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Conheça o aplicativo do mandato do Vereador Marlon Luz

A capital de São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É também a cidade mais populosa do Brasil, a mais influente no cenário global. A cidade de São Paulo é a 8.ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, tem cerca de 12 milhões de habitantes, sendo a 10.ª maior aglomeração urbana do mundo.

Sendo assim, as questões administrativas são muito complexas, principalmente pela extensão territorial e os fatores de urbanização. A prefeitura da cidade tem uma grande dificuldade para detectar e localizar os inúmeros problemas de zeladoria espalhados pelo município, como buracos, podas de árvores, falta de iluminação, etc. 

Pensando em agilizar esse processo e melhorar a qualidade de vida da população, o vereador Marlon Luz, em seu primeiro ano na Câmara Municipal de São Paulo, desenvolveu o Aplicativo do Mandato. Através dele, qualquer cidadão pode contribuir com a zeladoria da cidade enviando solicitações com fotos, e também entrar em contato com o gabinete através do Canal do Cidadão para outras informações, reclamações e dúvidas em geral.

Desde que o Marlon foi eleito, mais de 688 solicitações de zeladoria foram feitas pelo App do Mandato, e 416 foram resolvidas. 

Entre as reclamações, o acúmulo de descarte de lixos pelas ruas está entre as mais frequentes. Como, por exemplo, em 2021, uma das solicitações enviadas pelo app chamou a atenção pelo excesso de lixo em uma via pública nas redondezas do bairro Jd. São José, pois estava causando acidentes de pedestres, e com esse registro, o gabinete do vereador Marlon pode cobrar os órgãos públicos responsáveis para que o caso fosse resolvido, e em pouco tempo, a solicitação foi atendida. 

Outra reclamação muito comum feita principalmente pelos motoristas que sofrem com o alto custo da manutenção dos carros é a existência de buracos espalhados pelas ruas, geralmente ocasionados pelo desgaste do tempo ou pelas fortes chuvas na cidade. Enviado um registro com foto desse tipo de demanda e a localização exata do local pelo app do mandato, também é possível agilizar a resolução do problema.

Mas é preciso salientar que boa parte dos buracos que tanto atrapalham a vida dos motoristas são causados pela Sabesp, que rotineiramente quebra os asfaltos para fazer consertos nas tubulações de água e não volta para consertá-los.

Buraco tapado após reclamação feita do app do mandato.

No App do Mandado, como já citado, você também tem acesso ao Canal do Cidadão, e no primeiro ano do mandato do vereador Marlon Luz, aproximadamente 11.000 conversas foram estabelecidas entre os munícipes e o gabinete, a fim de resolver inconvenientes. 

Para ter acesso aos benefícios que o app oferece basta instalá-lo em seu smartphone.   

Instalando o Aplicativo do Mandato

Para usar o app, basta pesquisar por Marlon Luz nas plataformas do seu celular, pelo App Store para sistema IOS ou pelo Google Play para o sistema Android e instalar.

Como usar?

Após instalar o aplicativo, você terá acesso a atualizações do mandato, poderá acessar o Canal Cidadão e falar com um assessor do gabinete do vereador Marlon Luz para registrar solicitações, fazer reclamações e tirar dúvidas em geral sobre os aplicativos.  Siga as setas como na imagem abaixo e envie a solicitação:

Para enviar relatos sobre ruas esburacadas, falta de iluminação, poda de árvore e etc. Basta clicar onde as setas indicam na imagem e escolher entre as opções:    

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Vereador Marlon Luz realiza ações sociais no final de 2021

As festas de final de ano nunca são fáceis para famílias e comunidades carentes. E a grande crise econômica e social causada pela pandemia da COVID-19 colocou muitos cidadãos abaixo da linha da miséria em que sofrem até mesmo com a falta do básico para comemorar o Natal e a chegada do novo com seus familiares.  Pensando nisso, o Vereador Marlon Luz se empenhou em contribuir com diversas ações sociais, a fim de acolher essas famílias e levar um pouco de alegria para seus lares nesse período. 

As ações começaram no dia 12, em que o parlamentar visitou o Parque São Domingos, localizado na Zona Norte do município de São Paulo. Lá foi realizado um torneio esportivo durante o dia inteiro para crianças carentes e adultos, em que Marlon Luz fez sua contribuição. No final do dia, foram distribuídos mais de 100 brinquedos às crianças, como uma forma de tornar o Natal delas mais feliz e completo. 

Marlon Luz durante a entrega de brinquedos.

