Como foi o 1º ano de mandato do Vereador Marlon Luz?

Em 2022, Marlon Luz completa o seu 1º ano de mandato como Vereador eleito no município de São Paulo pela classe dos motoristas de aplicativo. Marlon cumpriu com o prometido e tem defendido a classe através do seu trabalho, ele tem lutado pelos direitos e por melhorias para os motoristas de app: após muitos desafios e aprendizado, é com muito orgulho que pode-se dizer que este primeiro ano do seu mandato foi cheio de conquistas para a classe. “O meu objetivo sempre foi trazer melhorias para a vida dos motoristas e acredito que, após 1 ano de mandato cheio de vitórias, tenho cumprido o meu papel, mas ainda há muito a ser feito”, disse o parlamentar. A seguir, veja as maiores conquistas de 2021 em cada área do mandato:

Atuação legislativa

Marlon Luz durante a aprovação do PL.

Direito de defesa em caso de banimento

Um dos grandes benefícios de ter um representante no legislativo que defenda os motoristas de aplicativo é que muitas das reivindicações da classe têm a chance de receber respaldo legal. Uma das maiores reclamações vinda dos motoristas é a ameaça iminente de serem banidos das plataformas sem justificativa alguma. Pensando nisso, o vereador Marlon Luz  criou a Lei 17.596, fruto do PL 158/21, que determina o dever dos aplicativos de transporte notificarem os motoristas cadastrados pelas plataformas nos casos de banimento, o que proporciona o direito de defesa aos motoristas nesses casos. A Lei já foi sancionada pelo Prefeito Ricardo Nunes e reconhecida pela Uber, tanto que, desde o dia 17 de janeiro, passou a aplicá-la no Brasil todo e não apenas na cidade de São Paulo. 

Isenção do motorista de app da zona azul

Além disso, pensando em melhorar a vida dos motoristas, o Vereador Marlon Luz também é autor do PL 159/21, que determina a isenção aos motoristas de aplicativo do pagamento do Zona Azul, pelo período de 30 minutos por dia. Há a dificuldade dos motoristas de aplicativo encontrarem espaços para estacionar nas vias públicas e, não só isso, são em grandes centros urbanos como esses que os motoristas de aplicativos conseguem inúmeras chamadas. Diante dessa situação, se torna necessário que a opção de lugares para estacionar seja maior e dê a possibilidade dos motoristas esperarem as corridas. 

Como autor do PL 159/21, o vereador Marlon Luz tem o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de aplicativo. Pois o valor pago da Zona Azul simboliza um gasto a mais no final do dia e também um problema durante as corridas pela falta de vagas para estacionar nas vias públicas. Esse projeto dispensa os motoristas cadastrados nas plataformas do pagamento da tarifa do estacionamento pago Zona Azul, pelo período de 30 minutos, o que significa mais economia e tranquilidade em seu percurso.

Combate a indústria da multa

Uma das maiores reclamações de todos os motoristas da cidade de São Paulo é o grande recebimento de multas injustas. Em combate  a indústria da multa, foi aprovada em 1º votação o PL 197/21, de autoria de Marlon, que dispõe sobre a proibição de radares móveis ou fixos sem a função de lombada eletrônica. Com as lombadas mais chamativas e visíveis aos motoristas, multas injustas serão evitadas. Lembrando que o projeto de lei segue tramitando na Casa e aguarda a 2º votação. 

Isenção de IPVA para compra de carros elétricos e híbridos

Pensando em contribuir com a sustentabilidade do município de São Paulo, tramita na Câmara o PL 402/21, que altera o artigo 6° da Lei Municipal 15.997 que isenta o IPVA de carros elétricos e híbridos no valor de até 150 mil reais. Com esse PL entrando em vigor, essa devolução de IPVA poderá ocorrer para carros de até 250 mil, ficando de acordo com a atual realidade do mercado automobilístico brasileiro. A ideia é que, além de atualizar o teto de isenção, essa lei incentive a compra de carros híbridos ou elétricos, que são muito mais sustentáveis, de forma que seja possível amenizar a poluição do município de São Paulo.

Maior transparência no pagamento

Por fim, para trazer uma maior transparência aos passageiros, o PL 548/21 foi aprovado e sancionado. O Projeto de Lei determina a obrigatoriedade das plataformas de transporte fornecerem os demonstrativos de pagamentos aos passageiros detalhando todos os valores que envolvem uma corrida, gerando no passageiro a mesma indignação que o motorista tem de ver as plataformas levarem 40% das corridas. Após o término da corrida, o passageiro deverá ser informado sobre o valor pago para o motorista, os impostos e as taxas cobradas por cada município. 

