na cidade de São Paulo. 

Sobre sua experiência própria como motorista, Marlon conta: “Eu ainda sou cadastrado como motorista de aplicativo, e às vezes faço corridas para sentir a dificuldade que vocês passam na rua. Mediante a elas eu sei que não é fácil chegar à nota 5. Eu lembro que há uns três anos eu decidi que iria chegar lá, fazer corrida uma atrás da outra, fazer um ótimo atendimento, dar balinha, água, lixa, tudo que os passageiros quiserem. Minha nota começou a subir, até que fiz uma corrida perfeita e recebi uma nota 4. Eu fui de novo, mais 500 corridas, daí eu tomei 1 estrela. Isso é tão desmotivante. Aquilo começou a ficar cada vez mais difícil. Hoje eu tenho 4.95, então eu sei, por experiência própria, que é realmente muito difícil. Quem  tem  500 avaliações nota 5 seguidas é realmente merecedor de medalha, reconhecimento. Isso tem valor para a cidade de São Paulo.” 

Na homenagem, o vereador Marlon Luz fez questão de entregar a cada homenageado uma medalha dourada idealizada por ele e personalizada com o nome de cada motorista 5 estrelas, para serem penduradas no carro expondo aos passageiros sua qualificação. Sobre isso, o vereador ressaltou: 

“Essa medalha vai no carro de vocês, no retrovisor, para que os seus passageiros possam ver sua medalha, você vai poder mostrar para os outros essa honraria que você recebeu. Esse é o objetivo deste evento, parabenizar, reconhecer o bom serviço que vocês prestam, não para o aplicativo, mas para os munícipes de São Paulo, ao fazer a mobilidade deles com segurança e bom atendimento.”

Em suas redes sociais o vereador convida a todos motoristas 5 estrelas que queiram ser homenageados a enviarem pelo direct o print da tela do celular que comprove sua nota 5.0. Para isso é só entrar em contato pelo direct do Instagram ou Facebook: @marlonluz

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Audiência Pública realizada pelo vereador Marlon ouve motoristas de aplicativo

Na tarde da última quinta-feira (23/6) motoristas de aplicativo tiveram a oportunidade de expor opiniões e sugerir melhorias em uma Audiência Pública organizada pelo Vereador Marlon Luz. Com auxílio da Comissão de Trânsito, Transportes e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, a categoria relatou dificuldades encontradas no dia a dia pelas ruas da capital paulista.

A audiência tem o objetivo de formalmente ouvir os motoristas de aplicativo e tracioná-los para resolver os problemas que eles têm enfrentado aqui na cidade de São Paulo. Na abertura, o vereador afirmou:

“Em 2017 pisei aqui nesta casa pela primeira vez também para uma Audiência Pública. Lembro que falei nesse microfone aí embaixo. Penso em como mudou de 2017 para cá, especialmente do ano passado para cá. Uma coisa que gosto de ressaltar é que até 2020 eu, como motorista de app e morador da cidade de SP via o município como inimigo do motorista de app. Desde o ano passado, foi uma vitória dos motoristas eu estar aqui, colocado com o voto dos motoristas com o dever de representá-los e correr pela melhoria de sua qualidade de vida e trabalho. Hoje, o município não mais atrapalha os motoristas, como se vê no último ano. Hoje, o maior inimigo do motorista não é o Estado, o Município, mas o aplicativo. A ideia dessa audiência é justamente ouvir o motorista formalmente para reforçar tudo aquilo que eu já tracionei aqui na casa para defender essa classe tão importante para o município de São Paulo, no sentido de locomover as pessoas com segurança. Motoristas de aplicativo foram verdadeiros heróis da pandemia, arriscando suas vidas, levando médicos, enfermeiros, nessa crise sanitária da qual a gente está saindo apenas agora.” 

Reivindicação por motoristas 

A audiência ouviu mais de 20 motoristas de aplicativo, que compareceram presencialmente e online, apresentando demandas relacionadas a diferentes temas frequentemente abordados pelo vereador em Projetos de Lei e defesas na Câmara. Abaixo, alguns dos motoristas que reivindicaram assuntos de destaque na ocasião:

Motorista da Uber há três anos, Rafael Cícero foi banido da plataforma por cancelar pedidos de corrida em áreas consideradas de risco. “Eu rodo em Heliópolis, às três horas da manhã. Só quem é motorista de aplicativo sabe o que é entrar em uma favela”.  A fala do motorista, residente de Diadema, resume o medo que motoristas passam todos os dias ao rodar por locais de risco, sem policiamento, durante a noite.  

