Vereador Marlon Luz faz apelo pela retomada da CPI dos APLICATIVOS

Vereador Marlon Luz faz apelo pela retomada da CPI dos APLICATIVOS

Nesta quarta-feira, dia 01, durante a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, o vereador Marlon Luz, fez um apelo pela retomada da CPI dos Aplicativos, suspensa desde o mês de Março, devido a pandemia.
Membro da Comissão, o parlamentar ressaltou a importância de reaver o quanto antes os trabalhos para promover grandes mudanças, melhorando este importante setor na cidade, se tornando mais seguro e viável para todas as partes.
“Existem diversos questionamentos que necessito fazer às empresas de aplicativos, como a taxa de aceitação, a precificação de valores de corridas, a falta de reajuste nas tarifas dos aplicativos, o banimento do motorista sem notificar o motivo, entre outros motivos. Precisamos mudar a cultura das plataformas de aplicativos que cometem muitos abusos solicitando exigências surreais aos motoristas”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com o vereador, a Uber chegou no Brasil em maio de 2014 abrindo um grande mercado de oportunidades, tanto para motoristas, quanto para passageiros. Com o passar dos anos o serviço de transporte via aplicativo foi ganhando novas dimensões, seu mercado expandindo cada vez mais com uma grande parte da população utilizando os apps todos os dias, se tornando gigantes no setor de transportes movendo mais de 12 bilhões de reais no PIB brasileiro.
“Vários pontos de conflitos começaram a ser criados, como a falta de comunicação entre as empresas e seus parceiros, ferramentas de segurança e tarifário. Se fazia mais que necessário ações do Estado para garantir um equilíbrio, entre a livre iniciativa e regras mínimas, para estabelecer boas e vantajosas relações beneficiando empresas, motoristas e passageiros. Cabe ao Estado sempre agir como um agente regulador, como por exemplo um juiz em uma partida de futebol, que não interfere no jogo mas, estabelece as regras para que aconteça da melhor forma”, finalizou o vereador Marlon Luz.

O QUE É
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos foi instaurada no mês de março de 2021. Tem como objetivo a investigação dos contratos das empresas por aplicativo que atuam no transporte particular de passageiros individual remunerado na cidade de São Paulo, o correto recolhimento de impostos para o município e a avaliação da situação trabalhista dos colaboradores.

Leia também
Mobilidade na cidade de São Paulo em 2030 – Projeções Futuristas

Grande, populosa e tecnológica o suficiente para ser considerada a maior cidade do Brasil e a 8º maior do mundo, Read more

APROVADA CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE ESTUDOS SOBRE SMART CITY

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (21/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma nova Comissão Especial Read more

Existem mais de 546 mil motoristas de aplicativos em SP, revela Marlon Luz, vice-presidente da CPI dos APPs

A cidade de São Paulo tem mais de 546 mil motoristas cadastrados por aplicativos, que fazem 25 milhões de viagens Read more

PROJETO INCENTIVA CARROS ADAPTADOS COM GNV EM SP

O vereador Marlon Luz, protocolou na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 680/21 que obriga a devolução Read more

besseler

Deixe uma resposta