A Uber, em 2021, moveu uma ação no Ministério Público contra o vereador Marlon Luz, alegando improbidade administrativa. Segundo a empresa, o parlamentar e seus assessores estariam ajudando os motoristas de aplicativo a mover ações contra a mesma de maneira ilegal. Um ano depois do início do caso, após investigação minuciosa realizada pelo ministério, o caso foi arquivado, comprovando que todas as ações realizadas pelo gabinete do vereador são feitas de maneira totalmente correta e dentro da lei.
Ao se deparar com centenas de milhares de ações, tendo gastos expressivos, que passam de milhões, a Uber tentou diversas vezes calar quem expõe suas irregularidades. Por conta de suas recorrentes lutas em prol da melhoria da qualidade de vida e trabalho dos motoristas de aplicativo, como a implementação da Lei 17.596/21, que dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa, o próprio vereador Marlon Luz já sofreu tentativa de cassação de mandato e invasão em suas redes sociais.
“A Uber tentou cassar o meu mandato por estar defendendo os motoristas de aplicativo. Desde o início do mandato venho tentando ajudar os motoristas que tem sua conta banida injustamente e isso deixou a Uber bastante irritada. Mesmo assim, ao invés deles tentarem se corrigir e ajudar os motoristas, preferiram me atacar e tentar cassar o meu mandato. É assim que a Uber tem tratado quem tenta ajudar os motoristas. Ela faz denúncias infundadas, derruba contas nas redes sociais”, relatou o parlamentar.
Em resposta às atitudes inescrupulosas da empresa, buscando sempre defender os direitos dos motoristas, Marlon Luz moveu 2 ações contra a Uber, que seguem em andamento. Uma delas busca que a empresa seja condenada pelas recorrentes promoções realizadas, que muitas vezes não são cumpridas. A outra tem como objetivo reenquadrá-la como empresa de transporte, afinal, ao cobrar taxas variáveis, que muitas vezes são acima de 60%, ela não cumpre o comportamento de intermediação.
O vereador Marlon Luz sempre busca ouvir todos os tipos de reivindicações e necessidades dos motoristas de aplicativo, porém, como vereador da cidade de São Paulo, seus poderes e recursos são limitados. Pensando em uma melhor maneira de atendê-los, com possibilidade de propor projetos que ajudem efetivamente motoristas de todo país, ele anunciou sua candidatura a deputado federal.
Deixe uma resposta