O nosso cotidiano sob a influência da inteligência artificial

O nosso cotidiano sob a influência da inteligência artificial

A inteligência artificial é algo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Percebemos essa influência através das relações tecnológicas mais simples. A solução de IA envolve o agrupamento de informações digitais, por meio da análise de milhões de dados, com o objetivo de simular a capacidade humana inteligente de tomar decisões e resolver problemas. 

A habilidade de analisar o ambiente com o fim de se tomar uma decisão, já está sendo utilizada por esses algoritmos. Observamos isso facilmente quando abrimos algum canal de streaming e nos deparamos com indicações baseadas em outros conteúdos consumidos, ou quando entramos nas mídias sociais e vemos as notícias e mensagens apresentadas na linha do tempo que também são definidas por meio da inteligência artificial. 

Segurança às operações bancárias

É fácil perceber que existe inteligência artificial no nosso cotidiano, mas há outras situações que estão um pouco mais escondidas, mas não menos presentes. Uma delas é quando você faz alguma movimentação na sua conta bancária ou usa o seu cartão de crédito.

Você deve receber aquela mensagem no seu e-mail ou no seu celular avisando sobre uma transação aprovada, ou que houve uma compra suspeita pedindo para que você entre em contato com o banco? Ela é enviada automaticamente por um robô, alimentado pela inteligência artificial, que conhece todo o histórico do seu cartão e identifica quando ocorre algo fora do comum. 

Inteligência artificial pode salvar vidas

A área da saúde também tem se beneficiado e muito pela capacidade ampla de armazenamento e de análise de dados que a inteligência artificial tem proporcionado, ajudando com diagnósticos, tratamentos como as tomografias dos pulmões, exame capaz de identificar a embolia pulmonar, uma condição grave e que pode levar à morte, se não tratada imediatamente. 

Casos urgentes como a embolia pulmonar, a inteligência artificial consegue detectar de forma automática e emitir uma notificação para o grupo médico, agilizando o socorro.

Segurança de dados dos usuários

No mundo legislativo, alguns projetos de lei sobre o assunto já têm sido desenvolvidos, nos quais visam criar o “marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial”. Algumas propostas já estão em circulação, e todas com o objetivo de estabelecer princípios e normas para o uso de IA.

Alguns projetos deixam claro a grande “relevância da inteligência artificial para a inovação, aumento da competitividade, para o crescimento econômico sustentável e inclusivo, e para a promoção do desenvolvimento humano e social”. 

Também estabelecem parâmetros para sua área de atuação, priorizando a segurança jurídica, promovendo limites fundamentados na ética, nos Direitos Humanos, e exprimindo a importância da transparência quando se trata da utilização de dados pessoais para a manutenção de sistemas operacionais. 

Poucas pessoas entendem completamente como esse sistema de algoritmos inteligentes funcionam, e a regulamentação visa trazer maior segurança e controle aos usuários digitais.

Vem muito mais por aí

E falando em Inteligência Artificial que veio para contribuir com a automação das nossas atividades, gerando maior velocidade no tratamento de informações. No dia 29 de novembro, o Vereador Marlon Luz obteve uma grande conquista: a criação de uma comissão de estudos para implementar o plano de Smart City para a cidade de São Paulo, com o objetivo de tornar os serviços da cidade ainda mais ágeis, através da tecnologia, em que a IA contribuirá de forma indispensável.

Leia também
Plataformas digitais e novos desafios

Na atualidade, é possível observar um enorme avanço no desenvolvimento tecnológico em todos os lugares do mundo. Com o objetivo Read more

Skills para trabalhadores de aplicativo

No nosso contexto atual, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, a tecnologia se fez ainda mais presente em nossas vidas. Read more

Mobilidade na cidade de São Paulo em 2030 – Projeções Futuristas

Grande, populosa e tecnológica o suficiente para ser considerada a maior cidade do Brasil e a 8º maior do mundo, Read more

Big Data: quem fornece os dados merece ser remunerado?

Big Data é um termo que descreve um grande volume de dados que inunda uma empresa todos os dias. Esses Read more

Júlia

Deixe uma resposta