Na última segunda-feira (21), aconteceu mais uma reunião da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente para o município de São Paulo, presidida pelo Vereador Marlon Luz, na Câmara Municipal. Dessa vez, a comissão recebeu o presidente do Instituto Sociocultural Brasil China, Thomas Law. Através de uma vídeo chamada, Law apresentou modelos sustentáveis desenvolvidos em outras cidades e que podem ser implementados no município de São Paulo.
Entre as pautas abordadas durante a reunião, o presidente da Ibrachina trouxe exemplos desenvolvidos em Hong Kong, na China, e em Barcelona, na Espanha. Segundo ele, a melhor alternativa é planejar um crescimento sustentável para a capital paulista e, junto a isso, investir no centro da cidade: “Pensar em um centro novo, pensar em uma reformulação em que possa trazer moradia” e para isso ocorrer Thomas considera imprescindível investir nos jovens. “A ideia é trazer escola técnica, ou seja, trazer as camadas de tecnologia e reter os talentos”, disse ele.
Para ele, também é importante inovar na mobilidade urbana por meio do aumento do uso de carros híbridos e elétricos e, consequentemente, também dos pontos necessários para a recarga dos veículos. Lembrando que o Vereador Marlon Luz possui projetos que incentivam o uso e a compra de carros elétricos, como, por exemplo, o PL 402/21 que isenta de IPVA os carros elétricos e híbridos no valor de até 150 mil, com o objetivo de incentivar a compra de carros sustentáveis e com isso amenizar a poluição na cidade de São Paulo.
Thomas Law também mencionou a necessidade de um projeto de Chinatown em São Paulo, pois vários lugares do mundo, como São Francisco e Vancouver, possuem um bairro chinês fora da China e, segundo o próprio vereador Marlon Luz, pelo fato da cultura chinesa estar muito presente na cidade de São Paulo, faz sentido integrar suas inovações e empresas no município. “Por ter essa relação direta com a China, ele está contribuindo com a cidade de São Paulo no sentido de hospedar inovações de empresas e startups, criando um ambiente chinês na cidade”, disse o parlamentar.
A Comissão de Estudos de Smart Cities acontece todas às segundas-feiras às 14hrs e pode ser assistida ao vivo pelo Canal da Câmara Municipal de São Paulo no Youtube.
Deixe uma resposta