Nova CNH: entenda como será o novo modelo da habilitação

Nova CNH: entenda como será o novo modelo da habilitação

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido no início deste mês. O documento tem tradução em três idiomas e poderá ser substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. Além disso, incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação. 

  • Os condutores precisam trocar o documento?

Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão caso o documento ainda esteja válido. Aqueles que forem renovando ou emitindo a segunda via  a partir de 1º de junho de 2022 receberão o novo padrão de CNH, mas a entrada em vigor do novo modelo não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade.

  • Como funciona o modelo digital?

O documento pode ser expedido em meio físico, digital ou ambos, a escolha fica a critério do motorista. A versão eletrônica fica disponível no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito) e também recebeu as alterações do documento impresso, contemplando todos os novos campos.

  • Em quais idiomas a nova CNH será traduzida?

A nova versão apresenta tradução em português, inglês e espanhol. A ideia, segundo o Ministério da Infraestrutura, é facilitar a identificação dos condutores brasileiros no exterior. Além disso, conforme informado no início do texto, a nova carteira de motorista agora atende requisitos internacionais de identificação, definidos pela Convenção de Viena, e conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. 

  • A nova CNH é segura?

O novo documento tem mais dispositivos de segurança do que o anterior. Um deles é uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro, além de itens visíveis apenas em luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, o que dificulta falsificações, tal qual acontece com notas de dinheiro. 

  • Qual a validade da nova CNH?

Mesmo com tantas novidades, a validade da nova Carteira Nacional de Habilitação é a mesma que passou a valer em abril do ano passado, quando entrou em vigor a nova lei de trânsito. Ou seja, deve ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos de 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.

Leia também
Marlon Luz vai à Brasília em busca de melhorias aos motoristas de app

Nesta quarta-feira (25), o vereador de São Paulo, Marlon Luz, esteve em Brasília para participar da agenda política pautada em Read more

Vereador Marlon Luz apresenta projeto substitutivo aprovado em Comissão

O vereador Marlon Luz foi relator do projeto que obriga a instalação de câmeras de segurança em veículos de transporte Read more

O nosso cotidiano sob a influência da inteligência artificial

A inteligência artificial é algo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Percebemos essa influência através Read more

Plataformas digitais e novos desafios

Na atualidade, é possível observar um enorme avanço no desenvolvimento tecnológico em todos os lugares do mundo. Com o objetivo Read more

Carolina

Deixe uma resposta