Motorista de aplicativo banido vence na justiça

Motorista de aplicativo banido vence na justiça

O grande medo dos motoristas de aplicativo durante o dia a dia das corridas são os banimentos, que ocorrem sem aviso prévio, impedindo o exercício do seu trabalho inesperadamente, sem um planejamento, impossibilitando-os de levar o sustento às suas famílias. Um dos motivos, segundo a Uber e a 99, são os altos números de cancelamento de corridas de alguns motoristas, pois após a alta do combustível se tornou algo comum.  

Porém, em setembro de 2021, por exemplo, esses alguns se tornaram a maioria. Ocorreu um banimento em massa de contas de motoristas de aplicativo, e absolutamente, do nada, mais de 1.000 motoristas perderam sua fonte principal de renda. E a Uber justificou com o alto número de cancelamentos por parte dos motoristas, mas, segundo relatos, não foi bem assim, como no caso do Rafael que foi surpreendido do nada com o banimento pela 99.  

Rafael foi banido antes dessa confusão toda começar. Em dezembro de 2020, ele entrou em seu carro para dar início a mais um dia de trabalho e quando abriu o aplicativo da 99 já se deparou com a mensagem o informando da suspensão definitiva. “Trabalhei normalmente até pouco antes do dia 25, após o natal, quando fui ligar o app já mostrou a mensagem de suspensão”, relatou Rafael.

Então, ele  tentou entrar em contato com a 99 diversas vezes, mas Rafael  afirma que foi ignorado pela 99 inúmeras vezes. Tanto no canal de atendimento, quanto presencialmente. As pessoas que o atenderam dentro da 99 alegaram que não podiam ter acesso ao motivo do banimento. Ou seja, além de ser banido, Rafael não tinha recurso algum para reverter a sua suspensão e sua única alternativa foi trabalhar apenas com a Uber: “Foi um período muito difícil, pois minha estratégia era apenas para a 99. Tive que voltar a fazer Uber e me readaptar a dirigir às cegas”. O motorista também explica que em Guarulhos a demanda da Uber era bem menor que na 99 durante a pandemia, então a sua renda mensal, fonte para o sustento de sua família, foi extremamente impactada pelo banimento. 

Até que Rafael entrou em contato com a assessoria do Vereador Marlon Luz, em busca de uma solução para sua situação e foi orientado a procurar uma  assessoria jurídica externa, pois o gabinete do parlamentar não realiza esse tipo de serviço. Após isso, em menos de 3 meses, sua situação foi totalmente resolvida: a conta foi reativada e ele pode voltar a trabalhar normalmente. Mas, isso ainda não era o suficiente após todo o estresse e prejuízos causados. Então, a assessoria jurídica externa seguiu com o processo, e agora em fevereiro de 2022, chegou ao fim com uma indenização por danos morais. 

Além de oferecer esse trabalho jurídico externo para auxiliar motoristas banidos, o Vereador Marlon Luz teve o PL 158/21 sancionado, atual lei 17.596, que estabelece o dever das plataformas de transporte notificarem os motoristas cadastrados nos casos de descadastramento, suspensão ou exclusão, o que proporciona o direito de defesa aos motoristas em caso de banimentos. 

Os motoristas cadastrados agora são comunicados sobre o banimento via aplicativo. Além disso, junto ao aviso, é necessário ter uma justificativa dos motivos que levaram à suspensão e os motoristas têm até 90 dias para se defender, apresentando um pedido de revisão do caso, com recursos próprios. Em qualquer situação, será garantido o direito de ampla defesa ao motorista, antes que ele seja banido definitivamente.   

A lei criada por Marlon Luz é tão essencial e importante que a própria Uber reconheceu sua necessidade e passou a aplicá-la em todo Brasil. Ou seja, os motoristas de aplicativo de todo o Brasil podem usá-la e, consequentemente, reverterem seus casos.

Acompanhe o trabalho do vereador Marlon Luz pelas redes sociais @uberdomarlon ou baixe o app do mandato e entre em contato pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.marlonluz&hl=pt_BR&gl=US

Leia também
Vereador Marlon Luz sobre o golpe do pix

Neste domingo (12), o vereador Marlon Luz, relembrou no Programa Domingo Espetacular, da TV Record, todos os detalhes do golpe Read more

Marlon Luz recebe vereador de Rio Claro para implantar projeto que direito de defesa

O vereador Marlon Luz recebeu nesta terça-feira, dia 21, em seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo

“Estou sendo impedido de defender os motoristas de app”, declara Marlon Luz

Na noite desta terça-feira, dia 28, o vereador Marlon Luz se pronunciou sobre a investigação movida pela UBER por suposto Read more

Lei aprovada de Marlon Luz obriga plataformar a fornecer recibos

PL 548/2021 de autoria do vereador Marlon Luz segue para sanção do prefeito de São Paulo Com o objetivo de Read more

Júlia

Deixe uma resposta