Marlon Luz reitera a necessidade de um representante dos motoristas de aplicativo em âmbito federal

Marlon Luz explica a importância de um deputado federal que represente a classe. Dia 2 de outubro vote 1565!

A eleição tem despertado várias dúvidas entre os motoristas de aplicativo. A exclusão da classe na PEC dos Combustíveis deixou clara a falta de representantes no âmbito federal, o que levanta questionamentos acerca de quais medidas serão tomadas pelo vereador Marlon Luz, caso seja eleito deputado federal nas eleições que acontecem dia 2 de outubro. 

Na última quarta-feira (22), durante o café da manhã, o parlamentar abriu espaço para que 7 convidados pudessem esclarecer dúvidas relacionadas ao seu trabalho e projetos futuros em prol da classe.

Marlon deixou claro o seu objetivo, como deputado federal, de criar uma regulamentação que assegure direitos aos motoristas de aplicativos de todo o Brasil, mudanças no Código de Trânsito Brasileiro e proteções sociais para motoristas de aplicativo. A regulamentação obrigará as plataformas a tratarem de maneira digna os seus “parceiros”, de maneira a forçar os aplicativos a acabarem com taxas de cancelamento, taxa de aceitação, além de estabelecer um valor mínimo por hora online, seguro completo e taxa fixa por corrida.

Em seguida, o parlamentar esclareceu dúvidas sobre o andamento da CPI dos Aplicativos, que é realizada todas às terças-feiras e tem grande efetividade no combate aos abusos cometidos pelas plataformas. 

Com isso, o vereador ouviu sugestões sobre formas de melhorar o trabalho e consequentemente os ganhos dos motoristas.

A conversa foi bastante produtiva e descontraída, sendo muito importante para que Marlon Luz pudesse reiterar a necessidade de um representante em nível federal, que assegure os direitos da classe, cogitando até mesmo a criação de uma bancada voltada aos trabalhadores de aplicativo. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quartas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar. 

Dia 02 de outubro vote: 1565, Marlon do Uber  para deputado federal

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Motorista de aplicativo desde 2015, Marlon Luz iniciou sua trajetória na Uber após ficar desempregado. Ele enxergou a oportunidade de conseguir garantir o sustento da família através de uma metodologia inteligente, que ele mesmo desenvolveu, que o ajudou a obter maior lucro e segurança durante as viagens. 

Através do desejo de ajudar mais motoristas de aplicativo, o vereador abriu um canal no Youtube, para  compartilhar dicas de sua vivência na plataforma. Foi assim que ele teve maior contato com as queixas de outros motoristas, que também sofriam com as injustiças praticadas. 

Em 2020, Marlon Luz foi eleito vereador pela cidade de São Paulo, com objetivo de representar a classe de motoristas de aplicativo, e assim o fez. Realizou diversas ações, como a implementação da Lei 17.596/21, que dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa. Como vice-presidente da CPI dos Aplicativos, confrontou de forma efetiva as plataformas contra os abusos cometidos e dentre mais de 38 projetos de lei, criou o PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas.

Durante seu mandato como vereador, entendeu que seu poder se limita a ajudar apenas os motoristas de aplicativo da capital paulista, e que para ajudar os motoristas de todo o Brasil e ter maior efetividade em seu trabalho, precisaria legislar no âmbito federal. A PEC dos Combustíveis é um claro exemplo da falta de representatividade dos motoristas de aplicativo em âmbito federal. Enquanto taxistas e caminhoneiros foram incluídos no texto, a classe foi deixada de fora. 

Dessa forma, Marlon Luz deu início a sua candidatura a deputado federal. Seu principal objetivo é criar uma nova regulamentação para as plataformas de todo Brasil, que assegurará mais direitos e proteção à classe. Na regulamentação estarão inclusas: taxas fixas por corridas, fim das taxas de cancelamento, seguro completo aos motoristas on-line, fim das taxas de aceitação, profissionalização da categoria, isenção de IPI na compra de veículo, isenção de IPVA, tarifa mínimo de 10 reais por corrida e direito a defesa em caso de banimento. 

A necessidade de mudança é clara, de maneira que já foi aderida em grandes cidades, como Londres, Nova York e Califórnia. Tal atitude vai garantir cerca de 1.565 mudanças na forma inescrupulosa que os aplicativos trabalham. 

