Quais as regras para dirigir pela Uber?

Quais as regras para dirigir pela Uber?

O número de motoristas de aplicativos vem aumentando todos os anos. A própria CPI dos Aplicativos, na  Câmara Municipal de São Paulo, da qual tem como vice-presidente o vereador Marlon Luz, investigou que até novembro de  2021, a  capital paulista atingiu a marca de 563 mil motoristas de aplicativos ativos cadastrados na Prefeitura. 

E diante desse número crescente de novos motoristas na categoria, a grande dúvida que paira é: quais carros podem dirigir pela Uber e quais são as regras? A seguir, conheça as exigências:

 Uber X

Se você planeja dirigir pela categoria Uber X, que é a mais popular da plataforma e oferece viagens mais baratas para os passageiros, não terá muitas restrições. As regras são: ter um veículo com 4 portas e 5 lugares, e ar-condicionado. Além disso, existem as restrições sobre idade veicular dos carros, que mudam de acordo com cada município. 

Em São Paulo, por exemplo, o próprio Marlon Luz lutou pelo aumento da idade veicular dos carros de aplicativo durante todo o seu primeiro ano de mandato. O  parlamentar conseguiu junto à prefeitura que o Decreto fosse alterado para que os carros de aplicativo pudessem circular com até 10 anos de uso.. Ou seja, no município de São Paulo os carros modelo 2013 e fabricação 2012 poderão trabalhar na cidade. Assim muitos motoristas não terão a necessidade de trocar o veículo em 2022.

Mas cada cidade tem a própria regulamentação municipal, então consulte as regras da sua. Lembrando que a categoria Uber X funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Teresina, Belém, Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Rio Branco, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Vitória, Recife e Salvador. 

Uber Black

A Uber Black é a categoria de “luxo” do aplicativo. Por isso, as tarifas são mais elevadas e os motoristas que dirigem pela categoria precisam se adequar a mais regras. São elas:

  • Ter 4 portas e 5 lugares;
  • Possuir ar condicionado; 
  • Apenas veículos nas cores preta, branco, prata, cinza, preto, marrom e azul marinho;
  • Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
  • Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas.

Lembrando que a categoria funciona apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba e tem idade veicular reduzida. 

Uber Comfort

A Uber Comfort é a categoria intermediária entre Uber X e Black. A categoria traz veículos mais selecionados e exige motoristas bem avaliados, assim como a Uber Black. O preço também é mais elevado que a categoria Uber X. O seu lançamento, inclusive, foi marcado por polêmicas, porque o passageiro pode selecionar se quer conversar com os motoristas ou não antes mesmo de entrar no carro. A seguir os requisitos para dirigir pela categoria:

  • Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
  • Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,80 estrelas;
  • Dirigir um veículo de modelo e idade veicular elegível ao Uber Comfort

A categoria funciona nas cidades de Brasília, Belém, Bauru, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Joinville, Londrina, Porto Alegre, Goiânia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

Uber Flash 

O Uber Flash é a categoria de envios de pequenos objetos por meio de um motorista Uber. Ela nasceu durante o início da pandemia, como uma forma de amenizar a falta de corridas por conta do isolamento social. Também está disponível na versão Uber Flash Moto. Os critérios para trabalhar por essa modalidade são:

  • Estar dentro das qualificações da categoria Uber X;
  • Apenas transportar artigos pequenos ou médios;
  • Máximo de 20kg e que caiba perfeitamente no  porta-malas do  veículo sem impedir a visibilidade dos motoristas.  
  • Somente poderão ser levados itens permitidos por lei e que não ultrapassem o valor de R$ 500 (quinhentos reais).

Uber Bag

O principal diferencial dessa categoria é a exigência de um porta-malas maior. O Bag funciona de forma opcional, ou seja, os carros seguem rodando como X ou Black, mas ao receberem uma chamada de Uber Bag, sabem que o passageiro terá que usar o porta-malas. Além do porta-malas maior, as exigências são as mesmas das outras categorias e as tarifas são mais altas. 

Nesta categoria, os carros mais comuns são SpaceFox, Livina, Spin, Zafira, Fielder, Grand Livina. Já no Uber Black BAG os carros mais comuns são Captiva, Sportage, HR-V, Kicks, iX35 e Tucson.

Para saber mais acesse: Requisitos para motoristas parceiros

Tabela de requisitos:

TipoCaracterísticas CidadesObservação
Uber XTer um veículo que tenha 4 portas e 5 lugares com ar condicionado. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Teresina, Belém, Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Rio Branco, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Vitória, Recife e Salvador. Existem as restrições sobre idade veicular dos carros, que mudam de acordo com cada município. 
Uber BlackTer 4 portas e 5 lugares;
Ter ar condicionado; 
Ter bancos de couro;
Apenas veículos do tipo SEDAN e SUV. 
Apenas veículos nas cores preta, branco, prata, cinza, preto, marrom e azul marinho;
Ter realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.Tem idade veicular reduzida. 
Uber ComfortTer realizado pelo menos 100 viagens com a Uber;
Manter a média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas;
Brasília, Belém, Bauru, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Joinville, Londrina, Porto Alegre, Goiânia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.O passageiro pode selecionar se quer conversar com os motoristas ou não antes mesmo de entrar no carro.
Uber FlashEstar dentro das qualificações da categoria Uber X;
Apenas transportar artigos pequenos ou médios;
Máximo de 20kg e que caiba perfeitamente no  porta-malas do  veículo sem impedir a visibilidade dos motoristas.  
Tranporte de itens permitidos por lei e valor máximo de R$ 500 (quinhentos reais)
Disponível em todo o Brasil. Disponível também na versão Uber Flash Moto. 
Uber BagTer 4 portas e 5 lugares;
Ter ar condicionado;
Porta-malas maior.
Apenas em São Paulo e Brasília. Os carros mais comuns são SpaceFox, Livina, Spin, Zafira, Fielder, Grand Livina.
Já no Uber Black BAG os carros mais comuns são Captiva, Sportage, HR-V, Kicks, iX35 e Tucson.
Leia também
O nosso cotidiano sob a influência da inteligência artificial

A inteligência artificial é algo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Percebemos essa influência através Read more

Plataformas digitais e novos desafios

Na atualidade, é possível observar um enorme avanço no desenvolvimento tecnológico em todos os lugares do mundo. Com o objetivo Read more

Skills para trabalhadores de aplicativo

No nosso contexto atual, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, a tecnologia se fez ainda mais presente em nossas vidas. Read more

Mobilidade na cidade de São Paulo em 2030 – Projeções Futuristas

Grande, populosa e tecnológica o suficiente para ser considerada a maior cidade do Brasil e a 8º maior do mundo, Read more

Júlia

Deixe uma resposta