Conquistas da CPI dos Aplicativos

Em março de 2021, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, em que o Vereador Marlon Luz  é o vice-presidente e analisa os serviços prestados pelos aplicativos de transportes de passageiros e de pequenas mercadorias. Desde então, todas as terças-feiras, as plataformas vêm sendo confrontadas sobre os abusos que cometem diariamente contra os motoristas de aplicativo, como: banimentos injustos, vendas de reativação, falta de segurança…

Vereador Marlon Luz durante a CPI dos Aplicativos

No final de 2021, por exemplo, a Uber foi chamada para depor. Porém, na noite anterior à CPI, a plataforma conseguiu, de última hora, uma permissão judicial, chamada habeas corpus preventivo, para ter o direito de permanecer em silêncio e para não assinar o termo de compromisso da CPI. A desculpa foi que existem dados e informações sigilosas de terceiros e da própria empresa que “não podem ser divulgados”. Faltando pouquíssimo tempo para o início da sessão, a 99 também conseguiu um habeas corpus que autorizou os depoentes a permanecerem em silêncio, ou seja, terem o direito de se esquivarem da verdade. A liminar foi dada para evitar um suposto constrangimento imposto pela CPI. 

Essas situações  demonstram a importância da CPI, porque com a Comissão acontecendo, finalmente existe uma forma de regulamentação municipal que coloca as plataformas contra a parede e questiona os abusos. Lembrando também que, além disso, a CPI investigou que pelo menos duas empresas de transporte por aplicativos estão operando irregularmente na cidade, sem autorização ou credenciamento como Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas (OTTC) e há pelo menos 546 mil carros de aplicativos credenciados para rodar pelas ruas da cidade. 

Idade Veicular

Através de seus esforços, Marlon Luz conseguiu junto à prefeitura que o Decreto municipal em São Paulo fosse alterado para que os carros de aplicativo pudessem circular com até 10 anos de uso, e agora, com a nova regra, carros com ano de fabricação 2012, modelo 2013 poderão trabalhar na cidade de São Paulo. Isso simboliza uma grande contribuição para que muitos motoristas não tenham a necessidade de trocar de veículo nesse ano de 2022, tendo em vista a dificuldade econômica que foi agravada pela pandemia.

Comissão de Smart City traz inovação e tecnologia a Câmara

No dia 29 de novembro, o Vereador Marlon Luz obteve mais uma conquista para o seu mandato: a criação de uma comissão de estudos para implementar o plano de Smart City para a cidade de São Paulo, onde o vereador como Presidente, irá presidir  as reuniões. Assim como os Smartphones trouxeram inovação e conexão para nossas vidas, a Smart City tem o objetivo de tornar os serviços da cidade mais ágeis através da tecnologia. 

Apesar de ser um conceito relativamente novo, já é considerado mundialmente um assunto essencial sobre desenvolvimento sustentável e tecnológico. Nada mais justo que o projeto de Smart City seja trazido para a maior cidade metropolitana do Brasil. 

Marlon Luz realizando entrevistas com a TV Câmara sobre a Comissão de Smart City.

Ações sociais 

Pensando em amenizar os impactos causados pela pandemia, foi doado 1.207 cestas básicas para os motoristas de aplicativo em 2021, o vereador Marlon sensibilizado e sabendo que devido a esse período muitos foram impossibilitados de trabalhar e levar o sustento para o seu lar, chegando a passar fome, cedeu um mês do seu salário para colaborar com a doação.


Além disso, foram atendidos 10.972 motoristas, distribuídas 1.207 cestas básicas, 1.032 contas de motoristas reativadas, 358 tapa-buracos e 58 podas de árvores feitas. O trabalho continua neste ano de 2022  e as  demandas podem ser enviadas pelo aplicativo do mandato, baixe o app em seu celular pelo link:  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.marlonluz

Reativações

Em 2021, com a ajuda jurídica externa de advogados da área, o Vereador Marlon Luz foi responsável pela reativação de 1.032 motoristas de aplicativos que foram banidos das plataformas injustamente, devolvendo a dignidade e o sustento para os lares dos motoristas.   

