Vereador Marlon Luz traz desenvolvimento digital para capital paulista

Vereador Marlon Luz traz desenvolvimento digital para capital paulista

No dia 29 de junho de 2022 foi proposto, pelo vereador Marlon Luz, o projeto de lei 413/2022, apelidado de Programa SAMPA SANDBOX. Com o objetivo principal de regulamentar os espaços físicos voltados para a experimentação e desenvolvimento digital de soluções para cidades inteligentes, o PL é um passo importante para a evolução do campo digital na cidade de São Paulo. 

Dentre as principais metas do projeto, estão: o fomento à inovação tecnológica, o acompanhamento de testes inovadores em áreas específicas da cidade, a orientação sobre questões da regulação durante os experimentos, a diminuição de custos e tempo de validação relacionados ao desenvolvimento de serviços para a cidade e aumento da segurança jurídica que garantirá maior captação de capital investidor para tais projetos. 

Serão considerados projetos inovadores para participar do programa da proposta de lei 413, iniciativas que advenham de testagem científica, como Cidades Inteligentes (Smart Cities), Smart Grids (Redes Elétricas Inteligentes e de Telecomunicação-TI), Infraestrutura Urbana de Recarga de Veículos Elétricos, Infraestrutura Urbana de Geração Distribuída de Energia Limpa para Mobilidade Elétrica, Mobilidade como Serviço, Sistemas de Abastecimento como Serviço, Realidade 3D (Virtual, Aumentada, Misturada, MultiVerso, Games), Mobiliários Urbanos Inteligentes de Eletroposto/Postes inteligentes/Garagens fotovoltaicas/Coleta de Lixo, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, entre outros.

O Comitê Gestor, após o término do ciclo do programa, que poderá ser estipulado entre 6 e 12 meses, será responsável por elaborar e publicar as chamadas para os experimentos e testagem, estabelecer os temas prioritários dos projetos apresentados e as áreas nas quais os experimentos vão ocorrer, monitorar e avaliar a eficácia dos ambientes experimentais, acompanhar o desempenho dos experimentos para a aprovação do Relatório de Desempenho, cooperar com outros órgãos e entidades e rever as ações realizadas de modo a alinharem-se com o interesse público e a legislação brasileira.   

O vereador Marlon Luz, através da proposta busca, além de regulamentar os projetos de cidades inteligentes já existentes, encorajar a criação de novas iniciativas de cunho tecnológico que busquem o desenvolvimento digital na cidade de São Paulo.

Leia também
“Reajuste não é suficiente aos motoristas de app”, defende Marlon Luz

Essa foi a declaração dada pelo vereador Marlon Luz, ao ser entrevistado pelo site 6 minutos da UOL. A matéria Read more

Rio Claro sanciona Lei que dá direito de defesa dos motoristas de app em casos de banimento

Mais uma cidade do estado de São Paulo aderiu ao Projeto de Lei que dá direito de defesa aos motoristas Read more

Existem mais de 546 mil motoristas de aplicativos em SP, revela Marlon Luz, vice-presidente da CPI dos APPs

A cidade de São Paulo tem mais de 546 mil motoristas cadastrados por aplicativos, que fazem 25 milhões de viagens Read more

Comissão de Estudos sobre Smart City é aprovada

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma nova Comissão Especial Read more

Maria Clara Silveira

Deixe uma resposta