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Benefícios dos carros elétricos para motoristas de app

Você sabia que os carros elétricos, além de ajudarem a preservar o meio ambiente, também podem ser uma maneira de economizar? Confira!

Com grande parte das montadoras ampliando o investimento em carros elétricos, acelerando lançamentos e adotando metas para a eletrificação, o Brasil começa a se tornar um mercado mais receptivo para essa tecnologia. Por aqui, marcas como BMW, Volvo, Nissan, Toyota, Audi, dentre muitas outras aceleram seus projetos elétricos e híbridos de olho no mercado. Apesar do avanço ser visto com bons olhos pelos motoristas, o alto custo ainda é um empecilho para que a compra dos carros elétricos se popularize. 

Você sabia que é possível utilizar carros elétricos em aplicativos de transporte, como Uber e 99App? Com essa opção, apesar do  alto custo da aquisição, o carro elétrico é sem dúvida uma opção muito desejada e tem sido a escolha de muitos motoristas de aplicativo, pois simboliza, a longo prazo, uma grande economia no bolso do motorista e oferece inúmeros benefícios ao meio ambiente.   

Esse é o caso do Thiago Garcia, motorista de aplicativo que há seis anos, dono de um JAC J6. Em entrevista à Revista Quatro Rodas, ele relatou que a média de consumo com o seu carro a combustão era de 6,5 quilômetros por litro de gasolina, sem falar no grande valor gasto em manutenção que tinha todos os meses. Na época, ele rodava cerca de 1.200 km por mês, o que consumia R$ 900 do seu orçamento. Diante de todo gasto, Thiago chegou à conclusão que não tinha lucro com suas corridas como motorista de aplicativo, de maneira que a compra de um carro 100% elétrico seria a melhor opção no seu orçamento mensal.

Mesmo com o custo elevado da compra de um carro elétrico, Thiago acreditava que iria recuperar o investimento extra em cinco anos, mas revisou sua previsão para menos de três anos. Isso se tornou possível porque com o carro elétrico Thiago deixou de gastar com combustível. Além disso, para economizar ainda mais, ele começou a carregar o seu carro em eletropostos públicos gratuitos pela cidade de São Paulo!

E com o objetivo de impulsionar esse mercado, proporcionando uma maior economia aos motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz protocolou o projeto de lei 304/2021, que determina a instalação de pontos de recarga de carros elétricos por toda a capital paulista, facilitando a  recarga desses veículos. O parlamentar também busca conscientizar a população acerca da importância de carros elétricos para a manutenção do meio ambiente.

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Vereador Marlon Luz traz desenvolvimento digital para capital paulista

Conheça o novo projeto de lei proposto pelo Vereador Marlon Luz, que incentiva o desenvolvimento digital para a capital paulista

No dia 29 de junho de 2022 foi proposto, pelo vereador Marlon Luz, o projeto de lei 413/2022, apelidado de Programa SAMPA SANDBOX. Com o objetivo principal de regulamentar os espaços físicos voltados para a experimentação e desenvolvimento digital de soluções para cidades inteligentes, o PL é um passo importante para a evolução do campo digital na cidade de São Paulo. 

Dentre as principais metas do projeto, estão: o fomento à inovação tecnológica, o acompanhamento de testes inovadores em áreas específicas da cidade, a orientação sobre questões da regulação durante os experimentos, a diminuição de custos e tempo de validação relacionados ao desenvolvimento de serviços para a cidade e aumento da segurança jurídica que garantirá maior captação de capital investidor para tais projetos. 

Serão considerados projetos inovadores para participar do programa da proposta de lei 413, iniciativas que advenham de testagem científica, como Cidades Inteligentes (Smart Cities), Smart Grids (Redes Elétricas Inteligentes e de Telecomunicação-TI), Infraestrutura Urbana de Recarga de Veículos Elétricos, Infraestrutura Urbana de Geração Distribuída de Energia Limpa para Mobilidade Elétrica, Mobilidade como Serviço, Sistemas de Abastecimento como Serviço, Realidade 3D (Virtual, Aumentada, Misturada, MultiVerso, Games), Mobiliários Urbanos Inteligentes de Eletroposto/Postes inteligentes/Garagens fotovoltaicas/Coleta de Lixo, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, entre outros.