Café da manhã com motoristas

No início de dezembro do ano passado, o vereador deu início a uma agenda de café da manhã com os motoristas de aplicativo. Visando  promover um bate papo leve e informal entre a classe e o parlamentar, se aproximar ainda mais das pessoas que apoiam o seu mandato, ouvir e entender as dificuldades enfrentadas no cotidiano dessa população. O evento foi paralisado por conta do recesso, mas será retomado em fevereiro.

Primeiro café da manhã com motoristas.

“Reafirmo o meu compromisso em lutar pelos direitos e necessidades dos motoristas de aplicativo e da cidade de São Paulo”

Vereador Marlon.

O 2º ano de mandato vai ser ainda mais promissor. Muitas leis que irão beneficiar os motoristas de aplicativo seguem tramitando na Câmara Municipal de São Paulo e serão aprovadas. Mais atendimentos e ações sociais serão feitas. A Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente seguirá estudando novas maneiras de trazer tecnologia e conexão para a cidade e a luta contra os abusos  das plataformas continuará. 

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Big Data: quem fornece os dados merece ser remunerado?

Big Data é um termo que descreve um grande volume de dados que inunda uma empresa todos os dias. Esses dados precisam ser processados e armazenados, por isso, o conceito de Big Data se baseia nos 3 V’s: velocidade, variedade e volume. Mas para que uma quantidade de dados tão grande se torne funcional, é necessário que exista análises que entendam o que esses dados significam e como o uso deles pode aprimorar e contribuir para o lucro das empresas.

Porém, para que esses dados existam, é necessário que alguém os forneça. Nos dias atuais, com a ascensão das redes sociais, a vida se tornou praticamente online e qualquer pessoa que as use está dando liberdade para as empresas coletarem seus dados e fazerem uso deles. As empresas, por sua vez, lucram muito em cima dos dados fornecidos pelos usuários, que não recebem nada em troca de algo tão valioso. 

Big Data X Marketing Digital

Uma das áreas que mais se beneficia do Big Data é o marketing digital. Isso ocorre por meio do marketing de dados, que domina o mercado hoje. Aqui, iremos ver 2 aspectos do marketing que se beneficiam com o uso do Big Data.

1 – Interpretação de dados: 

  • As empresas que tomam decisões a partir de dados coletados de usuários são mais felizes, porque uma decisão tomada a partir de uma análise de dados tem mais chances de trazer bons resultados. 

2 – Análises de mercado

  • Antes do Big Data, decisões empresariais eram tomadas a partir do erro e do acerto e muito disso acontecia porque não era possível adivinhar o que o público gostaria. Agora, com uma coleta de dados tão precisa é possível criar toda uma estratégia de marketing digital necessita, em que se torna possível encontrar padrões de comportamento entre consumidores e assim traçar toda uma estratégia de marketing em cima disso. 

Afinal, quem fornece o big data?

Quem fornece esses dados é você! Cada vez que você entra em um site e aparece a pergunta “aceitar todos os cookies?” ou quando você baixa um novo aplicativo e é pedido inúmeras permissões para ser possível usá-lo, as empresas coletam os seus dados para poder fazer toda a análise explicada acima. Consequentemente, o lucro das empresas aumenta graças aos seus dados. Então, não seria justo que quem fornece esses dados seja remunerado?

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Grande, populosa e tecnológica o suficiente para ser considerada a maior cidade do Brasil e a 8º maior do mundo, São Paulo enfrenta grandes problemas de mobilidade, ao mesmo tempo em que possui grandes promessas tecnológicas para a cidade.  

Levando tudo isso em consideração, o município já possui um planejamento concreto sobre como a mobilidade da cidade deve estar em 2030. Veja a seguir alguns exemplos e projeções do que pode acontecer em 8 anos.  

Cidade zero diesel tradicional

Em entrevista ao G1, o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro,  disse que o Plano de Metas da prefeitura prevê a inclusão de um sistema que traga mais  ônibus elétricos à cidade. Junto a isso, a ideia é que o diesel tradicional seja completamente eliminado da frota de ônibus da cidade até 2030. O objetivo é que todos os ônibus no município sejam eletrificados e descarbonizados.

O plano em si é bem ousado: prevê mais 2.400 ônibus elétricos até 2024, o que é quase 20% de toda frota da capital paulistana. Porém, a finalidade dessa atualização é tornar a cidade mais sustentável e menos poluída. Por esse motivo, a base principal dessa mudança é o fornecimento de eletricidade para os trólebus. Além disso, o investimento é muito grande e são poucas as montadoras que realizam esse tipo de transporte.

