Motoristas de aplicativo participam de audiência pública na Câmara Municipal

Motoristas de aplicativo participam de audiência pública na Câmara Municipal

Dando sequência ao cronograma de Audiências Públicas sobre o Projeto de Lei 127/2023, que trata da revisão do Plano Diretor Estratégico, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, realizou um debate com o tema “Mobilidade Urbana” nesta terça-feira (2/5). No texto do projeto, que foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo em março, a administração municipal propõe a revisão de 75 artigos do PDE.

Como vice-presidente da Comissão, o vereador Marlon Luz busca criar áreas de embarque e desembarque específicas para passageiros de transporte individual remunerado, a fim de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito. Além disso, trabalha pela implantação de sinalização inteligente e de áreas para colocação de pontos de recarga para carros elétricos. 

É importante ressaltar que o  Plano Diretor é um instrumento onde o gestor público, juntamente com a população, pode estabelecer propostas de melhoria do município para que a cidade cumpra adequadamente a sua função social. 

Participação pública 

O munícipe Ricardo Cosentino, morador da região do Brooklin, marcou presença na audiência. Ele  sugeriu que seja feito estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de transporte hidroviário no Rio Pinheiros. “A região da zona sul tem grande contingente populacional, vejo os trens sempre lotados, e se temos um rio que pode se transformar em transporte, vai diminuir o alto fluxo nos trens.”

Motoristas de aplicativo marcaram presença na audiência

A convite do vereador Marlon Luz, alguns motoristas de aplicativo marcaram presença. O diretor da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores e motorista de aplicativo, Thiago Garcia, pediu que haja mais pontos públicos para recarga de veículos elétricos. “São Paulo conta com muitos pontos de carregamento, mas de empresas privadas, e com isso temos limitação de horário para uso e se precisarmos fazer uma recarga na madrugada, dificilmente vamos conseguir”, explicou Garcia, que ainda destacou a questão dos modais para veículos de aplicativo.

“Não foi pensado na parada segura para embarque e desembarque de passageiros que utilizam veículos de aplicativo. Nosso maior problema é onde parar para que o motorista não seja autuado e que consiga fazer o desembarque e embarque de forma segura”, disse.

Saldo Positivo

O vice-presidente da Comissão, vereador Marlon Luz, que conduziu o debate, avaliou positivamente a Audiência Pública. “Estamos dando espaços para os munícipes se posicionarem e trazerem suas demandas para que sejam colocadas na revisão do PDE”, disse.

Já o relator da revisão do PDE, vereador Rodrigo Goulart (PSD), ressaltou a importância da contribuição da população na construção do documento. “São muitas contribuições que auxiliarão no aprimoramento do texto da revisão intermediária do Plano Diretor. Cabe a mim agora fazer toda a síntese e colocar no relatório o que foi apontado pelo cidadão e pelo Legislativo”, explicou.

Para receber informações sobre o mundo dos aplicativos de transporte, fique atento as redes sociais do vereador!

Telegram

Instagram 

Twitter 

Leia também
“Reajuste não é suficiente aos motoristas de app”, defende Marlon Luz

Essa foi a declaração dada pelo vereador Marlon Luz, ao ser entrevistado pelo site 6 minutos da UOL. A matéria Read more

Rio Claro sanciona Lei que dá direito de defesa dos motoristas de app em casos de banimento

Mais uma cidade do estado de São Paulo aderiu ao Projeto de Lei que dá direito de defesa aos motoristas Read more

Existem mais de 546 mil motoristas de aplicativos em SP, revela Marlon Luz, vice-presidente da CPI dos APPs

A cidade de São Paulo tem mais de 546 mil motoristas cadastrados por aplicativos, que fazem 25 milhões de viagens Read more

Comissão de Estudos sobre Smart City é aprovada

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma nova Comissão Especial Read more

Maria Clara Silveira

Deixe uma resposta