O Comitê Gestor, após o término do ciclo do programa, que poderá ser estipulado entre 6 e 12 meses, será responsável por elaborar e publicar as chamadas para os experimentos e testagem, estabelecer os temas prioritários dos projetos apresentados e as áreas nas quais os experimentos vão ocorrer, monitorar e avaliar a eficácia dos ambientes experimentais, acompanhar o desempenho dos experimentos para a aprovação do Relatório de Desempenho, cooperar com outros órgãos e entidades e rever as ações realizadas de modo a alinharem-se com o interesse público e a legislação brasileira.   

O vereador Marlon Luz, através da proposta busca, além de regulamentar os projetos de cidades inteligentes já existentes, encorajar a criação de novas iniciativas de cunho tecnológico que busquem o desenvolvimento digital na cidade de São Paulo.

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Marlon Luz incentiva criação de pontos de recarga de carros elétricos em São Paulo

Em São Paulo, o vereador Marlon Luz protocolou o projeto de lei 304/2021, que fala sobre a instalação de pontos de recarga de carros elétricos por toda cidade de São Paulo e pretende auxiliar na recarga desses veículos, tendo em vista que muitas pessoas não comprariam  um carro elétrico por não terem a ideia de onde iriam recarregá-lo. 

O objetivo do PL é também o de conscientizar a população acerca da importância de carros elétricos para a manutenção do meio ambiente e para o vereador Marlon, “O aumento da utilização de carros elétricos, pode melhorar a qualidade de vida em nossa cidade e renovar o mercado automobilístico com soluções mais práticas, tecnológicas e eficientes.”

Para especialistas, o aumento da circulação de carros elétricos, principalmente em grandes cidades como São Paulo, trará impactos muito positivos. Os motores desse tipo de automóvel não geram poluição atmosférica, contribuindo para diminuição das chamadas “ilhas de calor”. Também são menos barulhentos, diminuindo a poluição sonora. 

Os carros elétricos além de simbolizar uma economia para o bolso do motorista, em comparação ao motor a combustão, o de propulsão elétrica reduz em, aproximadamente, 30% a geração de CO₂, significando menos poluição na atmosfera.

O principal diferencial dos carros elétricos, é a forma de gasto energético que possuem. Eles consomem, aproximadamente, 90% da eficiência energética disponível, ao contrário dos modelos dotados de motor a combustão, que aproveitam apenas de 30% a 40%. A mecânica desse tipo de carro é mais simples, tornando mais fácil sua manutenção comparando com carros de combustão. Também há menor cobrança de impostos na importação desses veículos, para
que ele chegue mais rápido para os consumidores. 

Sendo assim iniciativas como a do vereador Marlon Luz que facilitem a vida de quem pretende adquirir esse tipo de tecnologia são indispensáveis, pois segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos) leves tendem a aumentar e já chegaram a 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021. Somente em abril foram 3.123 emplacamentos.

O total de eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil veículos (2012 a abril de 2022), e, no ritmo atual, deverá passar de 100 mil entre julho e agosto, diz a ABVE.

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Marlon Luz homenageia motoristas 5 estrelas em São Paulo

Em evento na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Marlon Luz homenageou 87 motoristas de aplicativo 5 estrelas com a entrega de uma bela medalha personalizada. A solenidade ocorreu na tarde da última segunda-feira (28) e contou com a participação do Coral da Guarda Municipal e com a presença de autoridades como o Secretário Adjunto, Vinicius Alves Schaefer, que veio representando a classe de motoristas com deficiência auditiva, @dudaamasp, presidente da Amasp e com a presença do Subprefeito de Pirituba, Ronaldo Ligieri. 