No dia 17 de dezembro, o Vereador visitou o Jardim Mangalot, comunidade que também fica localizada na Zona Norte de São Paulo, perto de Pirituba. Na ocasião, os moradores estavam sofrendo com as fortes chuvas que ocorreram naquele mês e haviam perdido muitos itens essenciais com as enchentes, além de terem ficado muitos dias sem saneamento básico. Com intuito amenizar a situação desesperadora dessas pessoas, foram distribuídas cerca de 60 cestas básicas às famílias, que puderam passar por esse difícil período com mais tranquilidade.   

“O plano é que em 2022 ações como essa aumentem cada vez mais, porque a  posição de Vereador me permite estar cada vez mais perto da população , e o meu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível, o que é uma das melhores partes desse trabalho”

Marlon Luz, vereador eleito por São Paulo.
Marlon Luz durante a entrega de cestas no Jardim Mangalot.
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Quais as regras para dirigir pela Uber?

O número de motoristas de aplicativos vem aumentando todos os anos. A própria CPI dos Aplicativos, na  Câmara Municipal de São Paulo, da qual tem como vice-presidente o vereador Marlon Luz, investigou que até novembro de  2021, a  capital paulista atingiu a marca de 563 mil motoristas de aplicativos ativos cadastrados na Prefeitura. 

E diante desse número crescente de novos motoristas na categoria, a grande dúvida que paira é: quais carros podem dirigir pela Uber e quais são as regras? A seguir, conheça as exigências:

 Uber X

Se você planeja dirigir pela categoria Uber X, que é a mais popular da plataforma e oferece viagens mais baratas para os passageiros, não terá muitas restrições. As regras são: ter um veículo com 4 portas e 5 lugares, e ar-condicionado. Além disso, existem as restrições sobre idade veicular dos carros, que mudam de acordo com cada município. 

Em São Paulo, por exemplo, o próprio Marlon Luz lutou pelo aumento da idade veicular dos carros de aplicativo durante todo o seu primeiro ano de mandato. O  parlamentar conseguiu junto à prefeitura que o Decreto fosse alterado para que os carros de aplicativo pudessem circular com até 10 anos de uso.. Ou seja, no município de São Paulo os carros modelo 2013 e fabricação 2012 poderão trabalhar na cidade. Assim muitos motoristas não terão a necessidade de trocar o veículo em 2022.

Mas cada cidade tem a própria regulamentação municipal, então consulte as regras da sua. Lembrando que a categoria Uber X funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Teresina, Belém, Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Rio Branco, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Vitória, Recife e Salvador. 

Uber Black

A Uber Black é a categoria de “luxo” do aplicativo. Por isso, as tarifas são mais elevadas e os motoristas que dirigem pela categoria precisam se adequar a mais regras. São elas:

  • Ter 4 portas e 5 lugares;
  • Possuir ar condicionado; 
  • Apenas veículos nas cores preta, branco, prata, cinza, preto, marrom e azul marinho;
  • Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
  • Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas.

Lembrando que a categoria funciona apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba e tem idade veicular reduzida. 

Uber Comfort

A Uber Comfort é a categoria intermediária entre Uber X e Black. A categoria traz veículos mais selecionados e exige motoristas bem avaliados, assim como a Uber Black. O preço também é mais elevado que a categoria Uber X. O seu lançamento, inclusive, foi marcado por polêmicas, porque o passageiro pode selecionar se quer conversar com os motoristas ou não antes mesmo de entrar no carro. A seguir os requisitos para dirigir pela categoria:

  • Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
  • Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,80 estrelas;
  • Dirigir um veículo de modelo e idade veicular elegível ao Uber Comfort

A categoria funciona nas cidades de Brasília, Belém, Bauru, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Joinville, Londrina, Porto Alegre, Goiânia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

Uber Flash 

O Uber Flash é a categoria de envios de pequenos objetos por meio de um motorista Uber. Ela nasceu durante o início da pandemia, como uma forma de amenizar a falta de corridas por conta do isolamento social. Também está disponível na versão Uber Flash Moto. Os critérios para trabalhar por essa modalidade são:

  • Estar dentro das qualificações da categoria Uber X;
  • Apenas transportar artigos pequenos ou médios;
  • Máximo de 20kg e que caiba perfeitamente no  porta-malas do  veículo sem impedir a visibilidade dos motoristas.  
  • Somente poderão ser levados itens permitidos por lei e que não ultrapassem o valor de R$ 500 (quinhentos reais).

Uber Bag

O principal diferencial dessa categoria é a exigência de um porta-malas maior. O Bag funciona de forma opcional, ou seja, os carros seguem rodando como X ou Black, mas ao receberem uma chamada de Uber Bag, sabem que o passageiro terá que usar o porta-malas. Além do porta-malas maior, as exigências são as mesmas das outras categorias e as tarifas são mais altas. 

