Dando sequência ao cronograma de Audiências Públicas sobre o Projeto de Lei 127/2023, que trata da revisão do Plano Diretor Estratégico, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da qual o vereador Marlon Luz é vice-presidente, realizou um debate com o tema “Mobilidade Urbana” nesta terça-feira (2/5). No texto do projeto, que foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo em março, a administração municipal propõe a revisão de 75 artigos do PDE.
Como vice-presidente da Comissão, o vereador Marlon Luz busca criar áreas de embarque e desembarque específicas para passageiros de transporte individual remunerado, a fim de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito. Além disso, trabalha pela implantação de sinalização inteligente e de áreas para colocação de pontos de recarga para carros elétricos.
É importante ressaltar que o Plano Diretor é um instrumento onde o gestor público, juntamente com a população, pode estabelecer propostas de melhoria do município para que a cidade cumpra adequadamente a sua função social.
Participação pública
O munícipe Ricardo Cosentino, morador da região do Brooklin, marcou presença na audiência. Ele sugeriu que seja feito estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de transporte hidroviário no Rio Pinheiros. “A região da zona sul tem grande contingente populacional, vejo os trens sempre lotados, e se temos um rio que pode se transformar em transporte, vai diminuir o alto fluxo nos trens.”
Motoristas de aplicativo marcaram presença na audiência
A convite do vereador Marlon Luz, alguns motoristas de aplicativo marcaram presença. O diretor da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores e motorista de aplicativo, Thiago Garcia, pediu que haja mais pontos públicos para recarga de veículos elétricos. “São Paulo conta com muitos pontos de carregamento, mas de empresas privadas, e com isso temos limitação de horário para uso e se precisarmos fazer uma recarga na madrugada, dificilmente vamos conseguir”, explicou Garcia, que ainda destacou a questão dos modais para veículos de aplicativo.
“Não foi pensado na parada segura para embarque e desembarque de passageiros que utilizam veículos de aplicativo. Nosso maior problema é onde parar para que o motorista não seja autuado e que consiga fazer o desembarque e embarque de forma segura”, disse.
Saldo Positivo
O vice-presidente da Comissão, vereador Marlon Luz, que conduziu o debate, avaliou positivamente a Audiência Pública. “Estamos dando espaços para os munícipes se posicionarem e trazerem suas demandas para que sejam colocadas na revisão do PDE”, disse.
Já o relator da revisão do PDE, vereador Rodrigo Goulart (PSD), ressaltou a importância da contribuição da população na construção do documento. “São muitas contribuições que auxiliarão no aprimoramento do texto da revisão intermediária do Plano Diretor. Cabe a mim agora fazer toda a síntese e colocar no relatório o que foi apontado pelo cidadão e pelo Legislativo”, explicou.
Deixe uma resposta