Ao iniciar o evento, Marlon Luz discursou: “Esse evento tem a ideia de valorizar a categoria que até então nunca foi valorizada pela cidade de São Paulo, muito pelo contrário, muitas vezes foi agredida, desprestigiada pelo próprio município. Mas, desde o ano passado, quando começou o nosso mandato, isso tem mudado. O Município parou de atrapalhar, de querer multar, cassar os motoristas, mas infelizmente nos últimos anos, o motorista foi desprestigiado pelo próprio aplicativo. Antigamente, a Uber dava um prêmio de 5 mil reais para aquele que chegasse às 5 estrelas. Na minha opinião, deveria continuar a dar, pois a empresa tem dinheiro para isso, quem cobra 60% de taxa numa corrida tem dinheiro suficiente para valorizar os seus ‘parceiros”. 

O evento teve como objetivo reconhecer o trabalho duro que esses motoristas realizam todos os dias pelas ruas de São Paulo, enfrentando dificuldades como longas jornadas, passageiros desrespeitosos, e, sobretudo, o descaso das plataformas. Por realizar um trabalho digno de excelência mesmo em meio a tudo isso é que o vereador buscou homenagear esses motoristas, cujo trabalho é fundamental para a mobilidade na cidade de São Paulo. 

Sobre sua experiência própria como motorista, Marlon conta: “Eu ainda sou cadastrado como motorista de aplicativo, e às vezes faço corridas para sentir a dificuldade que vocês passam na rua. Mediante a elas eu sei que não é fácil chegar à nota 5. Eu lembro que há uns três anos eu decidi que iria chegar lá, fazer corrida uma atrás da outra, fazer um ótimo atendimento, dar balinha, água, lixa, tudo que os passageiros quiserem. Minha nota começou a subir, até que fiz uma corrida perfeita e recebi uma nota 4. Eu fui de novo, mais 500 corridas, daí eu tomei 1 estrela. Isso é tão desmotivante. Aquilo começou a ficar cada vez mais difícil. Hoje eu tenho 4.95, então eu sei, por experiência própria, que é realmente muito difícil. Quem  tem  500 avaliações nota 5 seguidas é realmente merecedor de medalha, reconhecimento. Isso tem valor para a cidade de São Paulo.” 

Na homenagem, o vereador Marlon Luz fez questão de entregar a cada homenageado uma medalha dourada idealizada por ele e personalizada com o nome de cada motorista 5 estrelas, para serem penduradas no carro expondo aos passageiros sua qualificação. Sobre isso, o vereador ressaltou: 

“Essa medalha vai no carro de vocês, no retrovisor, para que os seus passageiros possam ver sua medalha, você vai poder mostrar para os outros essa honraria que você recebeu. Esse é o objetivo deste evento, parabenizar, reconhecer o bom serviço que vocês prestam, não para o aplicativo, mas para os munícipes de São Paulo, ao fazer a mobilidade deles com segurança e bom atendimento.”

Em suas redes sociais o vereador convida a todos motoristas 5 estrelas que queiram ser homenageados a enviarem pelo direct o print da tela do celular que comprove sua nota 5.0. Para isso é só entrar em contato pelo direct do Instagram ou Facebook: @marlonluz

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Audiência Pública realizada pelo vereador Marlon ouve motoristas de aplicativo

Na tarde da última quinta-feira (23/6) motoristas de aplicativo tiveram a oportunidade de expor opiniões e sugerir melhorias em uma Audiência Pública organizada pelo Vereador Marlon Luz. Com auxílio da Comissão de Trânsito, Transportes e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, a categoria relatou dificuldades encontradas no dia a dia pelas ruas da capital paulista.

