Não é de hoje que os motoristas de aplicativo vem sofrendo constantemente com os abusos das plataformas. Ainda que aleguem ser responsáveis apenas pela intermediação entre motoristas e usuários, grande parte de suas exigências vão muito além do que é cabível. A dita “intermediação” tem custado cada vez mais caro aos trabalhadores, que além do desgaste causado pelas horas no trânsito, são obrigados a arcar com os custos da manutenção e preservação de seus veículos.
É importante que todos, motoristas ou passageiros, estejam cientes das dificuldades encontradas em uma profissão que não recebe o reconhecimento necessário. Pensando nisso, conheça abaixo alguns dos principais abusos cometidos pelas plataformas, que custam muito caro aos motoristas de aplicativos.
A Uber constantemente envia mensagens aos motoristas de aplicativo, ameaçando bani-los pela quantidade de cancelamento, alegando mal uso da plataforma. Mesmo com valores ridiculamente baixos, em que as corridas claramente não compensam, os motoristas são pressionados a aceitarem corridas absurdas, na tentativa de escapar dos banimentos injustificados.
Após três corridas recusadas, a Uber desliga o aplicativo, retornando a sua configuração inicial, causando um transtorno para o motorista que está na rua e precisa de total atenção no trânsito e na sua segurança. Para que isso não ocorra, o motorista aceita a corrida e depois cancela. Sendo assim, os aplicativos banem os “parceiros” cruelmente, deixando muitos sem acesso à plataforma por meses, ou até mesmo definitivamente, sem oferecimento de nenhum suporte para que o problema seja resolvido.
Inicialmente, ao trabalhar com as plataformas, o motorista tem a falsa ilusão de ganho, mas com a desvalorização do seu veículo, o desgaste mecânico, a inflação e até mesmo problemas de saúde causados por horas atrás do volante, o motorista percebe que está apenas “trocando figurinhas”.
Enquanto as plataformas cobram taxas de até 60%, sem precisarem arcar com nenhum custo de manutenção ou combustível, os motoristas são responsáveis por todos os gastos, de maneira que o lucro passa a ser ínfimo. Hoje, sai muito mais barato para o passageiro andar de carro de aplicativo com todo conforto, ao invés de usar o transporte público, enquanto os motoristas não recebem nenhum amparo.
Por não serem responsáveis por nenhum gasto, além de não assegurarem de forma adequada a segurança de seus “parceiros”, o correto seria que as plataformas fossem obrigadas a implementar uma taxa fixa, de aproximadamente 10%, da mesma forma que algumas empresas já fazem, como a Amazon e o Mercado Livre.
Pagamento de corridas ignora variáveis de tempo e distância
A Uber desconsidera completamente algumas variáveis indispensáveis quando se fala em direção: trânsito e distância. Ao implementar uma taxa fixa, que desconsidera mudanças no trajeto e excesso de trânsito, o motorista mais uma vez sai perdendo. Algumas corridas que parecem simples, com quilometragem baixa, muitas vezes demandam mais de uma hora para serem completadas, o que além de desgastar o motorista, faz com que ele tenha um ganho muito baixo, afinal o valor da corrida não é reajustado.
Mas, assim como tudo relacionado a essas plataformas, sempre existe um porém. Apesar de corridas que demandam um tempo maior que o esperado não terem seu valor reajustado, as corridas que são realizadas pelos motoristas em tempo mais curto, seja por um desvio de trajeto ou pela falta de trânsito, tem seu valor reduzido. Ou seja: o motorista sempre sai perdendo.
Falta de remuneração para os motoristas no deslocamento até o passageiro
Além de remunerar os motoristas de aplicativo com valores baixíssimos, os aplicativos desconsideram a quilometragem de deslocamento dos motoristas entre o final de uma corrida e começo da outra. Viagens em que o motorista precisa se deslocar mais de 2 quilômetros para buscar o passageiro, além de pagarem menos de 1 real por quilômetro rodado até a chegada no destino, claramente não são lucrativas. Infelizmente, mesmo assim, quando os motoristas cancelam as corridas injustas – que são a maior parte -, eles seguem sendo punidos injustamente.
Para que as mudanças aconteçam efetivamente, beneficiando motoristas de aplicativo de todo Brasil, acompanhe as redes sociais do vereador Marlon Luz, assim como os textos de seu site, para ficar por dentro da nova regulamentação que será proposta pelo parlamentar em âmbito federal.
No dia 2 de outubro não se esqueça, vote 1565. Marlon Luz para deputado federal.
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