Big Data é um termo que descreve um grande volume de dados que inunda uma empresa todos os dias. Esses dados precisam ser processados e armazenados, por isso, o conceito de Big Data se baseia nos 3 V’s: velocidade, variedade e volume. Mas para que uma quantidade de dados tão grande se torne funcional, é necessário que exista análises que entendam o que esses dados significam e como o uso deles pode aprimorar e contribuir para o lucro das empresas.
Porém, para que esses dados existam, é necessário que alguém os forneça. Nos dias atuais, com a ascensão das redes sociais, a vida se tornou praticamente online e qualquer pessoa que as use está dando liberdade para as empresas coletarem seus dados e fazerem uso deles. As empresas, por sua vez, lucram muito em cima dos dados fornecidos pelos usuários, que não recebem nada em troca de algo tão valioso.
Big Data X Marketing Digital
Uma das áreas que mais se beneficia do Big Data é o marketing digital. Isso ocorre por meio do marketing de dados, que domina o mercado hoje. Aqui, iremos ver 2 aspectos do marketing que se beneficiam com o uso do Big Data.
1 – Interpretação de dados:
- As empresas que tomam decisões a partir de dados coletados de usuários são mais felizes, porque uma decisão tomada a partir de uma análise de dados tem mais chances de trazer bons resultados.
2 – Análises de mercado
- Antes do Big Data, decisões empresariais eram tomadas a partir do erro e do acerto e muito disso acontecia porque não era possível adivinhar o que o público gostaria. Agora, com uma coleta de dados tão precisa é possível criar toda uma estratégia de marketing digital necessita, em que se torna possível encontrar padrões de comportamento entre consumidores e assim traçar toda uma estratégia de marketing em cima disso.
Afinal, quem fornece o big data?
Quem fornece esses dados é você! Cada vez que você entra em um site e aparece a pergunta “aceitar todos os cookies?” ou quando você baixa um novo aplicativo e é pedido inúmeras permissões para ser possível usá-lo, as empresas coletam os seus dados para poder fazer toda a análise explicada acima. Consequentemente, o lucro das empresas aumenta graças aos seus dados. Então, não seria justo que quem fornece esses dados seja remunerado?
Para começar já não deveríamos ser obrigados a aceitar esses Cooks nos quais as vezes não conseguimos nem fechar o mesmo para prosseguir no saite , porem sim já que fornecemos nossos dados nada mais justo que receber por eles pois muitas pessoas nem sabem que estão fornecendo seus dados para tal feito
Nada mas justo,pq cê uso o nome de uma empresa preciso da autorização e pagar pelo uso e deveria ser da mesma forma quando utilizam nossos dados pessoais.
Da mesma forma que vcs iram cê beneficiar ao final do preenchimento de dados.