A audiência tem o objetivo de formalmente ouvir os motoristas de aplicativo e tracioná-los para resolver os problemas que eles têm enfrentado aqui na cidade de São Paulo. Na abertura, o vereador afirmou:

“Em 2017 pisei aqui nesta casa pela primeira vez também para uma Audiência Pública. Lembro que falei nesse microfone aí embaixo. Penso em como mudou de 2017 para cá, especialmente do ano passado para cá. Uma coisa que gosto de ressaltar é que até 2020 eu, como motorista de app e morador da cidade de SP via o município como inimigo do motorista de app. Desde o ano passado, foi uma vitória dos motoristas eu estar aqui, colocado com o voto dos motoristas com o dever de representá-los e correr pela melhoria de sua qualidade de vida e trabalho. Hoje, o município não mais atrapalha os motoristas, como se vê no último ano. Hoje, o maior inimigo do motorista não é o Estado, o Município, mas o aplicativo. A ideia dessa audiência é justamente ouvir o motorista formalmente para reforçar tudo aquilo que eu já tracionei aqui na casa para defender essa classe tão importante para o município de São Paulo, no sentido de locomover as pessoas com segurança. Motoristas de aplicativo foram verdadeiros heróis da pandemia, arriscando suas vidas, levando médicos, enfermeiros, nessa crise sanitária da qual a gente está saindo apenas agora.” 

Reivindicação por motoristas 

A audiência ouviu mais de 20 motoristas de aplicativo, que compareceram presencialmente e online, apresentando demandas relacionadas a diferentes temas frequentemente abordados pelo vereador em Projetos de Lei e defesas na Câmara. Abaixo, alguns dos motoristas que reivindicaram assuntos de destaque na ocasião:

Motorista da Uber há três anos, Rafael Cícero foi banido da plataforma por cancelar pedidos de corrida em áreas consideradas de risco. “Eu rodo em Heliópolis, às três horas da manhã. Só quem é motorista de aplicativo sabe o que é entrar em uma favela”.  A fala do motorista, residente de Diadema, resume o medo que motoristas passam todos os dias ao rodar por locais de risco, sem policiamento, durante a noite.  

Além do medo de assalto e violência, motoristas ainda têm que lidar com o medo de serem banidos e deslogados dos aplicativos simplesmente por se recusarem a aceitar corridas em locais perigosos, como mostra Dedivaldo Heleno, que foi banido da Uber e do aplicativo 99. “Eu fui banido pela Uber e pela 99 sem motivo, por coisas que eu não fiz, acusações mentirosas de passageiros. Os aplicativos são o sustento da minha família.”

Além disso, muitos reclamaram da taxa, como Evandro Peixoto que lembra de um momento em que recebeu “desconto de 45% em taxa de viagem”. Para além das taxas, motoristas pediram melhores tarifas: “Quero colocar na pauta sobre os abusos que os motoristas têm sofrido, tanto das tarifas quanto das taxas”, diz Idernane do Carmo.

Também foi levantada a questão de uma legislação para regulamentar o trabalho das plataformas, colocando um fim aos abusos que cometem. Thiago Luz cobrou do Executivo e do Legislativo a elaboração de uma lei para regulamentar o trabalho dos motoristas. “Tem que ser uma regulamentação justa. Tem que trazer segurança para os motoristas, para os passageiros e benefícios para a cidade”.

Gustavo Fontes também é a favor de implantar regras na cidade. Ele contribuiu com algumas sugestões, que vão da delimitação de taxas em determinada porcentagem a direitos aos motoristas. “Na cidade de São Paulo, assim como os taxistas podem utilizar as faixas prioritárias, eu acho que deveríamos ter direito também. Por exemplo, regulamentar para motoristas com mais de mil viagens”.

Por fim, em depoimento chocante, a motorista Lilian Cristina trouxe relatos sobre assédio cometido por um passageiro. “Fui agarrada por um passageiro dentro do carro durante uma corrida. A Uber entrou em contato comigo, conversou um pouquinho e disse que a chance de eu pegar esse passageiro de novo seria mínima. Mas e o passageiro, ele foi banido da plataforma? Ele continua fazendo isso com outras mulheres?”.