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Você já conhece o rebU? Pensando na necessidade dos motoristas de aplicativo, com base em minha experiência pessoal no Uber desde 2015, desenvolvi um aplicativo que oferece mais segurança ao sair às ruas e estradas para trabalhar, atrelando segurança, praticidade e retorno financeiro. 

No rebU você encontra todo tipo de informação necessária para o dia-a-dia do motorista profissional, podendo visualizar locais próximos tais como: Melhor Região próxima para receber corridas neste exato momento, postos com GNV, sanitários gratuitos, lava-rápidos, áreas com dinâmica, locais onde foram roubados ou furtados carros nas últimas 24 horas e muito mais. 

Ele te avisa ao se aproximar de áreas de risco antes que você entre nelas, evitando uma situação que coloque a sua vida em risco, garantindo a volta para a casa todos os dias em segurança. Ele também oferece a função de grupos e alerta de pânico com localização em tempo real e vídeo da câmera frontal do celular. Você será notificado ao se aproximar de uma área de risco com uma seta, apontando a direção, distância e o nível de risco daquele local. As áreas e os níveis de risco são definidos em votação com todos os motoristas que usam o aplicativo e a exibição do alerta é totalmente configurável.

A ferramenta de Controle de Finanças é um de seus principais diferenciais. Nela, você lança os seus ganhos e despesas (particular ou como motorista) e o aplicativo calcula exatamente o faturamento, lucro e despesas relacionadas por cada tipo. Você também pode comparar o faturamento e despesa com períodos anteriores para observar o seu desempenho. 

O sucesso das ferramentas de aumentos de ganhos do rebU são incontestáveis. Em pesquisa feita em Março/2021, com mais de 2 mil motoristas, revelou que os usuários Premium do rebU faturam em média R$ 6.987,93 a mais por ano que os usuários não-Premium.

Entre para comunidade você também! O uso é prático e rápido, além de aumentar seus ganhos significativamente. O aplicativo está disponível para download apenas em androids. 

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Vereador Marlon Luz apoia o IPTU Verde

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A adoção de práticas e soluções sustentáveis pela população é um assunto cada vez mais discutido pelos governos de todos os países, visto a urgente necessidade de preservação ambiental. No Brasil, várias cidades seguem esse caminho e oferecem o desconto sobre o imposto, mais conhecido como IPTU Verde, que visa incentivar a população a ter condutas de impacto positivo para o meio ambiente.

Seguindo a linha de outras cidades brasileiras, visando garantir o desenvolvimento tecnológico e sustentável da cidade de São Paulo, o vereador Marlon Luz propôs o Projeto de Lei 166/2022, que propõe a isenção de 15% do IPTU ao proprietário do imóvel que contribua com o meio ambiente através do uso de  energia solar. 

Quem será beneficiado pelo desconto?

Os cidadãos que podem ser beneficiados com o desconto previsto no projeto de Marlon Luz, são os que aderem à tecnologia solar em  casas e empresas. Que além de contribuir com a natureza, conseguem economizar energia elétrica e economizar com o pagamento do  IPTU. 

Essa energia além de trazer economia ao cidadão, é gerada através dos raios solares. Quando esses raios incidem no sistema, são transformados em corrente para alimentar as funcionalidades elétricas do local onde será instalado.

Como funciona a tecnologia energia solar? 

Para o pleno funcionamento do sistema, é preciso que os equipamentos adequados estejam instalados. Um dos principais é o painel solar, ou módulo fotovoltaico. Fisicamente, esse equipamento é uma placa composta por várias células solares, que são um material semicondutor que faz a transformação da energia radiante do sol em elétrica.

É importante frisar que, essa eletricidade não sai direto dos módulos fotovoltaicos para a casa porque está em forma de corrente contínua (CC) e precisa ser transformada em corrente alternada (CA) para ser compatível com a rede. É o inversor solar que faz essa transformação, sendo de extrema importância.

Os painéis fotovoltaicos são, geralmente, instalados sobre a parte superior da edificação, seja um telhado ou uma cobertura. É preciso ter disponível espaço suficiente com incidência solar para gerar a quantidade de energia necessária para cobrir o consumo daquela unidade. Por isso, o sombreamento pode ser um problema.

Como obter o desconto? 

Para que o proprietário do imóvel possa garantir seu desconto, é bem simples. Basta que ele tenha o imóvel registrado em seu nome no cadastro de imóveis da Prefeitura, possua o pagamento do IPTU do imóvel em dia e tenha a geração de energia solar no seu imóvel comprovada pela concessionária de energia.

