Comissão de Smart Cities discute gestão estratégica e tecnologia

Comissão de Smart Cities discute gestão estratégica e tecnologia

A última reunião da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City), de segunda-feira (18/04), presidida pelo Vereador Marlon Luz, recebeu dois especialistas do mundo tecnológico. Na oportunidade, os profissionais compartilharam experiências de projetos já executados em outros municípios e ressaltaram a importância da tecnologia no cotidiano de uma cidade.  

O primeiro convidado a se apresentar, Wesley Lima, atualmente é diretor da empresa Small Sistemas, sendo formado em análises de sistemas, gestão estratégica e TI. O trabalho dele e seu projeto consistem na alimentação de um sistema que auxilia na tomada de decisões por parte do poder executivo. “… geralmente os prefeitos fazem vários projetos sem ter a correta demanda de necessidades”, diz Wesley. Ou seja, para Wesley existe falta de produtividade no setor de gerenciamento público, justamente pela falta de gestão estratégica. 

Um exemplo dado por ele durante a reunião, foi a interligação de prédios via fibra ótica; um sistema integrado de medição sobre infraestrutura urbana. Com esse projeto, a moderação de informações sobre escolas públicas e os procedimentos ligados a cada aluno individualmente, como notas, boletins e outros, podem ser disponibilizados virtualmente aos pais, de forma eficaz e simples. 

O projeto inclui também sensores urbanos para questões de trânsito, lixo urbano e outros fatores que influenciam na vida dos cidadãos. Ele também exemplificou a gestão feita em Paris, que remanejou a cidade baseada em mapeamento. Foram identificados pontos inteligentes em que qualquer pessoa, em 15 minutos, consegue fazer qualquer atividade comum do dia a dia. A divisão foi feita com base nos raios entre a maioria das residências e nos locais de atividades comuns, como parques, mercados, lojas, escolas, hospitais, etc. 

O segundo convidado, Rafael Bezerra, secretário municipal Executivo de Transformação Digital de Recife, tem como foco a estratégia de transformação digital, com objetivo de tentar simplificar a relação do cidadão com a cidade. “ O cidadão não deve enfrentar mais fila, não deve ter aquele desespero de venda de senhas, por exemplo, para descobrir as vagas de emprego que a gente via no Sine (Sistema Nacional de Emprego)”, falou Rafael

Ele levantou pontos para discussão, como o conceito de mundo “digital”; estratégia de transformação digital alinhada a uma lei que dá poder ao cidadão. Junto a isso, ele evidencia o cidadão-centrismo; a população por si só deve descobrir os serviços necessários e os poderes têm o dever de disponibilizar esse serviço digitalmente de forma prática. Para ele, deve haver uma integração de plataformas e da inovação tecnológica. Como por exemplo as ferramentas voltadas para agendamento da vacinação contra a Covid-19 e para quem procura emprego.

O presidente da Comissão de Estudos

Marlon Luz agradeceu a participação dos convidados, que destacaram a enorme importância do cidadão no processo de transformação, constatando que a maior preocupação é relacionada à cultura da sociedade. Foi observado  também que o maior objetivo dos dois profissionais é que todos tomem consciência e conhecimento sobre esses projetos e a importância de sua aplicação.“Vejo que há uma preocupação em dar uma resposta rápida aos munícipes”. A última reunião da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City), de segunda-feira (18/04), presidida pelo Vereador Marlon Luz, recebeu duas personalidades do mundo tecnológico. Na oportunidade os profissionais compartilharam experiências de projetos já executados em outros municípios e ressaltaram a importância da tecnologia no cotidiano de uma cidade.

Para acompanhar outras reuniões da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City), é só acessar o canal oficial da Câmara Municipal de São Paulo no Youtube: (https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipaldeS%C3%A3oPaulo).

Leia também
Café da manhã com motoristas discute problemas e soluções da mobilidade em São Paulo
Marlon e motoristas discutem mobilidade em café da manhã

Na manhã do dia 18 de maio, o Vereador Marlon Luz realizou mais um dos seus cafés da manhã com Read more

Café da manhã especial abre diálogo entre motoristas de app e vereador
Vereador e motoristas de app em café da manhã.

Na manhã do dia 11 de maio, o Vereador Marlon Luz realizou mais um dos seus cafés da manhã com Read more

Café da manhã especial com motoristas de App

Na última quarta-feira (05), o Vereador Marlon Luz recebeu em seu gabinete motoristas de aplicativo para um bate papo e Read more

Marlon Luz confronta Claudia Woods e sócio proprietário de OLs do iFood

Na manhã da última terça-feira, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito dos Aplicativos), que tem como vice-presidente, o Vereador Marlon Read more

Maria Fernanda

Deixe uma resposta