Para finalizar, o vereador Marlon ressaltou a importância da articulação em nível estadual e federal, pela regulamentação das plataformas e o fim dos abusos: “Precisamos ter parcerias nessas outras instâncias, estadual e federal. Podem ter certeza que estamos tratando desses assuntos com muito carinho e cuidando para que esses abusos não aconteçam. Nos cafés da manhã que promovo com motoristas em meu gabinete, sempre falamos sobre como queremos poder dizer que os motoristas de Uber e 99 em São Paulo são sensacionais, trabalham felizes, vivem bem. Mas sabemos que isso só pode acontecer se ele ganha bem, levando sustento e dignidade para sua família em segurança.”

Você assiste à Audiência Pública, com todas as falas do vereador e de motoristas, no youtube da Câmara Municipal de São Paulo

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Café da manhã com motoristas deixa clara a necessidade de um melhor sistema de cadastro em aplicativos de transporte

Em café da manhã com motoristas de aplicativo, vereador aborda a segurança do motorista e o sistema de cadastro das plataformas.

Na última quarta-feira (22), em mais um de seus cafés da manhã especiais com motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz abriu espaço para que os 8 convidados fizessem perguntas e expusessem os problemas enfrentados no cotidiano como motoristas. O principal tema abordado foi a segurança do motorista e o sistema de cadastro falho das plataformas.

Pensando no número de incidentes de violência e roubo que vêm ocorrendo com motoristas de aplicativo e mesmo com alguns passageiros, os convidados discutiram com o vereador o tanto que o sistema de cadastro de plataformas como Uber e 99 é falho. Com a possibilidade de facilmente criar perfis falsos, bandidos frequentemente pedem corridas apenas para assaltar e violentar motoristas, que não conseguem cancelar ou negar corridas sem serem punidos pela plataforma. 

Para os convidados, o cadastro deveria ser mais seletivo, tornando o serviço não apenas mais seguro, mas também mais profissional. Com um cadastro mais complexo, contando com selfie  e validação de documento, por exemplo, com isso motoristas poderiam dirigir de forma mais segura e ganhar o prestígio que merecem como profissionais autônomos. 

Além disso, Marlon pediu que motoristas contassem o que pensam sobre questões como idade e inspeção veicular, apresentando, em resposta, seus projetos futuros para o âmbito federal e suas articulações para representar a categoria com força política. Usando como exemplo a CPI dos aplicativos, da qual o vereador é vice-presidente, ele explicou o que vem sendo feito pelos motoristas no âmbito legislativo. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quartas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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Na CPI dos aplicativos, Marlon Luz faz requerimento questionando segurança dos aplicativos de transporte

Na reunião da última terça-feira (14/6) da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, o vice-presidente da comissão, vereador Marlon Luz, levantou a principal questão vigente no mundo dos aplicativos no momento: a falta de segurança para passageiros e motoristas, diante do cenário atual de denúncias do suposto o “golpe” do gás. Além disso, a comissão recebeu Caio Franco, diretor de Políticas Públicas e de Comunicação da Buser, e Ammar Hassan, gerente de relações governamentais da Blablacar Brasil, que foram questionados a respeito de seus modelos de negócios e possíveis irregularidades. 

Requerimento: Uber e 99 são seguras para motoristas e passageiros?

Ao iniciar a sessão, foi lido o requerimento proposto pelo vereador a respeito de medidas de segurança em plataformas de transporte. Os requerimentos 272 e 273 pedem que a Uber e a 99 esclareçam quais medidas estão sendo tomadas diante da falta de segurança em seu sistema de cadastramento de motoristas e de passageiros. Sobre o pedido, Marlon Luz diz:

“É incrível a falta de segurança no mundo dos aplicativos. Já era notória a falta de segurança para os motoristas, há muitos assaltos e até mortes no Brasil inteiro, justamente por não haver um cadastro de passageiros e de motoristas eficiente. Motoristas de aplicativo são assaltados por passageiros todos os dias, um absurdo que tem que acabar. Como se não bastasse, agora, a mídia está noticiando que passageiras também estão sendo vítimas de entorpecentes dentro do carro.”