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É possível trabalhar na Uber com CNH provisória?

É muito comum que portadores de CNH provisória se perguntem se é possível realizar cadastro e trabalhar em aplicativos de transporte. Apesar de a Permissão Para Dirigir (PPD) ser aceita em todo território nacional, permitindo que seu portador conduza carros particulares legalmente, os aplicativos de transporte, como Uber e 99pop, não permitem o cadastro de motoristas que ainda possuem a versão provisória da carteira de motorista. 

Isso acontece porque, segundo as plataformas, por ser provisória, a PPD não garante a obtenção da versão definitiva da CNH. Para que ela seja conquistada, o condutor deve ser bastante cuidadoso. A lei permite que ele cometa apenas uma infração média e, caso tenha infrações graves ou gravíssimas, ele perderá o seu documento. Como consequência, será preciso realizar todo o processo novamente, que vai desde assistir às aulas da autoescola a fazer os exames exigidos.

Ainda que pareça burocrático, esse é apenas um dos requisitos impostos pelos aplicativos. No Reclame Aqui, é possível encontrar inúmeras queixas de motoristas que desejam trabalhar com as plataformas, mas não são aceitos por terem somente a PPD.  Em meio às inúmeras exigências impostas pelos aplicativos, confira abaixo o que é necessário para se tornar um motorista da Uber, 99 e InDriver. 

Uber

A Uber exige que o documento acompanhe a observação “Exerce atividade remunerada” (EAR), que indica que o motorista é remunerado pela atividade. Para obtê-la, o condutor deve abrir uma solicitação no DETRAN, pagar as taxas solicitadas e fazer os exames necessários.

Pessoas que não possuem um veículo e querem ser motoristas parceiros podem alugar um veículo com desconto. No caso, esta locação será feita por uma locadora parceira. O Uber ainda ressalta que a Prefeitura exige que os motoristas enviem o CONDUAPP ou o CONDUTAX, curso oferecido de forma online e gratuita pela Uber, composto por vídeos e livros eletrônicos, com materiais e conteúdo aprovados pela Prefeitura, para rodar em São Paulo. 

Além disso, por se tratar de uma plataforma com diversas categorias (UberX, Comfort, Flash Moto, Moto e Uber Black), cada uma delas exige diferentes especificações exclusivas. Entre elas estão: 

  • UberX: Veículos com 10 anos de fabricação, que possuem 4 portas, capacidade para 5 passageiros e ar condicionado; 
  • Uber Comfort: Carros com 4 portas, capacidade para 5 passageiros, ar condicionado e 100 viagens completas com boa média de avaliação; 
  • Uber Black: Carros com 4 portas, capacidade para 5 passageiros, ar condicionado, no mínimo 100 viagens completas, média mínima de avaliação e determinados modelos de carros.

Uma lista de carros permitidos pelo Uber pode ser encontrada aqui. A empresa diz que carros com placa vermelha e veículos utilitários não são aceitos. O mesmo acontece com carros adesivados, plotados, sinistrados e com mudanças no sistema de suspensão ou freios.

99Pop

De forma geral, a 99, assim como a Uber, mantém as mesmas regras a cada ano. O principal fator que é alterado é o período de fabricação do veículo do motorista. Em cada cidade, a empresa flexibiliza o ano de fabricação permitido para se adequar melhor ao local em específico, confira os detalhes:

Belém (PA) – aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2012.

Belo Horizonte (MG) –  modelos de veículos fabricados a partir de 2008.

Curitiba (PR) – todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2012.

Brasília (DF) – Nesse caso, os carros fabricados a partir de 2011 serão aceitos. Os veículos precisam ter cadastro na Secretaria de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (SEMOB-DF). O cadastro dos veículos e dos motoristas parceiros é realizado pela 99 junto ao Órgão. 

Goiânia (GO) – Serão aceitos os veículos fabricados a partir de 2012.

Rio de Janeiro (RJ) – Aceitos carros com até 8 anos de fabricação, o local com o menor período permitido.

Salvador (BA) – Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2007.

São Paulo (SP) – Nesse caso, é aprovado o veículo com no máximo até 10 anos desde a fabricação ou de acordo com a regulamentação municipal.