Nesta categoria, os carros mais comuns são SpaceFox, Livina, Spin, Zafira, Fielder, Grand Livina. Já no Uber Black BAG os carros mais comuns são Captiva, Sportage, HR-V, Kicks, iX35 e Tucson.

Para saber mais acesse: Requisitos para motoristas parceiros

Tabela de requisitos:

TipoCaracterísticas CidadesObservação
Uber XTer um veículo que tenha 4 portas e 5 lugares com ar condicionado. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Teresina, Belém, Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Rio Branco, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Vitória, Recife e Salvador. Existem as restrições sobre idade veicular dos carros, que mudam de acordo com cada município. 
Uber BlackTer 4 portas e 5 lugares;
Ter ar condicionado; 
Ter bancos de couro;
Apenas veículos do tipo SEDAN e SUV. 
Apenas veículos nas cores preta, branco, prata, cinza, preto, marrom e azul marinho;
Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.Tem idade veicular reduzida. 
Uber ComfortTer realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas;
Brasília, Belém, Bauru, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Joinville, Londrina, Porto Alegre, Goiânia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.O passageiro pode selecionar se quer conversar com os motoristas ou não antes mesmo de entrar no carro.
Uber FlashEstar dentro das qualificações da categoria Uber X;
Apenas transportar artigos pequenos ou médios;
Máximo de 20kg e que caiba perfeitamente no  porta-malas do  veículo sem impedir a visibilidade dos motoristas.  
Tranporte de itens permitidos por lei e valor máximo de R$ 500 (quinhentos reais)
Disponível em todo o Brasil. Disponível também na versão Uber Flash Moto. 
Uber BagTer 4 portas e 5 lugares;
Ter ar condicionado;
Porta-malas maior.
Apenas em São Paulo e Brasília. Os carros mais comuns são SpaceFox, Livina, Spin, Zafira, Fielder, Grand Livina.
Já no Uber Black BAG os carros mais comuns são Captiva, Sportage, HR-V, Kicks, iX35 e Tucson.
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Como foi o 1º ano de mandato do Vereador Marlon Luz?

Em 2022, Marlon Luz completa o seu 1º ano de mandato como Vereador eleito no município de São Paulo pela classe dos motoristas de aplicativo. Marlon cumpriu com o prometido e tem defendido a classe através do seu trabalho, ele tem lutado pelos direitos e por melhorias para os motoristas de app: após muitos desafios e aprendizado, é com muito orgulho que pode-se dizer que este primeiro ano do seu mandato foi cheio de conquistas para a classe. “O meu objetivo sempre foi trazer melhorias para a vida dos motoristas e acredito que, após 1 ano de mandato cheio de vitórias, tenho cumprido o meu papel, mas ainda há muito a ser feito”, disse o parlamentar. A seguir, veja as maiores conquistas de 2021 em cada área do mandato:

Atuação legislativa

Marlon Luz durante a aprovação do PL.

Direito de defesa em caso de banimento

Um dos grandes benefícios de ter um representante no legislativo que defenda os motoristas de aplicativo é que muitas das reivindicações da classe têm a chance de receber respaldo legal. Uma das maiores reclamações vinda dos motoristas é a ameaça iminente de serem banidos das plataformas sem justificativa alguma. Pensando nisso, o vereador Marlon Luz  criou a Lei 17.596, fruto do PL 158/21, que determina o dever dos aplicativos de transporte notificarem os motoristas cadastrados pelas plataformas nos casos de banimento, o que proporciona o direito de defesa aos motoristas nesses casos. A Lei já foi sancionada pelo Prefeito Ricardo Nunes e reconhecida pela Uber, tanto que, desde o dia 17 de janeiro, passou a aplicá-la no Brasil todo e não apenas na cidade de São Paulo. 

Isenção do motorista de app da zona azul

Além disso, pensando em melhorar a vida dos motoristas, o Vereador Marlon Luz também é autor do PL 159/21, que determina a isenção aos motoristas de aplicativo do pagamento do Zona Azul, pelo período de 30 minutos por dia. Há a dificuldade dos motoristas de aplicativo encontrarem espaços para estacionar nas vias públicas e, não só isso, são em grandes centros urbanos como esses que os motoristas de aplicativos conseguem inúmeras chamadas. Diante dessa situação, se torna necessário que a opção de lugares para estacionar seja maior e dê a possibilidade dos motoristas esperarem as corridas. 

Como autor do PL 159/21, o vereador Marlon Luz tem o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de aplicativo. Pois o valor pago da Zona Azul simboliza um gasto a mais no final do dia e também um problema durante as corridas pela falta de vagas para estacionar nas vias públicas. Esse projeto dispensa os motoristas cadastrados nas plataformas do pagamento da tarifa do estacionamento pago Zona Azul, pelo período de 30 minutos, o que significa mais economia e tranquilidade em seu percurso.