Em referência aos relatos de tentativas de desmaiar mulheres em carros de Uber, após conversa com o delegado Roberto Monteiro, que investiga dois desses casos, o vereador disse:

“O delegado falou que pelo menos dois desses casos são verdadeiros, e nos casos foi usado éter que realmente apaga a passageira. Em ambos os casos, o motorista tinha um cadastro fake. Isso mancha a imagem de motoristas de aplicativo que trabalham corretamente, 99%  só querem trabalhar e sobreviver, 1% mancha a imagem de todo mundo, mas retrata a falta de segurança causada por essa falha de cadastro de passageiro e de motorista, por isso fiz o requerimento.”  

Depoimentos: Buser e Blablacar

No início de seu depoimento, o diretor de Políticas Públicas e de Comunicação da Buser, Caio Franco, explicou o modelo de negócio da empresa, destacando que a empresa é brasileira e atua na intermediação de viagens de longa distância, ligando clientes a empresas de fretamento.

O representante da Buser reforçou que a sede fiscal da empresa é na cidade de São Paulo e que a plataforma sempre recolheu os impostos, acrescentando que toda a operação da Buser na cidade segue a legislação municipal relacionada à circulação de veículos fretados para o transporte de passageiros.

Na sequência, o gerente de relações governamentais da Blablacar Brasil, Ammar Hassan, explicou o modelo de negócios da plataforma, que oferta caronas para viagens de longa distância. O serviço facilita o contato entre o condutor e possíveis passageiros que viajarão para um mesmo destino. O representante destacou que a plataforma não recebe ou retém nenhuma porcentagem do valor cobrado pela carona, que é definido pelo condutor.

Desde que chegou ao Brasil, em 2015, a Blablacar está sediada na cidade de São Paulo e recolhe seus impostos na capital, e, além da intermediação de caronas, a Blablacar comercializa passagens de ônibus para viagens regulares – principal forma de monetização da plataforma. 

Lembrando que você acompanha a CPI dos Aplicativos até o final de 2022, todas as quartas às 11h da manhã, pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo ou pelo resumo no canal do Youtube do Vereador Marlon Luz, na hora que desejar.

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A história de empreendedorismo de Marlon Luz

Muito antes de ser vereador, referência na luta pelos direitos dos motoristas de aplicativo e influenciador, Marlon Luz sempre se interessou por tecnologia e usou dessa preferência como uma forma de encontrar novos meios para trabalhar. Então, muito antes de seguir por esse caminho, ainda na adolescência, aos 12 anos, já programava, e, aos 21, ingressou no curso de Ciência da Computação, na PUCRS, quando começou a trabalhar na área imediatamente.

Porém, nada disso iria prosperar sem um certo senso de empreendedorismo. Em meados de 1998, por exemplo, Marlon fazia estágio em um banco em Porto Alegre/RS e, para complementar a renda, no auge do crescimento das famosas impressoras a jato de tinta, percebeu que poderia catar cartuchos jogados no lixo e revender para empresas que os recarregavam. 

Na época, cada cartucho achado no lixo podia ser vendido por R$7 e, como eram achados no lixo em grande quantidade, tornavam possível complementar a renda. Ele chegou a vender 208 cartuchos em um só dia, ganhando quase 3 vezes mais do que o valor da sua remuneração de estágio.

Na linha do empreendedorismo, no ano 2000 inovou ao fazer os primeiros sites de candidatos políticos, no caso, para as eleições de vereador em Porto Alegre, algo que ele voltou a fazer em 2004 quando virou notícia no jornal da cidade pela inovação.

De 2004 a 2016, Marlon trabalhou com carteira assinada e aproveitou o período para crescer profissionalmente e tecnicamente, sendo sempre o destaque por suas habilidades como perseverança e criatividade. Por ter um espírito empreendedor, mesmo como funcionário, tinha ótimas ideias, mas nunca as colocou em prática. Faltava a ele algum incentivo para isso! 

