Uber volta para a CPI dos Aplicativos e é desmacarada

Uber volta para a CPI dos Aplicativos e é desmacarada

No dia 8 de março, durante a  CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, o representante da Uber, Ricardo Leite Ribeiro, ficou estremecido pelas perguntas do vereador  Marlon Luz. Dessa vez, foram chamadas novamente a Uber e a 99 para tentarem se explicar sobre os abusos cometidos contra os motoristas de aplicativo.

A Uber mais uma vez veio à CPI com um habeas corpus que garantia o direito ao silêncio para Ricardo Leite Ribeiro, representante da Uber e chefe de políticas públicas da empresa. Marlon Luz, já sabendo desse limite, não se intimidou e de cara   disparou ao perguntar: Qual é o serviço prestado pela Uber? Ricardo afirmou que é uma  empresa de tecnologia que presta serviços de mobilidade. A grande questão é: a Uber se vende como uma empresa de tecnologia, mas funciona e age como uma empresa de transporte. E se vende dessa forma para se esquivar  de dar os direitos para os seus “colaboradores”. 

Além disso, o vereador questionou o porquê dos motoristas não podem se precificar, já que são considerados autônomos pela própria Uber. Como já é de conhecimento de todos , os motoristas não sabem o destino e quanto vão ganhar, por exemplo. Marlon pergunta: Isso é um comportamento de empresas de transporte ou mobilidade? Mas, como sempre, o representante da Uber fugiu da resposta e não explicou toda essa situação. E assim seguiu por toda a participação da Uber nesta CPI. Chegou ao ponto do representante sair do sério e tentar discutir com o vereador, devido às perguntas diretas que ele estava fazendo.     

Porém, o Vereador Marlon Luz fez algo que eles não esperavam: mostrou o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), em que a própria Uber afirma que é uma empresa de transportes, se contradizendo. Inclusive, na União Europeia, por exemplo, a Uber é considerada uma empresa de transporte e, por isso, ela precisa dar direitos aos motoristas. Ou seja, a Uber possui duas opções claras para operar no Brasil: ou ela trabalha realmente como uma empresa de tecnologia e dá autonomia para os motoristas, ou trabalha como uma empresa de transporte e dá direitos.     

“Lembrando que você tem uma liminar para não falar a verdade. Se você não tivesse essa licença para não falar a verdade, eu iria acreditar”

Vereador Marlon Luz

Quem representou a 99 nesta reunião foi Tatiane Scatena, diretora de segurança da plataforma. Quando questionada por Marlon Luz sobre os hackeamentos das contas de motoristas, majoritariamente do Rio de Janeiro, a diretora afirmou que está sendo investigado, mas afirmou não poder dar mais detalhes: “Por questões de segurança do próprio processo investigativo, não posso dar mais informações aqui, mas assim que concluir o caso daremos mais esclarecimentos.” O parlamentar a contrapôs dizendo que as contas hackeadas estão sendo banidas e o problema está atingindo muitos motoristas. “Eu tenho recebido muitas reclamações sobre isso. Então peço uma atenção especial a esse problema , porque tem atingido não pouco, mas muitos motoristas”, afirmou Marlon Luz. 

Lembrando que a CPI dos Aplicativos foi prorrogada por mais 40 dias, ou seja, até o final de 2022 a CPI dos Aplicativos ocorrerá todas as quarta-feiras às 11h da manhã e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo, que faz  transmissões ao vivo da CPI.  Mas você também pode acessar o canal do Youtube do Vereador Marlon Luz para ver o resumo e os melhores momentos da CPI dos Aplicativos a hora que desejar.   

Leia também
Marlon Luz vai à Brasília em busca de melhorias aos motoristas de app

Nesta quarta-feira (25), o vereador de São Paulo, Marlon Luz, esteve em Brasília para participar da agenda política pautada em Read more

Vereador Marlon Luz faz apelo pela retomada da CPI dos Aplicativos

Nesta quarta-feira (1), durante a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, o vereador Marlon Luz, fez um apelo pela Read more

Motoristas de aplicativos reclamam da UBER CONTA

Nesse final de semana, as redes sociais do vereador de São Paulo, Marlon Luz receberam uma avalanche de reclamações de Read more

Diversas leis do Vereador Marlon Luz são aprovadas

Na sessão plenária desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Marlon Luz teve quatro projetos de Read more

Júlia

Deixe uma resposta