Combate a indústria da multa

Uma das maiores reclamações de todos os motoristas da cidade de São Paulo é o grande recebimento de multas injustas. Em combate  a indústria da multa, foi aprovada em 1º votação o PL 197/21, de autoria de Marlon, que dispõe sobre a proibição de radares móveis ou fixos sem a função de lombada eletrônica. Com as lombadas mais chamativas e visíveis aos motoristas, multas injustas serão evitadas. Lembrando que o projeto de lei segue tramitando na Casa e aguarda a 2º votação. 

Isenção de IPVA para compra de carros elétricos e híbridos

Pensando em contribuir com a sustentabilidade do município de São Paulo, tramita na Câmara o PL 402/21, que altera o artigo 6° da Lei Municipal 15.997 que isenta o IPVA de carros elétricos e híbridos no valor de até 150 mil reais. Com esse PL entrando em vigor, essa devolução de IPVA poderá ocorrer para carros de até 250 mil, ficando de acordo com a atual realidade do mercado automobilístico brasileiro. A ideia é que, além de atualizar o teto de isenção, essa lei incentive a compra de carros híbridos ou elétricos, que são muito mais sustentáveis, de forma que seja possível amenizar a poluição do município de São Paulo.

Maior transparência no pagamento

Por fim, para trazer uma maior transparência aos passageiros, o PL 548/21 foi aprovado e sancionado. O Projeto de Lei determina a obrigatoriedade das plataformas de transporte fornecerem os demonstrativos de pagamentos aos passageiros detalhando todos os valores que envolvem uma corrida, gerando no passageiro a mesma indignação que o motorista tem de ver as plataformas levarem 40% das corridas. Após o término da corrida, o passageiro deverá ser informado sobre o valor pago para o motorista, os impostos e as taxas cobradas por cada município. 

Conquistas da CPI dos Aplicativos

Em março de 2021, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, em que o Vereador Marlon Luz  é o vice-presidente e analisa os serviços prestados pelos aplicativos de transportes de passageiros e de pequenas mercadorias. Desde então, todas as terças-feiras, as plataformas vêm sendo confrontadas sobre os abusos que cometem diariamente contra os motoristas de aplicativo, como: banimentos injustos, vendas de reativação, falta de segurança…

Vereador Marlon Luz durante a CPI dos Aplicativos

No final de 2021, por exemplo, a Uber foi chamada para depor. Porém, na noite anterior à CPI, a plataforma conseguiu, de última hora, uma permissão judicial, chamada habeas corpus preventivo, para ter o direito de permanecer em silêncio e para não assinar o termo de compromisso da CPI. A desculpa foi que existem dados e informações sigilosas de terceiros e da própria empresa que “não podem ser divulgados”. Faltando pouquíssimo tempo para o início da sessão, a 99 também conseguiu um habeas corpus que autorizou os depoentes a permanecerem em silêncio, ou seja, terem o direito de se esquivarem da verdade. A liminar foi dada para evitar um suposto constrangimento imposto pela CPI. 

Essas situações  demonstram a importância da CPI, porque com a Comissão acontecendo, finalmente existe uma forma de regulamentação municipal que coloca as plataformas contra a parede e questiona os abusos. Lembrando também que, além disso, a CPI investigou que pelo menos duas empresas de transporte por aplicativos estão operando irregularmente na cidade, sem autorização ou credenciamento como Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas (OTTC) e há pelo menos 546 mil carros de aplicativos credenciados para rodar pelas ruas da cidade. 

Idade Veicular

Através de seus esforços, Marlon Luz conseguiu junto à prefeitura que o Decreto municipal em São Paulo fosse alterado para que os carros de aplicativo pudessem circular com até 10 anos de uso, e agora, com a nova regra, carros com ano de fabricação 2012, modelo 2013 poderão trabalhar na cidade de São Paulo. Isso simboliza uma grande contribuição para que muitos motoristas não tenham a necessidade de trocar de veículo nesse ano de 2022, tendo em vista a dificuldade econômica que foi agravada pela pandemia.

Comissão de Smart City traz inovação e tecnologia a Câmara

No dia 29 de novembro, o Vereador Marlon Luz obteve mais uma conquista para o seu mandato: a criação de uma comissão de estudos para implementar o plano de Smart City para a cidade de São Paulo, onde o vereador como Presidente, irá presidir  as reuniões. Assim como os Smartphones trouxeram inovação e conexão para nossas vidas, a Smart City tem o objetivo de tornar os serviços da cidade mais ágeis através da tecnologia. 

