Reunião da Comissão de Smart City discute o que está sendo feito em São Paulo

Reunião da Comissão de Smart City discute o que está sendo feito em São Paulo

Na última segunda-feira (14), aconteceu mais uma reunião da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente para o município de São Paulo, presidida pelo Vereador Marlon Luz, na Câmara Municipal. Dessa vez, foi chamado o diretor do departamento de zeladoria urbana da Secretaria Municipal de Subprefeituras, Radyr Papini, que, por meio de vídeo chamada, apresentou sistemas de informatização da Prefeitura que estão em funcionamento e projetos em fase de testes com intuito de levar ampliar a funcionalidade por toda cidade. 

Uma das ferramentas  citadas por Radyr é utilizada para mapear e facilitar os serviços de gestão de zeladoria. “Ela controla todas as operações de zeladoria e registra a localização de onde são feitos os serviços, como tapa-buraco, poda de árvore, limpeza de córrego”, diz o diretor. Lembrando que o próprio presidente da Comissão, Marlon Luz, possui um sistema semelhante a esse: o aplicativo do mandato possibilita que o munícipe tire uma foto, denuncie o problema de qualquer parte do município de São Paulo ao gabinete de Marlon que automaticamente começa a trabalhar para resolver tapas-buraco, podas de árvore e outra questões. Só em 2021, por exemplo, o mandato do Vereador Marlon Luz foi responsável por mais de 688 solicitações de zeladoria feitas pelo app do Mandato, e 416 foram resolvidas. 

Além dessa ferramenta, Radyr também falou sobre o uso da tecnologia para identificar  a qualidade do asfalto das vias: “É um sistema totalmente automático. Ele é instalado na bandeja do veículo e conectado com o celular do motorista” e após isso, toda informação coletada vai para um servidor que a processa e vai disponibilizando dados sobre a qualidade da rua.

Radyr Papini também falou sobre as ferramentas que ainda estão em fase de teste, mas que irão contribuir muito com a cidade. Como, por exemplo, o sistema para mapear as chuvas que ocorrem na cidade em tempo real. “Monitora dados do pluviômetro, de chuva, o fluxo dos rios, o índice de altura, como está a capacidade e puxamos os dados da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] sobre alagamentos” 

O Vereador Marlon Luz finalizou, “Ouvimos aqui o Radyr, que pôde falar um pouco sobre as tecnologias que estão sendo utilizadas na Secretaria (Municipal de Subprefeituras) e como a cidade de São Paulo está conectada, estamos avançando e construindo conhecimento para beneficiar ainda mais a população, pois esse é o nosso objetivo!” 
Lembrando que a Comissão de Smart Cities acontece todas as segundas-feiras às 14hrs e pode ser assistida ao vivo pelo Canal da Câmara Municipal de São Paulo no Youtube.

Leia também
Vereador Marlon Luz conquista a criação da comissão de estudos sobre Smart City

No dia 29 de novembro, o Vereador Marlon Luz obteve mais uma conquista para o seu mandato: a criação de Read more

Primeira reunião da Smart City traz propostas de inovação

No dia 6 de dezembro foi dado início, na Câmara Municipal, a mais nova conquista do mandato do Vereador Marlon Read more

2º reunião da Comissão de Smart Cities traz soluções inclusivas
vereador marlon luz durante comissão de estudos

Essa semana, no dia 13 de dezembro, aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo a segunda reunião da Comissão de Read more

Como foi o 1º ano de mandato do Vereador Marlon Luz?

Em 2022, Marlon Luz completa o seu 1º ano de mandato como Vereador eleito no município de São Paulo pela Read more

Júlia

Deixe uma resposta