O evento Motorista 5 Estrelas já prestigiou 727 motoristas de aplicativo

O vereador Marlon Luz foi um dos primeiros representantes no Brasil a defender os motoristas de aplicativo contra os abusos cometidos pelas plataformas. Enquanto os motoristas precisam lidar com rotinas de trabalho cansativas e demandantes, a Uber os presenteia com banimentos injustos e corridas mal remuneradas. 

Marlon sabe que exercer essa profissão, principalmente na cidade de São Paulo, com certeza não é fácil. Por isso, durante todo o ano, ele realiza o evento “motorista 5 estrelas” no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Na última segunda-feira, dia 22 de maio, 116 motoristas receberam uma bela medalha dourada com seu nome gravado diante de seus familiares e amigos. 

Esta é a 8° edição do evento, que já prestigiou um total de 727 motoristas por seus esforços, dedicação e serviço prestado à população da cidade de São Paulo.

É importante destacar que a nota 5 estrelas é muito difícil de ser alcançada. 500 passageiros – em sequência ininterrupta-  precisam avaliar o serviço prestado pelo motorista de maneira positiva, com 5 estrelas, atestando sua excelência. Mesmo com as intercorrências diárias e trânsito estressante, diversos condutores alcançam essa nota diariamente e precisam ser reconhecidos – algo que deveria partir das plataformas, mas infelizmente é distante do que elas realmente fazem. 

Caso você seja um motorista 5 estrelas da Uber, deseje ser homenageado e tenha disponibilidade de comparecer na Câmara Municipal de São Paulo, faça sua inscrição pelo link. 

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Entenda a nova política de preços da Petrobras

A Petrobras anunciou uma nova política de preços dos combustíveis e abandonou a paridade de preços de importação que vigorava desde 2016. Para analistas, a forma como a nova política vai funcionar ainda é pouco clara, mas ela deve significar combustíveis mais baratos para o consumidor final. Logo após o anúncio da nova política, a estatal divulgou redução nos preços da gasolina, diesel e GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha) para as distribuidoras.

Em entrevista ao Uol, Adriano Pires, sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura, afirmou que isso é indício de que haverá menos transparência na definição dos reajustes. Como detalhes do novo modelo não foram divulgados, não é possível prever o que acontecerá com os preços nacionais quando ocorrerem grandes altas no preço internacional do petróleo. 

Outra mudança prevista é o maior intervalo entre os reajustes dos preços nas refinarias. No PPI, os reajustes buscavam acompanhar as mudanças no preço internacional do petróleo, que varia constantemente. Agora, os reajustes serão feitos “sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, disse a Petrobras em comunicado.

Após o anúncio da nova política, o presidente Lula reforçou que irá “abrasileirar” os preços dos combustíveis. Desde a adoção do chamado PPI, a gasolina subiu mais que a inflação. O preço médio do litro da gasolina comum passou de R$ 3,66 em outubro de 2016 para R$ 5,51 em abril de 2023.

O reajuste deve passar a vigorar neste final de semana

Isso acontece porque os novos preços são praticados pelas distribuidoras, empresas que fornecem combustível para os postos. Assim, o repasse só deve acontecer quando os próprios postos fizerem pedidos com as tabelas atualizadas.

A Revista Autoesporte entrou em contato com dez postos de combustível de São Paulo. Em um deles, o preço está mais alto nesta quarta-feira em relação ao dia anterior. Ali, a gasolina comum passou de R$ 6,13 para R$ 6,19. Nos demais, os preços permanecem inalterados.

Foram pesquisados postos das bandeiras Shell, BR e Ipiranga de todas as regiões de São Paulo. O fato mais importante é que três estabelecimentos consultados afirmam que devem baixar os preços ainda nesta quarta-feira, pois já fizeram pedido com os novos valores. Porém, eles afirmam que a redução foi menor do que a previsão – em vez dos R$ 0,29, os postos pagaram a gasolina R$ 0,20 mais barata. Todos disseram que vão repassar integralmente a redução.

Nos demais postos, a previsão de baixa dos preços é no final de semana, já que os estoques estão cheios e novos pedidos só devem ser feitos daqui dois ou três dias.

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Motoristas de aplicativo participam de audiência pública na Câmara Municipal

Dando sequência ao cronograma de Audiências Públicas sobre o Projeto de Lei 127/2023, que trata da revisão do Plano Diretor Estratégico, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, realizou um debate com o tema “Mobilidade Urbana” nesta terça-feira (2/5). No texto do projeto, que foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo em março, a administração municipal propõe a revisão de 75 artigos do PDE.

Como vice-presidente da Comissão, o vereador Marlon Luz busca criar áreas de embarque e desembarque específicas para passageiros de transporte individual remunerado, a fim de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito. Além disso, trabalha pela implantação de sinalização inteligente e de áreas para colocação de pontos de recarga para carros elétricos. 

É importante ressaltar que o  Plano Diretor é um instrumento onde o gestor público, juntamente com a população, pode estabelecer propostas de melhoria do município para que a cidade cumpra adequadamente a sua função social. 

Participação pública 

O munícipe Ricardo Cosentino, morador da região do Brooklin, marcou presença na audiência. Ele  sugeriu que seja feito estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de transporte hidroviário no Rio Pinheiros. “A região da zona sul tem grande contingente populacional, vejo os trens sempre lotados, e se temos um rio que pode se transformar em transporte, vai diminuir o alto fluxo nos trens.”

Motoristas de aplicativo marcaram presença na audiência

A convite do vereador Marlon Luz, alguns motoristas de aplicativo marcaram presença. O diretor da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores e motorista de aplicativo, Thiago Garcia, pediu que haja mais pontos públicos para recarga de veículos elétricos. “São Paulo conta com muitos pontos de carregamento, mas de empresas privadas, e com isso temos limitação de horário para uso e se precisarmos fazer uma recarga na madrugada, dificilmente vamos conseguir”, explicou Garcia, que ainda destacou a questão dos modais para veículos de aplicativo.

“Não foi pensado na parada segura para embarque e desembarque de passageiros que utilizam veículos de aplicativo. Nosso maior problema é onde parar para que o motorista não seja autuado e que consiga fazer o desembarque e embarque de forma segura”, disse.

Saldo Positivo

O vice-presidente da Comissão, vereador Marlon Luz, que conduziu o debate, avaliou positivamente a Audiência Pública. “Estamos dando espaços para os munícipes se posicionarem e trazerem suas demandas para que sejam colocadas na revisão do PDE”, disse.

Já o relator da revisão do PDE, vereador Rodrigo Goulart (PSD), ressaltou a importância da contribuição da população na construção do documento. “São muitas contribuições que auxiliarão no aprimoramento do texto da revisão intermediária do Plano Diretor. Cabe a mim agora fazer toda a síntese e colocar no relatório o que foi apontado pelo cidadão e pelo Legislativo”, explicou.

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