A 99 explica que, devido à regulamentação municipal do município de São Paulo, apenas veículos com no máximo até 10 anos desde a fabricação ou modelo recebem chamadas no município. Para os demais municípios da Região Metropolitana, veículos fabricados com no máximo até 10 anos desde a fabricação seguem podendo receber viagens normalmente.

São José dos Campos (SP) – Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2010.

Demais cidades – carros com até 9 anos de fabricação.

As outras regras seguem valendo ano após ano. O motorista deve ter um smartphone IOS ou Android e ter carteira de motorista definitiva com a observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR), além de possuir um carro de quatro portas. Para a cidade de São Paulo é necessário ter o CONDUAPP e CSVAPP (certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo, que atesta a segurança do veículo utilizado pelo motorista de transporte). 

inDriver

A inDriver, em geral, possui critérios semelhantes aos dos outros aplicativos. Ela exige que o condutor possua acima de 21 anos, CNH com observação que exerce atividade remunerada (EAR) e um carro fabricado a partir do ano de 2009. No entanto, para a cidade de São Paulo a exigência é que o ano de fabricação do veículo seja a partir de 2011.

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Uber perde ação movida contra o vereador Marlon Luz

Uber realizou uma ação com tentativa de cassar o mandato do vereador Marlon Luz e perdeu. Saiba mais sobre o ocorrido!

A Uber, em 2021, moveu uma ação no Ministério Público contra o vereador Marlon Luz, alegando improbidade administrativa. Segundo a empresa, o parlamentar e seus assessores estariam ajudando os motoristas de aplicativo a mover ações contra a mesma de maneira ilegal. Um ano depois do início do caso, após investigação minuciosa realizada pelo ministério, o caso foi arquivado, comprovando que todas as ações realizadas pelo gabinete do vereador são feitas de maneira totalmente correta e dentro da lei. 

Ao se deparar com centenas de milhares de ações, tendo gastos expressivos, que passam de milhões, a Uber tentou diversas vezes calar quem expõe suas irregularidades. Por conta de suas recorrentes lutas em prol da melhoria da qualidade de vida e trabalho dos motoristas de aplicativo, como a implementação da Lei 17.596/21, que dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa, o próprio vereador Marlon Luz já sofreu tentativa de cassação de mandato e invasão em suas redes sociais. 

“A Uber tentou cassar o meu mandato por estar defendendo os motoristas de aplicativo. Desde o início do mandato venho tentando ajudar os motoristas que tem sua conta banida injustamente e isso deixou a Uber bastante irritada. Mesmo assim, ao invés deles tentarem se corrigir e ajudar os motoristas, preferiram me atacar e tentar cassar o meu mandato. É assim que a Uber tem tratado quem tenta ajudar os motoristas. Ela faz denúncias infundadas, derruba contas nas redes sociais”, relatou o parlamentar. 

Em resposta às atitudes inescrupulosas da empresa, buscando sempre defender os direitos dos motoristas, Marlon Luz moveu 2 ações contra a Uber, que seguem em andamento. Uma delas busca que a empresa seja condenada pelas recorrentes promoções realizadas, que muitas vezes não são cumpridas. A outra tem como objetivo reenquadrá-la como empresa de transporte, afinal, ao cobrar taxas variáveis, que muitas vezes são acima de 60%, ela não cumpre o comportamento de intermediação.

O vereador Marlon Luz sempre busca ouvir todos os tipos de reivindicações e necessidades dos motoristas de aplicativo, porém, como vereador da cidade de São Paulo, seus poderes e recursos são limitados. Pensando em uma melhor maneira de atendê-los, com possibilidade de propor projetos que ajudem efetivamente motoristas de todo país, ele anunciou sua candidatura a deputado federal.  

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Além de discutir os banimentos injustos, Marlon listou algumas das ações que vem tomando pela melhoria da qualidade de vida dos motoristas

Na última quinta-feira (4), com motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz abriu espaço para que os 8 convidados, que vieram de diferentes partes do estado de São Paulo, fizessem perguntas e expusessem os problemas enfrentados no cotidiano como motoristas. 

Mediante a apuração de dados realizada na CPI dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, descobriu-se que somente no mês de julho foram cadastrados 12.111 novos carros na plataforma Uber, totalizando uma média de 391 novos carros por dia em São Paulo, os motoristas iniciaram uma importante conversa. Eles abordaram as dificuldades enfrentadas devido ao excesso de motoristas não profissionais cadastrados nas plataformas. 

