Motorista de aplicativo desde 2015, Marlon Luz iniciou sua trajetória na Uber após ficar desempregado. Ele enxergou a oportunidade de conseguir garantir o sustento da família através de uma metodologia inteligente, que ele mesmo desenvolveu, que o ajudou a obter maior lucro e segurança durante as viagens.
Através do desejo de ajudar mais motoristas de aplicativo, o vereador abriu um canal no Youtube, para compartilhar dicas de sua vivência na plataforma. Foi assim que ele teve maior contato com as queixas de outros motoristas, que também sofriam com as injustiças praticadas.
Em 2020, Marlon Luz foi eleito vereador pela cidade de São Paulo, com objetivo de representar a classe de motoristas de aplicativo, e assim o fez. Realizou diversas ações, como a implementação da Lei 17.596/21, que dá a todos os motoristas banidos o direito da ampla defesa. Como vice-presidente da CPI dos Aplicativos, confrontou de forma efetiva as plataformas contra os abusos cometidos e dentre mais de 38 projetos de lei, criou o PL 159/2021, que dá ao motorista de app o direito de estacionar por 30 minutos de forma gratuita em zona azul, para esperar até a sua próxima corrida sem se preocupar com multas.
Durante seu mandato como vereador, entendeu que seu poder se limita a ajudar apenas os motoristas de aplicativo da capital paulista, e que para ajudar os motoristas de todo o Brasil e ter maior efetividade em seu trabalho, precisaria legislar no âmbito federal. A PEC dos Combustíveis é um claro exemplo da falta de representatividade dos motoristas de aplicativo em âmbito federal. Enquanto taxistas e caminhoneiros foram incluídos no texto, a classe foi deixada de fora.
Dessa forma, Marlon Luz deu início a sua candidatura a deputado federal. Seu principal objetivo é criar uma nova regulamentação para as plataformas de todo Brasil, que assegurará mais direitos e proteção à classe. Na regulamentação estarão inclusas: taxas fixas por corridas, fim das taxas de cancelamento, seguro completo aos motoristas on-line, fim das taxas de aceitação, profissionalização da categoria, isenção de IPI na compra de veículo, isenção de IPVA, tarifa mínimo de 10 reais por corrida e direito a defesa em caso de banimento.
A necessidade de mudança é clara, de maneira que já foi aderida em grandes cidades, como Londres, Nova York e Califórnia. Tal atitude vai garantir cerca de 1.565 mudanças na forma inescrupulosa que os aplicativos trabalham.
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