Em 2016, esteve diante de uma situação que o surpreendeu e deu a ele a motivação que precisava para tirar do papel seus sonhos e voltar a empreender: foi demitido da Microsoft! 

Diante desse problema, tendo uma família para sustentar, Marlon viu no trabalho como motorista de aplicativo uma saída, pelo menos temporária, para a situação. Mas ele não esperava que, com apenas um ano de Uber, tivesse a ideia de criar um canal no Youtube para passar suas estratégias de ganhos aos motoristas. 

Com tamanho sucesso, teve a iniciativa de elaborar uma planilha de contabilidade que viralizou entre os trabalhadores. A planilha era vendida por apenas R$4,70 e obteve uma grande aceitação, pois os ajudava a organizar a contabilidade do trabalho como motorista de aplicativo.

Em setembro de 2016, elaborou um curso também voltado aos motoristas, ajudando-os a melhorar os seus ganhos.  Devido a sua expertise em computação, passava suas experiências e os ensinava a driblar os algoritmos e a “inteligência artificial” da Uber, fazendo com que conseguirem maiores ganhos. Através do sucesso do curso, atingiu mais de 4.000 alunos, conquistou entrevistas na imprensa e uma grande visibilidade no meio. 

Também criou a Loja do Motorista Top – referência em produtos para motoristas de aplicativo. Nos primeiros anos da loja, em apenas 6 horas, Marlon esgotou o estoque de 300 unidades de bolsinhas para o transporte de água e bala. Até hoje, foram vendidas mais de 27 mil bolsas, mais de 15 mil capas para encosto de cabeça e diversos outros produtos como suportes e carregadores de celulares veicular. 

Loja do Motorista Top

Durante o período como motorista de aplicativo atestou uma série de deficiências nos aplicativos disponíveis no mercado, e motivado pelas necessidades dos motoristas para que tivessem melhores condições e ferramentas para trabalhar, levando em consideração a sua experiência no ramo da tecnologia. Foi neste cenário que criou o aplicativo REBU, que significa Uber ao contrário, porque ao invés de ser pensado no passageiro, o REBU é um aplicativo pensado para os motoristas.

Marlon teve a brilhante ideia de implementar as técnicas do curso criado por ele em algoritmos, incluindo tudo no aplicativo REBU. Foram criadas diversas ferramentas: sugestão da melhor região para atuação, informativo sobre as áreas de risco, suporte para controle financeiro, aluguel e venda de veículos, sistema de monitoramento da viagem, botão de pânico, entre outras soluções. Basicamente, num aplicativo auxiliar, o motorista tinha melhores ganhos e mais segurança.

As suas redes sociais são um empreendimento à parte, que juntas acumulam mais de 1 milhão de seguidores. Hoje, Marlon ainda possui suas empresas, mas o seu foco e o maior empreendimento de sua vida até o momento é: trazer melhores condições para os motoristas de aplicativo e diminuir os abusos cometidos pelas plataformas.  E foi na vida pública que viu essa maior possibilidade.

Nas eleições de 2020, foi eleito pelos motoristas de aplicativo por sua grande representatividade da classe, sendo o candidato mais efetivo nas eleições, pois teve o menor custo por voto, tendo em vista que a maior parte de sua campanha foi feita pelo meio digital.

Como vereador também tem usado de sua experiência do mundo tecnológico para ajudar toda a população de São Paulo. Para isso, Marlon criou o Aplicativo do Mandato, nele as pessoas podem enviar fotos e a localização exata de problemas de zeladoria como: buracos em ruas, acúmulo e abandono de entulhos em vias públicas e falta de iluminação. Além disso, o usuário pode falar diretamente com o gabinete, tirar dúvidas e enviar sugestões.   