Banimentos injustos

Em meio às queixas de banimentos injustos nas plataformas, o vereador atualizou os motoristas quanto à aplicação da Lei 17.596, que é de sua autoria e dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa. Ele garantiu que a lei esteja sendo aplicada corretamente na última sessão da CPI, quando questionou Débora Freitas, secretária  executiva do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV). Segundo a mesma, o comitê disponibilizou um e-mail para que os motoristas possam entrar em contato e denunciar qualquer banimento irregular das plataformas.

Ações do vereador

Além de explicar sobre seus objetivos como Deputado Federal, o vereador também listou algumas das ações que vem tomando pela melhoria da qualidade de vida e trabalho dos motoristas e o que tem em mente para o futuro. Entre as ações recentes, o vereador listou a inauguração do ponto de apoio, a instalação de placas de identificação no Aeroporto de Congonhas e a autoria do PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas. 

A conversa foi muito importante para que todos pudessem expor suas ideias, desafios e dificuldades do dia a dia. O vereador Marlon Luz busca ouvir todos os tipos de reivindicações vindas por parte dos motoristas de aplicativo, para que possa propor projetos que ajudem motoristas de todo país, em Brasília, como deputado federal. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quintas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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Marlon Luz confronta diretor de empresa de marketing contratada pelo Ifood

Confira as atualizações da CPI dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente e tem forte atuação

Na última terça-feira, dia 2 de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, retornou às atividades, após o recesso da Câmara dos Vereadores de São Paulo. A comissão recebeu Débora Freitas, secretária executiva do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), Douglas Tokuno, diretor da Waze Carpool no Brasil e Lula Guimarães, diretor da Benjamin Comunicação, contratada pelo Ifood para peças publicitárias. 

Marlon Luz iniciou a sessão direcionando uma série de perguntas a Débora Freitas, com objetivo de entender qual tem sido o papel do CMUV frente à regulamentação de motoristas de aplicativos e OTTC´s (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas) na cidade de São Paulo. 

A secretária apresentou uma série de dados surpreendentes. Somente no mês de julho foram cadastrados 12.111 novos carros na plataforma Uber, o que totaliza uma média de 391 novos carros por dia. A pedido do vereador, a CPI também apurou que neste mesmo mês 187.017 carros realizaram corridas na cidade. A coleta de tais dados é importantíssima para que Marlon Luz possa realizar uma apuração minuciosa, que será destinada a criação de uma nova regulamentação do município de São Paulo para o cadastramento de motoristas de aplicativos. 

Durante o depoimento de Débora, o vereador reiterou a lei 17.596/21, de sua autoria, que proíbe que o motorista seja banido de qualquer plataforma sem que haja legítima defesa, e buscou entender quais as providências tomadas pelo CMUV para garantir que a lei seja aplicada. Ele também questionou sobre os diversos relatos que vem recebendo de motoristas, que alegam não ter recebido o curso de formação de condutores por parte das plataformas. 

“Disponibilizamos um e-mail, que serve como canal de atendimento, para que os motoristas possam entrar em contato e denunciar qualquer banimento irregular das plataformas. Quando recebemos a solicitação, verificamos se o banimento está dentro da legislação e, caso não esteja, entramos em contato com a plataforma. Em relação ao curso de formação, não sei responder se as plataformas continuam disponibilizando. Quando recebemos solicitações dos motoristas, fazemos o trâmite dentro do site da própria prefeitura, para que assim eles possam fazer o treinamento na modalidade presencial ou on-line”, explicou Débora. 

Waze Carpool confrontada pelo vereador Marlon Luz

Douglas Tokuno, diretor da Waze Carpool no Brasil, explicou sobre o funcionamento da modalidade de compartilhamento de viagens na cidade de São Paulo, e destacou que a empresa não busca concorrer com aplicativos como Uber e 99app, visto que é direcionada a motoristas que não são profissionais. 

Quando questionado pelo vereador Marlon, o diretor esclareceu que o propósito da plataforma é unir pessoas que já estão realizando rotas, com usuários que precisam de carona. “Foram realizadas 140 corridas por dia em São Paulo durante o mês de julho. Nós só fazemos a intermediação de contato e pagamento dos usuários. A plataforma não foi desenvolvida para que as pessoas pudessem realizar lucro. O motorista cadastrado só pode realizar duas corridas por dia, com um valor simbólico. Inclusive, motoristas de táxi e de aplicativo não podem fazer uso da ferramenta.”

