Um dos grandes problemas para os motoristas de aplicativo é a idade veicular muito limitada imposta a eles. Desde o início do mandato, o Vereador Marlon Luz vem conseguindo mudanças sobre essa questão para melhorar as condições de trabalho dos motoristas, que é sua prioridade.
Por conta de um decreto municipal em São Paulo, no início de 2021, a idade veicular para motoristas de aplicativo era de 8 anos. Uma das primeiras conquistas do mandato foi o aumento da idade veicular de 8 para 9 anos de fabricação para carros de aplicativo. Assim, os carros com ano de fabricação 2012 puderam rodar em 2021.
Porém, um dos grandes motivos para esse pedido ter sido aceito foi a pandemia, que obrigou os motoristas a ficarem em casa sem trabalhar, não os deixando levar renda para casa. Por isso, o acordo era que essa regra valeria apenas para 2021 e a partir de 2022, só carros 2014 poderiam rodar pelas plataformas.
Graças a uma articulação política feita pelo vereador e pelo fato de ser o representante da classe dos motoristas de aplicativo no legislativo, Marlon Luz conquistou a continuidade dessa exceção para o ano de 2022: agora será considerado 9 anos do modelo e 10 anos da fabricação do carro. Ou seja, os carros modelo 2013 e fabricação 2012 poderão continuar rodando.
Lembrando que uma mudança como essa não é fácil e exige muitas articulações políticas para acontecer. Não apenas isso, essa conquista beneficia tanto motoristas, quanto passageiros, pois agora mais carros poderão rodar.
Deixe uma resposta