Apesar de ser um conceito relativamente novo, já é considerado mundialmente um assunto essencial sobre desenvolvimento sustentável e tecnológico. Nada mais justo que o projeto de Smart City seja trazido para a maior cidade metropolitana do Brasil. 

Marlon Luz realizando entrevistas com a TV Câmara sobre a Comissão de Smart City.

Ações sociais 

Pensando em amenizar os impactos causados pela pandemia, foi doado 1.207 cestas básicas para os motoristas de aplicativo em 2021, o vereador Marlon sensibilizado e sabendo que devido a esse período muitos foram impossibilitados de trabalhar e levar o sustento para o seu lar, chegando a passar fome, cedeu um mês do seu salário para colaborar com a doação.


Além disso, foram atendidos 10.972 motoristas, distribuídas 1.207 cestas básicas, 1.032 contas de motoristas reativadas, 358 tapa-buracos e 58 podas de árvores feitas. O trabalho continua neste ano de 2022  e as  demandas podem ser enviadas pelo aplicativo do mandato, baixe o app em seu celular pelo link:  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.marlonluz

Reativações

Em 2021, com a ajuda jurídica externa de advogados da área, o Vereador Marlon Luz foi responsável pela reativação de 1.032 motoristas de aplicativos que foram banidos das plataformas injustamente, devolvendo a dignidade e o sustento para os lares dos motoristas.   

Café da manhã com motoristas

No início de dezembro do ano passado, o vereador deu início a uma agenda de café da manhã com os motoristas de aplicativo. Visando  promover um bate papo leve e informal entre a classe e o parlamentar, se aproximar ainda mais das pessoas que apoiam o seu mandato, ouvir e entender as dificuldades enfrentadas no cotidiano dessa população. O evento foi paralisado por conta do recesso, mas será retomado em fevereiro.

Primeiro café da manhã com motoristas.

“Reafirmo o meu compromisso em lutar pelos direitos e necessidades dos motoristas de aplicativo e da cidade de São Paulo”

Vereador Marlon.

O 2º ano de mandato vai ser ainda mais promissor. Muitas leis que irão beneficiar os motoristas de aplicativo seguem tramitando na Câmara Municipal de São Paulo e serão aprovadas. Mais atendimentos e ações sociais serão feitas. A Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente seguirá estudando novas maneiras de trazer tecnologia e conexão para a cidade e a luta contra os abusos  das plataformas continuará. 

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Big Data: quem fornece os dados merece ser remunerado?

Big Data é um termo que descreve um grande volume de dados que inunda uma empresa todos os dias. Esses dados precisam ser processados e armazenados, por isso, o conceito de Big Data se baseia nos 3 V’s: velocidade, variedade e volume. Mas para que uma quantidade de dados tão grande se torne funcional, é necessário que exista análises que entendam o que esses dados significam e como o uso deles pode aprimorar e contribuir para o lucro das empresas.

Porém, para que esses dados existam, é necessário que alguém os forneça. Nos dias atuais, com a ascensão das redes sociais, a vida se tornou praticamente online e qualquer pessoa que as use está dando liberdade para as empresas coletarem seus dados e fazerem uso deles. As empresas, por sua vez, lucram muito em cima dos dados fornecidos pelos usuários, que não recebem nada em troca de algo tão valioso. 

Big Data X Marketing Digital

Uma das áreas que mais se beneficia do Big Data é o marketing digital. Isso ocorre por meio do marketing de dados, que domina o mercado hoje. Aqui, iremos ver 2 aspectos do marketing que se beneficiam com o uso do Big Data.

1 – Interpretação de dados: 

  • As empresas que tomam decisões a partir de dados coletados de usuários são mais felizes, porque uma decisão tomada a partir de uma análise de dados tem mais chances de trazer bons resultados. 

2 – Análises de mercado

  • Antes do Big Data, decisões empresariais eram tomadas a partir do erro e do acerto e muito disso acontecia porque não era possível adivinhar o que o público gostaria. Agora, com uma coleta de dados tão precisa é possível criar toda uma estratégia de marketing digital necessita, em que se torna possível encontrar padrões de comportamento entre consumidores e assim traçar toda uma estratégia de marketing em cima disso. 

Afinal, quem fornece o big data?

Quem fornece esses dados é você! Cada vez que você entra em um site e aparece a pergunta “aceitar todos os cookies?” ou quando você baixa um novo aplicativo e é pedido inúmeras permissões para ser possível usá-lo, as empresas coletam os seus dados para poder fazer toda a análise explicada acima. Consequentemente, o lucro das empresas aumenta graças aos seus dados. Então, não seria justo que quem fornece esses dados seja remunerado?