Ao revelar que a empresa não é cadastrada como OTTC, e ser pressionado por Marlon quanto ao decreto 56.981 de 10 de maio de 2016, que deixa claro que se a empresa é destinada somente a caronas solidárias, existe a necessidade do cadastramento na cidade de São Paulo, Douglas ficou sem palavras. 

“Sugiro que você e a empresa averiguem sobre a necessidade do cadastramento na prefeitura. Minha equipe fez uma pesquisa e descobriu que existe sim essa necessidade, mesmo que vocês estejam apenas focados em caronas. É importante que vocês sempre estejam atentos quanto a isso”, disse Marlon Luz. 

Empresas contratadas pelo Ifood para espalhar fake news

Duas empresas de publicidade também foram convocadas a prestar depoimento, porém, ao apresentarem um habeas corpus, decidiram permanecer caladas frente a todos os questionamentos. 

Tais empresas enfrentam acusações por terem usado as redes sociais para desmobilizar as manifestações de entregadores a mando do aplicativo Ifood. Além da criação de diversas fake news relacionadas aos representantes das manifestações, utilizadas para desmoralização dos mesmos, as empresas publicitárias também usaram de outras pautas, como a vacinação prioritária para os entregadores, para desviar atenção das reivindicações dos trabalhadores.

“Lula Guimarães foi responsável pela campanha presidencial de Eduardo Campos, Marina Silva (2014) e Geraldo Alckmin (2018). Ele entende bem de campanha de marketing político e, inclusive, o que ele está fazendo hoje, é provavelmente o que ele orienta aos políticos quando são confrontados: ficar em silêncio, ao invés de prestar satisfação pública quanto ao trabalho que está sendo feito. O que me impressiona é o Ifood, contratando empresas para mudar a opinião pública e ferrar o que chamam de parceiros. Gostaria de deixar claro meu repúdio a esse tipo de comportamento e a falta de respeito com o poder público. Esse é o tipo de parceria que o Ifood gosta. Não é a parceria do entregador. Os entregadores e motoristas de aplicativo não são parceiros, essas empresas que são”, ressalta Marlon. 

Lembrando que você acompanha a CPI dos Aplicativos até o final de 2022, todas as quartas às 11h da manhã, pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo ou pelo resumo no canal do Youtube do Vereador Marlon Luz, na hora que desejar.

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Na última quinta-feira (28), em mais um de seus cafés da manhã especiais com motoristas de aplicativo, o vereador Marlon Luz se reuniu com convidados de diversas regiões de São Paulo, e excepcionalmente recebeu representantes da Associação de Motoristas de Transporte por Aplicativo de Santa Catarina (AMTASC), que vieram a capital paulista exclusivamente para conversar com o vereador. A reunião foi destinada a ouvir os participantes e à discussão sobre as lutas e conquistas de Marlon em prol dos motoristas de aplicativo da capital. 

Os representantes de Santa Catarina, visando a troca de experiências durante o café da manhã, compartilharam suas dificuldades, desafios e progressos durante a reunião. Essa interação é essencial para que Marlon Luz, que é candidato a deputado federal, possa entender as necessidades e reivindicações dos motoristas de aplicativo por todo Brasil. 

Durante a conversa eles puderam falar sobre os projetos e leis em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, das quais o vereador é autor, que visam trazer melhorias à classe de motoristas de app, o que deixou os convidados bastante animados. Dentre os projetos, o mais comentado é o PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas.

Além disso, Marlon comentou sobre o andamento da CPI dos Aplicativos, da qual é vice-presidente, e discutiu sobre algumas melhorias na região do aeroporto de Congonhas. Entre os principais feitos do vereador na região está o ponto de apoio para motoristas de aplicativo, local seguro, que oferece serviços gratuitos como banheiro, água, microondas e aspirador de pó. Graças a sua reivindicação ao novo superintendente da Infraero no aeroporto de Congonhas, foram instaladas placas de identificação no local de embarque de carros de aplicativo dentro do aeroporto, para evitar o tumulto e facilitar o acesso de passageiros. 

A experiência foi esclarecedora para os motoristas de aplicativo de São Paulo, que puderam entender melhor sobre os projetos do qual Marlon é autor, e também agregou muito aos integrantes da AMTASC. 

Lembrando que o café da manhã ocorre todas às quintas-feiras, no gabinete do Vereador Marlon Luz. Caso queira participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e enviar.

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