img_02.fw

Marlon Luz

Marlon Farias da Luz, mais conhecido como Marlon do Uber (nascido em 8 de outubro de 1980), casado e pai de 2 filhos, é um youtuber, empresário e empreendedor no ramo de tecnologia, ativista defensor da classe dos motoristas de aplicativos.

Foi eleito com 25.643 votos nas eleições de 2020 para ocupar o cargo de Vereador na cidade de São Paulo, sendo o primeiro eleito na história com a pauta de defender motoristas de aplicativo. 

Carreira Profissional

Com formação em Ciências da Computação, Pós-graduação em Artes visuais e MBA, construiu uma carreira sólida ao longo da sua atuação de 23 anos no setor de tecnologia, trabalhando em diversos projetos em grandes corporações como Microsoft, Nokia e HP.

Motorista de APP e Youtuber

Com a crise enfrentada no ano de 2015, se viu desempregado e assim como tantas outras milhares de pessoas, viu no transporte via aplicativo uma alternativa viável para trabalhar e sustentar sua família. No dia a dia aprendeu a fazer seu tempo e combustível renderem mais, com isso decidiu criar seu próprio canal no Youtube. Com isso pôde compartilhar sua experiência como motorista de aplicativo, ensinando outros motoristas a obter um rendimento melhor, administrar seus ganhos com excelência, dicas de segurança, melhores práticas, dentre tantos outros conteúdos. Hoje suas páginas e canais alcançam milhares de pessoas.

Empreendedor

Como motorista de aplicativo atestou uma série de deficiências nos apps disponíveis no mercado, com isso, viu uma necessidade para que os motoristas tivessem melhores condições e ferramentas para trabalhar, e uma oportunidade com toda sua expertise no ramo da tecnologia de criar estas soluções. Foi neste cenário que criou o aplicativo REBU.

Aplicativo Rebu

Um aplicativo criado com diversas ferramentas visando atender melhor a classe de motoristas de aplicativos: Sugestão da melhor região para atuação, informativo sobre às áreas de risco, suporte para controle financeiro, aluguel e venda de veículos, sistema de monitoramento da viagem, botão de pânico, entre outras soluções.

Ativismo

Viu primeiramente o prefeito de São Paulo tentar proibir os aplicativos na cidade, o que gerou em si muito medo e insegurança, depois viu neste mesmo caso a justiça conceder liminares para que os aplicativos continuassem funcionando na cidade.

Por conta desta clara ameaça, resolveu estudar, entender as políticas, e todos os direitos dos motoristas neste modelo de profissão relativamente novo. E com isso decidiu além do seu canal no Youtube ser um ativista nas ruas. Em 2017, mediante novas ameaças de acabar com a profissão de motorista de aplicativos no Senado Federal, organizou, convocou e incentivou carreatas no Brasil contra a PLC28. Projeto de Lei que iria inviabilizar a presença dos aplicativos de transporte no Brasil. Na ocasião, somente em São Paulo foi realizada uma carreata com quase 2 mil veículos, estas ações trouxeram luz para este tema fazendo com que os senadores vetassem o referido projeto.

Em 2018, outras duas mobilizações foram fundamentais em prol dos motoristas de aplicativos. Primeiro caso novamente na cidade de São Paulo, onde o Prefeito decretou uma resolução que limitava em apenas 5 anos a idade dos veículos de aplicativos. Esta ação tiraria o trabalho de 70% dos motoristas de São Paulo. Por este motivo Marlon mobilizou uma nova manifestação, onde uma negociação conseguiu ser estabelecida alterando o limite para 8 anos da idade veicular. Outros itens do decreto ainda perduram sem efeitos para os motoristas por meio de liminares conseguidas na justiça.

O segundo caso foi uma tentativa na Câmara dos Deputados, onde mais uma vez, Marlon protagonizou a convocação e organização de manifestações em todo o Brasil. Foi pessoalmente a Brasília conversar com os Deputados Federais, explicando os impactos negativos da proposta que hora tinha sido apresentada. No final da votação uma VITÓRIA parcial para os motoristas. A Lei 13.640/18 foi aprovada sem restrições ao trabalho dos motoristas de aplicativos, mas possibilitou aos municípios criarem suas próprias legislações no tema do transporte via aplicativos.

Carreira Política

Com o aumento exponencial da quantidade dos motoristas de aplicativo no Brasil, se fez mais que necessário pessoas que fossem engajadas neste tema, ocuparem cargos eletivos, isto posto, Marlon com toda sua bagagem ativista em defesa da sua classe, decidiu se candidatar no ano de 2018 para Deputado Federal pelo partido NOVO, recebeu expressivos 26.132 votos, mas infelizmente não foi o suficiente para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. No ano de 2020, decidiu candidatar-se novamente, agora para vereador na cidade de São Paulo, neste pleito foi eleito com 25.643 votos se tornando o primeiro vereador eleito na capital paulista a defender motoristas de aplicativos.