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Grande, populosa e tecnológica o suficiente para ser considerada a maior cidade do Brasil e a 8º maior do mundo, São Paulo enfrenta grandes problemas de mobilidade, ao mesmo tempo em que possui grandes promessas tecnológicas para a cidade.  

Levando tudo isso em consideração, o município já possui um planejamento concreto sobre como a mobilidade da cidade deve estar em 2030. Veja a seguir alguns exemplos e projeções do que pode acontecer em 8 anos.  

Cidade zero diesel tradicional

Em entrevista ao G1, o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro,  disse que o Plano de Metas da prefeitura prevê a inclusão de um sistema que traga mais  ônibus elétricos à cidade. Junto a isso, a ideia é que o diesel tradicional seja completamente eliminado da frota de ônibus da cidade até 2030. O objetivo é que todos os ônibus no município sejam eletrificados e descarbonizados.

O plano em si é bem ousado: prevê mais 2.400 ônibus elétricos até 2024, o que é quase 20% de toda frota da capital paulistana. Porém, a finalidade dessa atualização é tornar a cidade mais sustentável e menos poluída. Por esse motivo, a base principal dessa mudança é o fornecimento de eletricidade para os trólebus. Além disso, o investimento é muito grande e são poucas as montadoras que realizam esse tipo de transporte.

Uma São Paulo mais compacta   

São Paulo é uma cidade gigante, com quase 12 milhões de habitantes e com uma periferia cada vez maior e longe da região central. Devido a isso, os moradores dessas áreas sofrem com o longo tempo de deslocamento até o seu trabalho, estima-se 3h30 no trajeto. Desde o Plano Diretor de 2013, há o conceito de cidade compacta, que incentiva o crescimento urbano nas áreas próximas a uma rede de transporte coletivo já consolidada ou que ainda será inaugurada, ou seja, nas áreas mais centrais. Com isso acontecendo, as pessoas passariam menos tempo no trânsito e no transporte público, porque estariam mais perto de seus trabalhos. De 2013 para cá a cidade não conseguiu consolidar isso por completo, mas o conceito vem fazendo parte de todos os PDEs e também fará parte do próximo PDE, assim que ele for aprovado. 

Bicicletas são o futuro

Na cidade já existe um Plano de Mobilidade Urbana para 2030, com diretrizes que contemplam uma série de ações, como a ampliação da rede destinada aos ciclistas, junto a conexão e ampliação do sistema de transporte público, além da criação de mais espaços para estacionar as bicicletas.         

Lembrando que no momento, na Câmara Municipal de São Paulo, está acontecendo a Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente para São Paulo, presidida pelo Vereador Marlon Luz, que entre uma das idealizações está a criação de um plano de mobilidade inteligente para o município de São Paulo. A comissão pode ser acompanhada todas as segunda-feiras às 14 horas pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo.

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Skills para trabalhadores de aplicativo

No nosso contexto atual, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, a tecnologia se fez ainda mais presente em nossas vidas. Ter a capacidade de lidar com plataformas virtuais é mais do que necessário. Por isso, é tão importante para os profissionais que trabalham com aplicativos ou no campo digital, terem skills, ou seja, características ou conhecimentos que os permita lidar com as novas tecnologias, facilitando assim seu desenvolvimento e alcance de seus objetivos na profissão. 

Segundo uma pesquisa realizada no Instituto Locomotiva, existem aproximadamente 33 milhões de trabalhadores adultos servindo ou operando aplicativos digitais.

Com o crescimento deste tipo de atividade no setor econômico, novas habilidades e capacidades estão sendo exigidas. Em todo ambiente de trabalho, existem boas posturas cognitivas que garantem o bom funcionamento do grupo, que serão sempre necessárias. Saber estruturar soluções para problemas, procurar informações relevantes para apresentar, saber ouvir, ter habilidade para aprender, agilidade para pensar, ser criativo, saber relacionar seus conhecimentos em diferentes situações, estar aberto para adotar diferentes perspectivas e ser adaptável são alguns exemplos de qualidades atemporais. 

Em meio a tantas possibilidades que a tecnologia abrange, é essencial ter autonomia para aprendizado e ser criativo. Poucas ideias são impossíveis, e saber explorar sua própria mente é a chave para o sucesso no mundo digital. Lidar bem com relações interpessoais é o básico para quem deseja trabalhar na área. Ter a habilidade de se comunicar bem e saber as técnicas da argumentação e do convencimento são vitais. Nesse âmbito, não é apenas a oratória que conta. É preciso dominar as mídias sociais, já que são o núcleo da tecnologia. Estar consciente e atualizado sobre as novas demandas é sempre indeclinável. 