Além do medo de assalto e violência, motoristas ainda têm que lidar com o medo de serem banidos e deslogados dos aplicativos simplesmente por se recusarem a aceitar corridas em locais perigosos, como mostra Dedivaldo Heleno, que foi banido da Uber e do aplicativo 99. “Eu fui banido pela Uber e pela 99 sem motivo, por coisas que eu não fiz, acusações mentirosas de passageiros. Os aplicativos são o sustento da minha família.”

Além disso, muitos reclamaram da taxa, como Evandro Peixoto que lembra de um momento em que recebeu “desconto de 45% em taxa de viagem”. Para além das taxas, motoristas pediram melhores tarifas: “Quero colocar na pauta sobre os abusos que os motoristas têm sofrido, tanto das tarifas quanto das taxas”, diz Idernane do Carmo.

Também foi levantada a questão de uma legislação para regulamentar o trabalho das plataformas, colocando um fim aos abusos que cometem. Thiago Luz cobrou do Executivo e do Legislativo a elaboração de uma lei para regulamentar o trabalho dos motoristas. “Tem que ser uma regulamentação justa. Tem que trazer segurança para os motoristas, para os passageiros e benefícios para a cidade”.

Gustavo Fontes também é a favor de implantar regras na cidade. Ele contribuiu com algumas sugestões, que vão da delimitação de taxas em determinada porcentagem a direitos aos motoristas. “Na cidade de São Paulo, assim como os taxistas podem utilizar as faixas prioritárias, eu acho que deveríamos ter direito também. Por exemplo, regulamentar para motoristas com mais de mil viagens”.

Por fim, em depoimento chocante, a motorista Lilian Cristina trouxe relatos sobre assédio cometido por um passageiro. “Fui agarrada por um passageiro dentro do carro durante uma corrida. A Uber entrou em contato comigo, conversou um pouquinho e disse que a chance de eu pegar esse passageiro de novo seria mínima. Mas e o passageiro, ele foi banido da plataforma? Ele continua fazendo isso com outras mulheres?”.

Para finalizar, o vereador Marlon ressaltou a importância da articulação em nível estadual e federal, pela regulamentação das plataformas e o fim dos abusos: “Precisamos ter parcerias nessas outras instâncias, estadual e federal. Podem ter certeza que estamos tratando desses assuntos com muito carinho e cuidando para que esses abusos não aconteçam. Nos cafés da manhã que promovo com motoristas em meu gabinete, sempre falamos sobre como queremos poder dizer que os motoristas de Uber e 99 em São Paulo são sensacionais, trabalham felizes, vivem bem. Mas sabemos que isso só pode acontecer se ele ganha bem, levando sustento e dignidade para sua família em segurança.”

Você assiste à Audiência Pública, com todas as falas do vereador e de motoristas, no youtube da Câmara Municipal de São Paulo

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Pensando no número de incidentes de violência e roubo que vêm ocorrendo com motoristas de aplicativo e mesmo com alguns passageiros, os convidados discutiram com o vereador o tanto que o sistema de cadastro de plataformas como Uber e 99 é falho. Com a possibilidade de facilmente criar perfis falsos, bandidos frequentemente pedem corridas apenas para assaltar e violentar motoristas, que não conseguem cancelar ou negar corridas sem serem punidos pela plataforma. 

Para os convidados, o cadastro deveria ser mais seletivo, tornando o serviço não apenas mais seguro, mas também mais profissional. Com um cadastro mais complexo, contando com selfie  e validação de documento, por exemplo, com isso motoristas poderiam dirigir de forma mais segura e ganhar o prestígio que merecem como profissionais autônomos. 

Além disso, Marlon pediu que motoristas contassem o que pensam sobre questões como idade e inspeção veicular, apresentando, em resposta, seus projetos futuros para o âmbito federal e suas articulações para representar a categoria com força política. Usando como exemplo a CPI dos aplicativos, da qual o vereador é vice-presidente, ele explicou o que vem sendo feito pelos motoristas no âmbito legislativo. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quartas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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