Uma São Paulo mais compacta   

São Paulo é uma cidade gigante, com quase 12 milhões de habitantes e com uma periferia cada vez maior e longe da região central. Devido a isso, os moradores dessas áreas sofrem com o longo tempo de deslocamento até o seu trabalho, estima-se 3h30 no trajeto. Desde o Plano Diretor de 2013, há o conceito de cidade compacta, que incentiva o crescimento urbano nas áreas próximas a uma rede de transporte coletivo já consolidada ou que ainda será inaugurada, ou seja, nas áreas mais centrais. Com isso acontecendo, as pessoas passariam menos tempo no trânsito e no transporte público, porque estariam mais perto de seus trabalhos. De 2013 para cá a cidade não conseguiu consolidar isso por completo, mas o conceito vem fazendo parte de todos os PDEs e também fará parte do próximo PDE, assim que ele for aprovado. 

Bicicletas são o futuro

Na cidade já existe um Plano de Mobilidade Urbana para 2030, com diretrizes que contemplam uma série de ações, como a ampliação da rede destinada aos ciclistas, junto a conexão e ampliação do sistema de transporte público, além da criação de mais espaços para estacionar as bicicletas.         

Lembrando que no momento, na Câmara Municipal de São Paulo, está acontecendo a Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente para São Paulo, presidida pelo Vereador Marlon Luz, que entre uma das idealizações está a criação de um plano de mobilidade inteligente para o município de São Paulo. A comissão pode ser acompanhada todas as segunda-feiras às 14 horas pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo.

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No nosso contexto atual, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, a tecnologia se fez ainda mais presente em nossas vidas. Ter a capacidade de lidar com plataformas virtuais é mais do que necessário. Por isso, é tão importante para os profissionais que trabalham com aplicativos ou no campo digital, terem skills, ou seja, características ou conhecimentos que os permita lidar com as novas tecnologias, facilitando assim seu desenvolvimento e alcance de seus objetivos na profissão. 

Segundo uma pesquisa realizada no Instituto Locomotiva, existem aproximadamente 33 milhões de trabalhadores adultos servindo ou operando aplicativos digitais.

Com o crescimento deste tipo de atividade no setor econômico, novas habilidades e capacidades estão sendo exigidas. Em todo ambiente de trabalho, existem boas posturas cognitivas que garantem o bom funcionamento do grupo, que serão sempre necessárias. Saber estruturar soluções para problemas, procurar informações relevantes para apresentar, saber ouvir, ter habilidade para aprender, agilidade para pensar, ser criativo, saber relacionar seus conhecimentos em diferentes situações, estar aberto para adotar diferentes perspectivas e ser adaptável são alguns exemplos de qualidades atemporais. 

Em meio a tantas possibilidades que a tecnologia abrange, é essencial ter autonomia para aprendizado e ser criativo. Poucas ideias são impossíveis, e saber explorar sua própria mente é a chave para o sucesso no mundo digital. Lidar bem com relações interpessoais é o básico para quem deseja trabalhar na área. Ter a habilidade de se comunicar bem e saber as técnicas da argumentação e do convencimento são vitais. Nesse âmbito, não é apenas a oratória que conta. É preciso dominar as mídias sociais, já que são o núcleo da tecnologia. Estar consciente e atualizado sobre as novas demandas é sempre indeclinável. 

A fluidez e rapidez que as novas informações são disponibilizadas na era computadorizada, permite que sempre haja alterações no mercado interno. O mundo digital tem diversos pontos positivos e qualidades, mas existem perigos que surgem a partir deste contato tão intenso. A facilidade com que as pessoas podem se comunicar e o excesso de informação fez com que surgissem crimes que antes não existiam. Uma das formas mais fáceis de roubar dados, por exemplo, é por meio de links enviados por contatos desconhecidos, às vezes fazendo propaganda de promoções que possuem o objetivo de fazer a vítima fornecer informações pessoais. Estar inteirado a respeito desses crimes e sobre a ética cibernética é importante para qualquer usuário. A integridade moral dos internautas é o cerne da dinâmica positiva nas mídias, e requer sempre atenção. 

Por fim, é importante lembrarmos que as melhores qualidades que uma pessoa pode ter, para alcançar o sucesso no meio de trabalho, estão ligadas ao caráter. Ter ética, empatia, sociabilidade e se importar com o bem-estar alheio são as principais características para qualquer cidadão. 

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