A fluidez e rapidez que as novas informações são disponibilizadas na era computadorizada, permite que sempre haja alterações no mercado interno. O mundo digital tem diversos pontos positivos e qualidades, mas existem perigos que surgem a partir deste contato tão intenso. A facilidade com que as pessoas podem se comunicar e o excesso de informação fez com que surgissem crimes que antes não existiam. Uma das formas mais fáceis de roubar dados, por exemplo, é por meio de links enviados por contatos desconhecidos, às vezes fazendo propaganda de promoções que possuem o objetivo de fazer a vítima fornecer informações pessoais. Estar inteirado a respeito desses crimes e sobre a ética cibernética é importante para qualquer usuário. A integridade moral dos internautas é o cerne da dinâmica positiva nas mídias, e requer sempre atenção. 

Por fim, é importante lembrarmos que as melhores qualidades que uma pessoa pode ter, para alcançar o sucesso no meio de trabalho, estão ligadas ao caráter. Ter ética, empatia, sociabilidade e se importar com o bem-estar alheio são as principais características para qualquer cidadão. 

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Plataformas digitais e novos desafios

Na atualidade, é possível observar um enorme avanço no desenvolvimento tecnológico em todos os lugares do mundo. Com o objetivo de otimizar as relações entre demandas e ofertas, foram criadas as plataformas digitais. Nada mais, trata-se da utilização de tecnologia no âmbito comercial, para promover negociações e facilitar a conexão remota. O grande capital dessas plataformas advém da informação. A categorização feita dessas plataformas pode ser subdividida em dois tópicos: as plataformas locais e as plataformas baseadas na web.

FREELANCER X VÍNCULO EMPREGATÍCIO

Uma amostra de trabalho, baseado na web, é o mercado freelance. Nesse modelo, não é necessário que o trabalhador se comprometa com um empregador, já que não existe vínculo empregatício. São pessoas que trabalham virtualmente, de forma autônoma. As plataformas locais, por outro lado, possuem uma relação de intermediação em relação ao trabalhador e o serviço, como a Uber, por exemplo, monitorando as conexões de passageiro e motorista, e lucrando com o processo.  

Os maiores incentivos, para iniciar a jornada como trabalhador de plataforma digital, são financeiros e relacionados a melhor qualidade de vida.  Nessa área, existe uma grande flexibilização do trabalho. Para muitas pessoas, a possibilidade de trabalhar estando em casa exerce uma importância fundamental para sua produtividade. Dependendo da subdivisão em que o colaborador se encontra, ele também consegue ser bastante independente em relação às suas atividades.

Esse tipo de movimentação no mercado de trabalho só tende a crescer, e com o aumento no número de trabalhadores, novas diligências e alterações em prol da manutenção positiva se tornam necessárias.

Em muitas das condições de serviço das plataformas digitais estão explícitas cláusulas de confirmação, em que trabalhadores confirmam que trabalham por conta própria ou de forma independente. Esse conteúdo torna as plataformas de serviço menos responsáveis pelo bem-estar e pelos benefícios de seus empregados, porém, essas mesmas plataformas tem o direito de controlá-los, estabelecendo seus preços e lucros e podendo aplicar sanções e normas que não foram negociadas.

TRANSPARÊNCIA NA REMUNERAÇÃO

Outro desafio enfrentado pela classe refere-se à remuneração. Mesmo considerados autônomos, os trabalhadores raramente recebem o lucro total do serviço prestado. Uma enorme porcentagem do valor é retido pela empresa de intermediação. Uma solução possível para este problema é a renovação de acordos referentes ao assunto, por parte das duas partes e a transparência para com o cliente em relação aos aspectos de seus pagamentos.

Como esses trabalhadores, em sua maioria, são autônomos, eles possuem pouca autoridade em relação aos seus clientes. Não existem muitas proteções legais e, por isso, existe abuso por parte de alguns consumidores relativo aos pagamentos. O não pagamento deveria estar sujeito a regras rigorosas, e o trabalhador deveria ter direito de contestar esse tipo de ato e implicação.

Consciente da dificuldade que os motoristas de aplicativos sofrem, o vereador Marlon Luz, criou o PL 548/2021 que obriga as empresas de aplicativos a serem transparentes, fornecendo recibos aos passageiros, detalhando as taxas que os apps retém em cada corrida, gerando no passageiro a mesma indignação que o motorista tem de ver as plataformas levarem 40% das corridas.

 “Confesso, a batalha diária para apresentar e discutir melhorias aos motoristas de aplicativos de São Paulo é desafiadora. Vou até o fim na minha missão”.

Vereador Marlon Luz
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Marlon Luz conquista o aumento da idade veicular para carros 2012

Um dos grandes problemas para os motoristas de aplicativo é a idade veicular muito limitada imposta a eles. Desde o início do mandato, o Vereador Marlon Luz vem conseguindo mudanças sobre essa questão para melhorar as condições de trabalho dos motoristas, que é sua prioridade.