Marlon Luz, como empreendedor e visionário, também criou a Comissão de Smart City (Cidades Inteligentes) onde recebeu por 3 meses, na Câmara Municipal de São Paulo, profissionais experientes, que apresentaram soluções tecnológicas com o objetivo de trazer melhorias e conectar a cidade de São Paulo para facilitar o cotidiano da população.

As ideias de Marlon não param por aí. Para ele, ainda há muito a ser feito, e segue com o seu único objetivo: AJUDAR PESSOAS!  

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São Paulo pode aceitar criptomoedas para pagamento de IPTU

Proposto pelo vereador Marlon Luz, foi divulgado pelo Diário Oficial de São Paulo o projeto de lei 344/22, que autoriza o Poder Executivo a receber IPTU em forma de criptomoeda na cidade de São Paulo.

Proposto pelo vereador Marlon Luz, foi divulgado pelo Diário Oficial de São Paulo o projeto de lei 344/22, que autoriza o Poder Executivo a receber IPTU em forma de criptomoeda na cidade de São Paulo. Pioneiro na luta pela popularização de altas tecnologias, Marlon propõe o projeto com o intuito de facilitar a vida dos cidadãos e ajudar o avanço tecnológico e econômico da capital paulista.

Mas o que são as criptomoedas? 

De modo geral, criptomoedas podem ser definidas como um tipo de câmbio, com o diferencial de serem totalmente digitais. Assim como o email, que é uma forma digitalmente feita para substituir as cartas, as criptomoedas foram feitas para substituir o dinheiro físico, e sua popularização é algo natural e certeiro. Elas são conhecidas também como “moedas internacionais”, por serem padronizadas em diversos países, o que facilita as transações internacionais. 

Seguindo essa lógica, o vereador justificou a ideia do projeto: “Tendo em vista o crescimento da criptomoedas ao redor do mundo, se faz necessário que o Poder Público se adapte para receber os novos avanços das tecnologias.” 

Além de tudo, muitos habitantes de São Paulo, que é uma metrópole e um polo comercial, trabalham em empresas internacionais, recebendo salários com esse tipo de moeda. Ter a possibilidade de usá-las para pagar impostos deve ser um direito garantido, sendo essa a principal motivação para Marlon ao criar seu projeto, visando o bem estar e liberdade do cidadão.  


No momento, o projeto está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo e em breve será apresentado na  CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da casa.

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Nova CNH: entenda como será o novo modelo da habilitação

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido no início deste mês. O documento tem tradução em três idiomas e poderá ser substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. Além disso, incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação. 

  • Os condutores precisam trocar o documento?

Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão caso o documento ainda esteja válido. Aqueles que forem renovando ou emitindo a segunda via  a partir de 1º de junho de 2022 receberão o novo padrão de CNH, mas a entrada em vigor do novo modelo não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade.

  • Como funciona o modelo digital?

O documento pode ser expedido em meio físico, digital ou ambos, a escolha fica a critério do motorista. A versão eletrônica fica disponível no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito) e também recebeu as alterações do documento impresso, contemplando todos os novos campos.

  • Em quais idiomas a nova CNH será traduzida?

A nova versão apresenta tradução em português, inglês e espanhol. A ideia, segundo o Ministério da Infraestrutura, é facilitar a identificação dos condutores brasileiros no exterior. Além disso, conforme informado no início do texto, a nova carteira de motorista agora atende requisitos internacionais de identificação, definidos pela Convenção de Viena, e conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. 

  • A nova CNH é segura?

O novo documento tem mais dispositivos de segurança do que o anterior. Um deles é uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro, além de itens visíveis apenas em luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, o que dificulta falsificações, tal qual acontece com notas de dinheiro. 

  • Qual a validade da nova CNH?

Mesmo com tantas novidades, a validade da nova Carteira Nacional de Habilitação é a mesma que passou a valer em abril do ano passado, quando entrou em vigor a nova lei de trânsito. Ou seja, deve ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos de 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.

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