99 e Localiza fogem da CPI dos Aplicativos, enquanto Kovi assume erros

99 e Localiza fogem da CPI dos Aplicativos, enquanto Kovi assume erros

Na última terça-feira (22), aconteceu mais uma reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, da qual o Vereador Marlon Luz é vice-presidente. Desta vez, foram recebidos representantes da Kovi Tecnologia, empresa que aluga carros para motoristas de aplicativo, para detalhar as formas de negócios da companhia.

Porém, a Kovi não foi a única a ser chamada para esta CPI. Um representante da  99 foi chamado para depor e dar explicações sobre segurança, mas a empresa alegou que a pessoa não é qualificada o suficiente para isso e fugiu da CPI. Enquanto a Localiza, após participar da Comissão na semana passada, apenas não compareceu e fugiu. Mas, Marlon Luz garante que isso não é problema, porque o próximo passo é convocar essas empresas. 

Kovi se explicou de verdade

Segundo os representantes, a frota de veículos disponibilizados para os motoristas de aplicativos é composta por carros de locadoras parceiras e veículos próprios. Cerca de 70% dos veículos da empresa ainda são locados e, portanto, não é possível controlar o local de emplacamento desses carros.

Um dos grandes problemas da Kovi ainda são os bloqueios dos carros alugados em caso de atraso do pagamento. Isto é, quando o motorista de aplicativo atrasa o  pagamento do aluguel, o carro simplesmente para de andar, independente do local onde o carro está. O perigo disso é  altíssimo e quando questionados sobre isso na CPI pelo Vereador Marlon Luz, os representantes garantiram que isso não ocorre mais. 

Outro ponto denunciado pelo parlamentar foi a disponibilidade dos carros para aluguel. Nesse caso, a Kovi só informa se  o carro está disponível após os motoristas fazerem todos os pagamentos. Os representantes ficaram surpresos com a informação e garantiram que isso seria revisto e mudado!

Por fim, o vereador questionou o porquê das manutenções feitas pela Kovi demorarem a ponto dos motoristas precisarem pagar do próprio bolso para terem condições de voltarem ao trabalho. Em relação a isso, a Kovi reconheceu o erro e garantiu que estão em busca de resolver o problema .   

“Uma coisa é você reconhecer o problema e dizer que vai melhorar. Outra coisa é ignorar o problema, como a Uber e a 99 fazem. Acho importante eles começarem a se preocupar e respeitarem quem leva dinheiro para plataforma”, defendeu Marlon Luz. 


A CPI dos Aplicativos foi prorrogada por mais 40 dias, ou seja, até o final de 2022 a CPI dos Aplicativos ocorrerá todas as quarta-feiras às 11h da manhã e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo, que faz  transmissões ao vivo da CPI.  Mas você também pode acessar o canal do Youtube do Vereador Marlon Luz para ver o resumo e os melhores momentos da CPI dos Aplicativos a hora que desejar.         

Leia também
“Reajuste não é suficiente aos motoristas de app”, defende Marlon Luz

Essa foi a declaração dada pelo vereador Marlon Luz, ao ser entrevistado pelo site 6 minutos da UOL. A matéria Read more

Rio Claro sanciona Lei que dá direito de defesa dos motoristas de app em casos de banimento

Mais uma cidade do estado de São Paulo aderiu ao Projeto de Lei que dá direito de defesa aos motoristas Read more

Existem mais de 546 mil motoristas de aplicativos em SP, revela Marlon Luz, vice-presidente da CPI dos APPs

A cidade de São Paulo tem mais de 546 mil motoristas cadastrados por aplicativos, que fazem 25 milhões de viagens Read more

Comissão de Estudos sobre Smart City é aprovada

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma nova Comissão Especial Read more

Júlia

Deixe uma resposta