Por conta de um decreto municipal em São Paulo, no início de 2021, a idade veicular para motoristas de aplicativo era de 8 anos. Uma das primeiras conquistas do mandato foi o aumento da idade veicular de 8 para 9 anos de fabricação para carros de aplicativo. Assim, os carros com ano de fabricação 2012 puderam rodar em 2021.

Porém, um dos grandes motivos para esse pedido ter sido aceito foi a pandemia, que obrigou os motoristas a ficarem em casa sem trabalhar, não os deixando levar renda para casa. Por isso, o acordo era que essa regra valeria apenas para 2021 e a partir de 2022, só carros 2014 poderiam rodar pelas plataformas. 

Graças a uma articulação política feita pelo vereador e pelo fato de ser o representante da classe dos motoristas de aplicativo no legislativo, Marlon Luz conquistou a continuidade dessa exceção para o ano de 2022: agora será considerado 9 anos do modelo e 10 anos da fabricação do carro. Ou seja, os carros modelo 2013 e fabricação 2012 poderão continuar rodando. 

Lembrando que uma mudança como essa não é fácil e exige muitas articulações políticas para acontecer. Não apenas isso, essa conquista beneficia tanto motoristas, quanto passageiros, pois agora mais carros poderão rodar. 

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O nosso cotidiano sob a influência da inteligência artificial

A inteligência artificial é algo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Percebemos essa influência através das relações tecnológicas mais simples. A solução de IA envolve o agrupamento de informações digitais, por meio da análise de milhões de dados, com o objetivo de simular a capacidade humana inteligente de tomar decisões e resolver problemas. 

A habilidade de analisar o ambiente com o fim de se tomar uma decisão, já está sendo utilizada por esses algoritmos. Observamos isso facilmente quando abrimos algum canal de streaming e nos deparamos com indicações baseadas em outros conteúdos consumidos, ou quando entramos nas mídias sociais e vemos as notícias e mensagens apresentadas na linha do tempo que também são definidas por meio da inteligência artificial. 

Segurança às operações bancárias

É fácil perceber que existe inteligência artificial no nosso cotidiano, mas há outras situações que estão um pouco mais escondidas, mas não menos presentes. Uma delas é quando você faz alguma movimentação na sua conta bancária ou usa o seu cartão de crédito.

Você deve receber aquela mensagem no seu e-mail ou no seu celular avisando sobre uma transação aprovada, ou que houve uma compra suspeita pedindo para que você entre em contato com o banco? Ela é enviada automaticamente por um robô, alimentado pela inteligência artificial, que conhece todo o histórico do seu cartão e identifica quando ocorre algo fora do comum. 

Inteligência artificial pode salvar vidas

A área da saúde também tem se beneficiado e muito pela capacidade ampla de armazenamento e de análise de dados que a inteligência artificial tem proporcionado, ajudando com diagnósticos, tratamentos como as tomografias dos pulmões, exame capaz de identificar a embolia pulmonar, uma condição grave e que pode levar à morte, se não tratada imediatamente. 

Casos urgentes como a embolia pulmonar, a inteligência artificial consegue detectar de forma automática e emitir uma notificação para o grupo médico, agilizando o socorro.

Segurança de dados dos usuários

No mundo legislativo, alguns projetos de lei sobre o assunto já têm sido desenvolvidos, nos quais visam criar o “marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial”. Algumas propostas já estão em circulação, e todas com o objetivo de estabelecer princípios e normas para o uso de IA.

Alguns projetos deixam claro a grande “relevância da inteligência artificial para a inovação, aumento da competitividade, para o crescimento econômico sustentável e inclusivo, e para a promoção do desenvolvimento humano e social”. 

Também estabelecem parâmetros para sua área de atuação, priorizando a segurança jurídica, promovendo limites fundamentados na ética, nos Direitos Humanos, e exprimindo a importância da transparência quando se trata da utilização de dados pessoais para a manutenção de sistemas operacionais. 

Poucas pessoas entendem completamente como esse sistema de algoritmos inteligentes funcionam, e a regulamentação visa trazer maior segurança e controle aos usuários digitais.

Vem muito mais por aí

E falando em Inteligência Artificial que veio para contribuir com a automação das nossas atividades, gerando maior velocidade no tratamento de informações. No dia 29 de novembro, o Vereador Marlon Luz obteve uma grande conquista: a criação de uma comissão de estudos para implementar o plano de Smart City para a cidade de São Paulo, com o objetivo de tornar os serviços da cidade ainda mais ágeis, através da tecnologia, em que a IA contribuirá de forma indispensável.

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