A história de empreendedorismo de Marlon Luz

A história de empreendedorismo de Marlon Luz

Muito antes de ser vereador, referência na luta pelos direitos dos motoristas de aplicativo e influenciador, Marlon Luz sempre se interessou por tecnologia e usou dessa preferência como uma forma de encontrar novos meios para trabalhar. Então, muito antes de seguir por esse caminho, ainda na adolescência, aos 12 anos, já programava, e, aos 21, ingressou no curso de Ciência da Computação, na PUCRS, quando começou a trabalhar na área imediatamente.

Porém, nada disso iria prosperar sem um certo senso de empreendedorismo. Em meados de 1998, por exemplo, Marlon fazia estágio em um banco em Porto Alegre/RS e, para complementar a renda, no auge do crescimento das famosas impressoras a jato de tinta, percebeu que poderia catar cartuchos jogados no lixo e revender para empresas que os recarregavam. 

Na época, cada cartucho achado no lixo podia ser vendido por R$7 e, como eram achados no lixo em grande quantidade, tornavam possível complementar a renda. Ele chegou a vender 208 cartuchos em um só dia, ganhando quase 3 vezes mais do que o valor da sua remuneração de estágio.

Na linha do empreendedorismo, no ano 2000 inovou ao fazer os primeiros sites de candidatos políticos, no caso, para as eleições de vereador em Porto Alegre, algo que ele voltou a fazer em 2004 quando virou notícia no jornal da cidade pela inovação.

De 2004 a 2016, Marlon trabalhou com carteira assinada e aproveitou o período para crescer profissionalmente e tecnicamente, sendo sempre o destaque por suas habilidades como perseverança e criatividade. Por ter um espírito empreendedor, mesmo como funcionário, tinha ótimas ideias, mas nunca as colocou em prática. Faltava a ele algum incentivo para isso! 

Em 2016, esteve diante de uma situação que o surpreendeu e deu a ele a motivação que precisava para tirar do papel seus sonhos e voltar a empreender: foi demitido da Microsoft! 

Diante desse problema, tendo uma família para sustentar, Marlon viu no trabalho como motorista de aplicativo uma saída, pelo menos temporária, para a situação. Mas ele não esperava que, com apenas um ano de Uber, tivesse a ideia de criar um canal no Youtube para passar suas estratégias de ganhos aos motoristas. 

Com tamanho sucesso, teve a iniciativa de elaborar uma planilha de contabilidade que viralizou entre os trabalhadores. A planilha era vendida por apenas R$4,70 e obteve uma grande aceitação, pois os ajudava a organizar a contabilidade do trabalho como motorista de aplicativo.

Em setembro de 2016, elaborou um curso também voltado aos motoristas, ajudando-os a melhorar os seus ganhos.  Devido a sua expertise em computação, passava suas experiências e os ensinava a driblar os algoritmos e a “inteligência artificial” da Uber, fazendo com que conseguirem maiores ganhos. Através do sucesso do curso, atingiu mais de 4.000 alunos, conquistou entrevistas na imprensa e uma grande visibilidade no meio. 

Também criou a Loja do Motorista Top – referência em produtos para motoristas de aplicativo. Nos primeiros anos da loja, em apenas 6 horas, Marlon esgotou o estoque de 300 unidades de bolsinhas para o transporte de água e bala. Até hoje, foram vendidas mais de 27 mil bolsas, mais de 15 mil capas para encosto de cabeça e diversos outros produtos como suportes e carregadores de celulares veicular. 

Loja motorista empreendedor
Loja do Motorista Top

Durante o período como motorista de aplicativo atestou uma série de deficiências nos aplicativos disponíveis no mercado, e motivado pelas necessidades dos motoristas para que tivessem melhores condições e ferramentas para trabalhar, levando em consideração a sua experiência no ramo da tecnologia. Foi neste cenário que criou o aplicativo REBU, que significa Uber ao contrário, porque ao invés de ser pensado no passageiro, o REBU é um aplicativo pensado para os motoristas.

Marlon teve a brilhante ideia de implementar as técnicas do curso criado por ele em algoritmos, incluindo tudo no aplicativo REBU. Foram criadas diversas ferramentas: sugestão da melhor região para atuação, informativo sobre as áreas de risco, suporte para controle financeiro, aluguel e venda de veículos, sistema de monitoramento da viagem, botão de pânico, entre outras soluções. Basicamente, num aplicativo auxiliar, o motorista tinha melhores ganhos e mais segurança.

As suas redes sociais são um empreendimento à parte, que juntas acumulam mais de 1 milhão de seguidores. Hoje, Marlon ainda possui suas empresas, mas o seu foco e o maior empreendimento de sua vida até o momento é: trazer melhores condições para os motoristas de aplicativo e diminuir os abusos cometidos pelas plataformas.  E foi na vida pública que viu essa maior possibilidade.

Nas eleições de 2020, foi eleito pelos motoristas de aplicativo por sua grande representatividade da classe, sendo o candidato mais efetivo nas eleições, pois teve o menor custo por voto, tendo em vista que a maior parte de sua campanha foi feita pelo meio digital.

Como vereador também tem usado de sua experiência do mundo tecnológico para ajudar toda a população de São Paulo. Para isso, Marlon criou o Aplicativo do Mandato, nele as pessoas podem enviar fotos e a localização exata de problemas de zeladoria como: buracos em ruas, acúmulo e abandono de entulhos em vias públicas e falta de iluminação. Além disso, o usuário pode falar diretamente com o gabinete, tirar dúvidas e enviar sugestões.   

Marlon Luz, como empreendedor e visionário, também criou a Comissão de Smart City (Cidades Inteligentes) onde recebeu por 3 meses, na Câmara Municipal de São Paulo, profissionais experientes, que apresentaram soluções tecnológicas com o objetivo de trazer melhorias e conectar a cidade de São Paulo para facilitar o cotidiano da população.

As ideias de Marlon não param por aí. Para ele, ainda há muito a ser feito, e segue com o seu único objetivo: AJUDAR PESSOAS!  

Leia também
“Reajuste não é suficiente aos motoristas de app”, defende Marlon Luz

Essa foi a declaração dada pelo vereador Marlon Luz, ao ser entrevistado pelo site 6 minutos da UOL. A matéria Read more

Rio Claro sanciona Lei que dá direito de defesa dos motoristas de app em casos de banimento

Mais uma cidade do estado de São Paulo aderiu ao Projeto de Lei que dá direito de defesa aos motoristas Read more

Existem mais de 546 mil motoristas de aplicativos em SP, revela Marlon Luz, vice-presidente da CPI dos APPs

A cidade de São Paulo tem mais de 546 mil motoristas cadastrados por aplicativos, que fazem 25 milhões de viagens Read more

Comissão de Estudos sobre Smart City é aprovada

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma nova Comissão Especial Read more

Carolina

1 comentário até agora

Luiz Monteiro Publicado em19:26 - 15 de junho de 2022

Parabéns pela trajetória marlon. Vc é guerreiro e vc vai longe amigo. Tamo junto. Pra cima deles!

Deixe uma resposta