Com grande parte das montadoras ampliando o investimento em carros elétricos, acelerando lançamentos e adotando metas para a eletrificação, o Brasil começa a se tornar um mercado mais receptivo para essa tecnologia. Por aqui, marcas como BMW, Volvo, Nissan, Toyota, Audi, dentre muitas outras aceleram seus projetos elétricos e híbridos de olho no mercado. Apesar do avanço ser visto com bons olhos pelos motoristas, o alto custo ainda é um empecilho para que a compra dos carros elétricos se popularize.
Você sabia que é possível utilizar carros elétricos em aplicativos de transporte, como Uber e 99App? Com essa opção, apesar do alto custo da aquisição, o carro elétrico é sem dúvida uma opção muito desejada e tem sido a escolha de muitos motoristas de aplicativo, pois simboliza, a longo prazo, uma grande economia no bolso do motorista e oferece inúmeros benefícios ao meio ambiente.
Esse é o caso do Thiago Garcia, motorista de aplicativo que há seis anos, dono de um JAC J6. Em entrevista à Revista Quatro Rodas, ele relatou que a média de consumo com o seu carro a combustão era de 6,5 quilômetros por litro de gasolina, sem falar no grande valor gasto em manutenção que tinha todos os meses. Na época, ele rodava cerca de 1.200 km por mês, o que consumia R$ 900 do seu orçamento. Diante de todo gasto, Thiago chegou à conclusão que não tinha lucro com suas corridas como motorista de aplicativo, de maneira que a compra de um carro 100% elétrico seria a melhor opção no seu orçamento mensal.
Mesmo com o custo elevado da compra de um carro elétrico, Thiago acreditava que iria recuperar o investimento extra em cinco anos, mas revisou sua previsão para menos de três anos. Isso se tornou possível porque com o carro elétrico Thiago deixou de gastar com combustível. Além disso, para economizar ainda mais, ele começou a carregar o seu carro em eletropostos públicos gratuitos pela cidade de São Paulo!
E com o objetivo de impulsionar esse mercado, proporcionando uma maior economia aos motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz protocolou o projeto de lei 304/2021, que determina a instalação de pontos de recarga de carros elétricos por toda a capital paulista, facilitando a recarga desses veículos. O parlamentar também busca conscientizar a população acerca da importância de carros elétricos para a manutenção do meio ambiente.
Deixe uma resposta